
Por Fabrício Debortoli
Definir prioridades é o ponto de partida para qualquer pessoa que deseje cumprir as metas traçadas, tanto a curto quanto a longo prazo. Seguir esse princípio básico é fundamental na vida pessoal e, claro, profissional.
Apesar da compreensão sobre a relevância do tema e do reconhecimento para o sucesso de qualquer empreitada, muitos ainda escorregam nesse critério. Mas por que é tão difícil superar o desafio de definir as prioridades?
Atualmente, as demandas por tempo são cada vez mais frequentes, assim como diversas situações que exigem atenção. Consequentemente, as pessoas se veem envolvidas em diversas atividades, gastando tempo, energia e atenção com tarefas que atrapalham a realização das atividades realmente importantes.
Saber definir prioridades, portanto, torna-se o “passe de mágica” necessário para conseguir alcançar os objetivos com organização, planejamento e tranquilidade.
Mas como fazer isso da forma certa? Como superar esse desafio? Como tudo na vida, o conhecimento é a chave que abre as portas para o aprendizado. Por isso, vale abordar alguns detalhes sobre o assunto.
Importância de definir prioridades
Cada vez mais, vivemos em um mundo repleto de distrações, o que dificulta ainda mais definir as prioridades. Para compreender melhor, reflita um pouco sobre o seu dia a dia. Certamente, encontrará alguns excessos capazes de “roubar” sua atenção e seu tempo.
Redes sociais, uma grande variedade de informações, tarefas diversas. Enfim, estímulos não faltam para desviar o foco de qualquer pessoa. Em meio a todos esses obstáculos, surge ainda a pressão por se tornar cada vez mais produtivo e versátil, o que pode ampliar a carga de estresse do dia a dia.
Tornar-se uma pessoa multitarefas, que tenta resolver diversas situações ao mesmo tempo, dificulta tanto estabelecer quanto focar no que realmente importa. Consequentemente, os resultados desejados não aparecem e a frustração cresce.
Por conta disso, definir as prioridades é o primeiro passo para conseguir assumir o controle do seu tempo, garantindo maior produtividade no dia a dia e, também, conquistando a tão desejada qualidade de vida.
Dicas para definir as prioridades
Ao definir as prioridades, a pessoa está determinando o que realmente é mais importante em um determinado momento, o que facilita traçar objetivos e conquistar os sonhos. Como diz o ditado popular: escolha as suas batalhas para conseguir conquistar suas vitórias. E isso significa aprender a dizer “não” para determinadas atividades e projetos que não estão alinhados com os objetivos traçados.
Seguindo esse princípio, algumas dicas auxiliam a superar o desafio de definir as prioridades. O primeiro item da lista é o autoconhecimento. Montar uma lista com valores, paixões, desejos, propósitos, limitações e receios pode contribuir na identificação das prioridades momentâneas e para médio e longo prazo.
Ainda com o papel e a caneta em mãos, vale montar uma relação com diferentes tarefas e atividades, determinando notas sobre a importância de cada uma. Pode colocar uma pontuação de zero a dez, por exemplo. O que é importante aqui é construir algo visual para facilitar em todo esse processo.
Após esse processo inicial, o próximo passo é definir as metas. Quais são seus objetivos profissionais (ou pessoais) para uma semana, um mês, o semestre e o ano? O que você precisa fazer para conquistá-los?
Isso certamente trará uma visão clara do caminho a seguir, facilitando escapar das diversas distrações que surgem pelo caminho.
Facilitadores
Agora chegou o momento de colocar toda a teoria em prática. Bilhetes espalhados pela casa ou escritório podem ser úteis. Entretanto, a tecnologia hoje é muito mais eficaz. Dessa forma, conte com o auxílio de algum aplicativo no momento de definir e seguir as prioridades.
E isso não significa atuar com soluções complexas. Muito pelo contrário. Até mesmo anotações em agendas em aplicativos contribuem para organizar a rotina. O importante é conseguir escolher a solução ideal para a construção do planejamento de cada semana.
Essa ação facilitará visualizar as tarefas, auxiliando na definição das prioridades para a conquista das metas traçadas. Uma dica: lembre-se de construir uma lista realista, com tempo também para relaxar. Isso evitará estabelecer prioridades irreais.
Por fim, entenda que a capacidade de definir prioridades não é uma habilidade que apenas algumas pessoas possuem. Qualquer um pode e deve fazer isso. O segredo está exatamente em identificar as distrações, identificar o que realmente é importante, criar uma estratégia e, com isso, colocá-la em prática.
Certamente este processo é desafiador, exigindo comprometimento da pessoa. Mas isso se torna mais fácil quando as prioridades realmente fazem diferença para a vida, tanto no trabalho quanto em casa.
Com persistência e disciplina, é possível superar o desafio de definir prioridades, transformando-se em uma pessoa mais produtiva e eficaz.