Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Seminário no Rio debate a transição energética no mar e seus impactos econômicos

O evento contará com a participação do Secretário-Geral da IMO
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 17 de abril de 2024
Foto de Frank Reppold no Pexels

O Rio de Janeiro será o palco para o seminário Transição Energética no Mar: Desafios e Oportunidades para o Brasil. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, nos auditórios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Getulio Vargas (FGV), respectivamente.

Organizado por BNDES, FGV e Marinha do Brasil, o seminário conta com o apoio do Cluster Tecnológico Naval e outras 35 instituições públicas e privadas.

O encontro promoverá um amplo debate sobre os desafios do setor para alcançar a meta da International Maritime Organization (IMO), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por regulamentar a navegação no mundo. Atualmente, a estratégia pretende alcançar Net Zero de emissões na navegação mundial por volta de 2050.

O evento contará na pauta com outros assuntos interligados, como: os impactos sobre diversos setores da economia brasileira; a busca pelos combustíveis verdes; o papel da indústria e da tecnologia; os corredores verdes e o comércio exterior.

Programação do seminário

A abertura do seminário Transição Energética no Mar: Desafios e Oportunidades para o Brasil contará com a presença do Secretário-Geral da IMO, Arsênio Dominguez Velasco.

Também entre os convidados, o presidente BNDES, Aloizio Mercadante; e o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal; assim como representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, especialistas, acadêmicos e empresários do setor.

O primeiro dia de debates acontecerá no auditório do BNDES, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do BNDES. Já o segundo dia será no auditório da FGV, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da FGV. Com início às 9h, ambos terão tradução simultânea em inglês e espanhol.

Para participar presencialmente, basta se cadastrar gratuitamente no site do evento.

Importância do seminário

Em um momento de transformação de diversos setores, a transição energética no setor naval é um assunto que carrega um grau elevado de complexidade. Afinal, assim como apresenta alguns desafios, também gera oportunidades.

Agência integrante da Organização das Nações Unidas (ONU), a IMO atualmente trabalha para definir regras para que as atividades relacionadas com a Economia do Mar consigam reduzir significativamente os impactos ao meio ambiente.

Responsável por cerca de 3% das emissões de gases de efeito estufa no planeta, o transporte marítimo precisará passar por um processo de transformação complexo e desafiador para atingir as metas traçadas.

Entre as mudanças necessárias, estão: novos combustíveis, evolução no design dos navios, substituição ou retrofit da frota mais antiga, adaptações nos portos e estaleiros, mudanças nos custos dos fretes, entre outras.

Para realizar essa transição e manter a competitividade, cada país necessitará de um esforço concentrado. Certamente, isso significa unir forças entre a iniciativa privada, os órgãos públicos, a academia e os agentes financiadores.

Com cerca de 90% das exportações feitas por navios, o Brasil precisa assumir o protagonismo desta pauta, transformando assim os desafios em oportunidades para o desenvolvimento econômico.

O resultado esperado

Nos artigos anteriores, falamos sobre “A importância e os reflexos das decisões da IMO para o Brasil” e os “Impactos da Transição Energética para as exportações do Brasil“, ficando evidente a necessidade de uma discussão ampla sobre esses assuntos, que se realiza neste Seminário Internacional. Mas afinal, qual o resultado desse seminário?

É a consciência do impacto da transição energética no mar, de tal forma a provocar ações nacionais para chegarmos ao NET Zero até 2050, para que o Brasil continue a ser um grande player exportador, a preços competitivos – nele incluído o frete – sabendo que para isso necessita fundamentalmente de portos e navios adequados à nova realidade mundial.

Interlocutor entre os diferentes atores relacionados com a Economia do Mar, o Cluster Tecnológico Naval desempenha um importante papel em todo esse processo. Dessa forma, contribui ativamente para a realização do seminário.

Serviço

Nome: Seminário Transição Energética no Mar: Desafios e Oportunidades para o Brasil.
Local e data: BNDES, dia 29 de abril, e FGV, dia 30 de abril.
Cidade: Rio de Janeiro
Horário: a partir das 9 horas.
Inscrições para participação presencial: gratuitas no site do evento.
Transmissão online: nos canais do Youtube do BNDES e da FGV.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato