
Antes considerado como uma opção, o delivery se tornou uma obrigação para os restaurantes que buscam na diversificação um caminho para a conquista de melhores resultados.
Até por conta da necessidade, o serviço ganhou corpo durante a pandemia. Hoje segue em desenvolvimento, atendendo até mesmo a mudança de comportamento de muitos consumidores.
Só para ter uma ideia, o alcance do delivery no País passou de 80% para 89% de 2020 para 2022, segundo dados apurados pela Kantar.
Isso demonstra a abrangência do serviço e, claro, o aumento da competitividade.
Estabelecimentos que originalmente trabalhavam apenas com delivery já estavam estruturados. Entretanto, hoje, enfrentam a concorrência de restaurantes que antes desprezavam este serviço.
Por sua vez, comércios tradicionais precisaram “correr atrás da bola” para viabilizar a atividade, garantindo a qualidade necessária no atendimento.
Neste novo cenário para o setor de bares e restaurantes, a gestão eficiente faz toda a diferença. Mas como conseguir isso? Simples, com o auxílio da tecnologia.
Importância da gestão no delivery
Promover a correta gestão no delivery faz toda a diferença para os estabelecimentos. Isso porque a atividade está diretamente relacionada com a produtividade e a qualidade do serviço.
Dessa forma, relaciona-se com a satisfação do cliente, o que impacta nos resultados conquistados.
Engana-se quem imagina que a gestão no delivery é um processo simples. Por interagir com o dia a dia da empresa, o trabalho está relacionado com diferentes atividades de um bar ou restaurante.
A começar pelo controle de qualidade. Muito mais do que oferecer uma refeição qualificada, é preciso se preocupar também como o pedido chega na casa do cliente. Isso envolve não só o tempo d entrega, mas também as embalagens utilizadas.
A gestão de delivery tem ligação com a eficiência operacional, com o acompanhamento do estoque e, claro, a otimização dos processos, desde o recebimento do pedido até o preparo e o envio.
Em determinadas situações, os estabelecimentos precisam até mesmo reforçar as equipes para promover o melhor atendimento. E isso envolve um outro ponto: a gestão financeira.
Em meio a tudo isso, outro ponto importante é a satisfação do cliente, que precisa ser monitorada e avaliada constantemente, em busca dos aprimoramentos necessários.
Papel da tecnologia
Com esse desafio pela frente, bares e restaurantes encontram na tecnologia o caminho para promover a correta gestão do delivery. Atualmente, a inovação atua como um braço direto na realização de inúmeras tarefas, evitando erros durante o processo.
Prova disso é a plataforma desenvolvida pela GCOM. A solução conta com um e-commerce (App e PWA) completo, já conectado nativamente com cardápio e pedidos direto com o PDV.
Com uma atuação ampla, a ferramenta interliga todos os processos do estabelecimento. Dessa forma, além do delivery, é possível fazer pedidos para retirada, comer no local, drivethru ou mesa, podendo trabalhar com cardápio e preços diferentes para cada um dos canais.
Ainda no processo de gestão, a plataforma se conecta facilmente com outros serviços e plataformas, como serviços de conciliação; originadores de mercado como iFood e Rappi; programas de fidelidade; parceiros logísticos; entre outros.
Dessa forma, o estabelecimento consegue promover em uma única ferramenta toda a gestão do delivery, em conjunto com as demais atividades que envolvem o restaurante ou, até mesmo, a rede.
Outro ponto relevante, é a facilidade em acessar todos os dados em tempo real, facilitando nas soluções de problemas e nas diversas tomadas de decisões existentes em um estabelecimento diariamente.
Certamente, a correta gestão do delivery faz toda a diferença nos resultados de uma empresa. Quando corretamente colocada em prática, interfere positivamente tanto na parte operacional quanto administrativa, gerando bons frutos. Para isso, porém, torna-se indispensável contar com o suporte da tecnologia apropriada.
Para saber mais sobre esta e outras soluções, acesse o site da GCOM.