Soluções inovadoras contribuem para transformar o perfil dos investidores,
abrindo portas para a construção de uma carteira diversificada e rentável.
Foto: Adobe Stock
A tecnologia revolucionou o perfil dos investidores brasileiros, contribuindo tanto para a educação financeira quanto facilitando o acesso a diferentes ativos capazes de multiplicar de forma mais significativa o patrimônio.
Em um passado não tão distante, boa parte dos investidores nacionais deixavam as economias na famosa “caderneta de poupança”. Para esses, a bolsa de valores era apenas uma imagem, na qual os profissionais exaltados negociavam os papéis aos berros.
Com o avanço da tecnologia, os pregões migraram para um ambiente digital, mais silencioso, dinâmico e prático. Consequentemente, as facilidades e descobertas mudaram o perfil dos investidores.
Mais familiarizados com o assunto, eles se aproximaram de diferentes ativos por meio de plataformas intuitivas e seguras, o que permitiu a construção de uma carteira mais diversificada e lucrativa.
Claro que ainda estamos em um processo de aprimoramento. Entretanto, é possível afirmar que as novas tecnologias promoveram a democratização dos investimentos, na busca por um futuro mais tranquilo e próspero.
Mas como isso realmente aconteceu de fato? De forma prática, como a tecnologia fez o brasileiro migrar da poupança para a diversificação dos ativos?
Transformação do perfil dos investidores
Por muitos anos, os brasileiros em sua maioria depositavam todas as suas fichas na previdência para a conquista de um futuro mais tranquilo. Alguns guardavam parte do salário na poupança. Já outros, mais afortunados, construíam o patrimônio comprando imóveis, obtendo uma renda extra com o aluguel.
Com o passar do tempo, a aposentadoria deixou de ser sinônimo de tranquilidade. Considerada segura, a poupança também não apresentava rendimentos suficientes para a formação de uma renda extra. Por sua vez, a formação de uma carteira recheada com imóveis não é uma opção para muitos por conta dos valores necessários para as aquisições.
Em meio à necessidade de encontrar outros caminhos, os brasileiros encontraram na tecnologia uma valiosa ferramenta, capaz de abrir as portas para diferentes mercados.
Hoje, com apenas alguns cliques é possível comprar ações, adquirir cotas de fundos imobiliários, investir no Tesouro Direto, entre inúmeros outros produtos disponíveis.
Com um smartphone na mão, os mercados internacionais também são facilmente acessados. Assim o investidor encontra produtos alternativos e, também, as criptomoedas.
O avanço tecnológico, portanto, derrubou diversas barreiras que dificultavam a diversificação das carteiras de investimentos. Hoje, em poucos minutos é possível iniciar a construção de um futuro mais próspero, mesmo começando com aportes com valores baixos.
Relevância da inovação no processo de mudança
A facilidade de acesso, porém, trouxe para a mesa de debate um outro elemento muito importante: a necessidade de conhecimento.
Antes, bastava programar a transferência automática de um valor para a poupança e pronto. Agora, a diversificação e os retornos mais significativos chegam acompanhados de diferentes níveis de riscos.
Portanto, quem deseja construir uma carteira sólida necessita se informar sobre as particularidades de cada aplicação, traçando uma estratégia que se encaixe com os objetivos estabelecidos.
Falando assim pode parecer que a diversificação é complexa. Entretanto, não é bem assim. E aqui a tecnologia novamente entra em campo.
Como os especialistas costumam dizer, investir não é o mesmo que apostar. Portanto, cada passo exige um novo conhecimento.
Com a inovação, a educação financeira é construída diariamente, do básico ao avançado. Dessa forma, a tecnologia ajuda a pessoa desde o início, demonstrando os caminhos para sair das dívidas até a construção de um patrimônio sólido, tijolo por tijolo.
Suporte necessário
Certamente, a tecnologia se transformou em uma alavanca para impulsionar a vida financeira das pessoas. Para isso, porém, é indispensável contar com as ferramentas certas, tomando assim decisões fundamentadas com o conhecimento apropriado.
A plataforma TradeMap, por exemplo, é capaz de levar o mercado financeiro para todos, de forma intuitiva e prática.
Um dos diferenciais é a customização. Por meio da inteligência artificial, a solução se ajusta ao perfil do usuário, apresentando de forma fácil e intuitiva as melhores ferramentas e recursos para cada um dos momentos do investidor.
Para aqueles que realmente almejam resultados significativos no mundo dos investimentos, o momento é agora! Afinal, o TradeMap está oferecendo 7 dias gratuitos de acesso premium para novos cadastros.
Quer conferir em tempo real todos os diferenciais da solução? Então, clique no link.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão.