
Gestão de frotas é um processo complexo, mas que faz toda a diferença para os resultados de uma empresa. Afinal, a eficiência nesse setor tem ligação direta com a produtividade e a eficiência, gerando lucros e também economia, quando bem administrada.
O desafio da gestão de frotas, porém, está exatamente em encontrar o melhor caminho para conseguir controlar de forma harmônica todas as variáveis que estão interligadas com o setor.
E isso envolve tanto a administração e monitoramento das atividades internas quanto, principalmente, o contato com as diversas empresas parceiras necessárias para o bom desempenho da função.
Em meio a tudo isso, a gestão de frotas ainda tem a concorrência como um agravante. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, tempo e eficiência são traduzidos em dinheiro para a empresa.
A boa notícia é que, atualmente, os gestores encontram na tecnologia de ponto um valioso aliado. Entretanto, para a inovação realmente fazer a diferença, torna-se necessário trabalhar com uma solução que permita o gestor atuar como um maestro, mantendo todos os atores relacionados com o serviço trabalhando com precisão, em conjunto e afinados.
E como isso é possível? É o que vamos explicar a parti de agora!
Gestão de frotas: o que é?
Gestão de frotas é o gerenciamento de todos os veículos interligados com uma empresa. Falando assim, pode parecer algo óbvio e simples, mas não é. Quem atua na área sabe a complexidade do trabalho.
Isso porque a tarefa envolve tanto o acompanhamento dos veículos que realizam serviços internos, relacionados com as inúmeras tarefas de uma companhia, quanto o transporte de produtos e mercadorias.
Carros, motos, caminhões, caminhonetes, vans… Agora ficou mais fácil entender a complexidade da gestão de frotas?
Então, pense a complexidade em conseguir fazer essa administração de forma eficiente, atendendo as diversas particularidades que cada locomoção possui. Imaginou o tamanho do desafio e da responsabilidade?
Ainda não? Então vamos conhecer isso em detalhes.
Quais os desafios da gestão de frotas?
A gestão de frotas possui diversos desafios para o bom funcionamento no dia a dia. E aqui não estamos falando apenas sobre a administração dos veículos e o gerenciamento da equipe de motoristas.
Para quem é da área sabe que o serviço feito corretamente exige o suporte de alguns parceiros, o que torna ainda mais complexa a gestão da frota.
Dúvida? Então, vamos utilizar como exemplo uma transportadora. Pense em apenas um caminhão, tudo bem?
Veículo comprado, motorista contratado, carga liberada e agora é só “cair na estrada”, não é mesmo? Errado! Em linhas gerais, a transportadora contrata o serviço de outras empresas para oferecer o suporte necessário para uma viagem segura e eficiente.
Nessa lista, podemos citar: assistência 24 horas, rastreamento, gestão de multas, telemetria, gestão de motoristas, entre outros. E aqui estamos utilizamos como exemplo apenas um veículo. Agora multiplique tudo isso para uma frota, que também exige uma solução para a gestão da equipe de motoristas.
Nesse cenário, um dos grandes desafios está exatamente na comunicação. Afinal, o gestor tem à disposição o suporte de diversas outras empresas, mas essas empresas não se comunicam.
Normalmente, cada uma possui um sistema, mas que atua de forma isolada, sem interligação com os demais. Agora imagine a dificuldade para a gestão da frota com eficiência precisando fazer a administração de todos esses elementos ao mesmo tempo.
E isso sem falar sobre o monitoramento das rotas, o controle das despesas e os relatórios de desempenho e gastos.
Como a tecnologia ajuda na gestão de frotas?
Como já foi possível imaginar, a gestão de frotas não é uma tarefa das mais fáceis, envolvendo uma grande responsabilidade. Quando o serviço não está “bem afinado”, o incômodo atinge diretamente o bolso da companhia.
Dessa forma, os gestores precisam buscar soluções que realente consigam desempenhar corretamente essa função, tornando-se até mesmo um diferencial competitivo.
Nesse contexto, a tecnologia se transforma em um grande amigo das companhias. Isso porque facilita a organização, o acompanhamento e a administração de todos os diferentes fatores que envolvem a gestão de frotas.
Atualmente, o mercado possui soluções que auxiliam em diversas tarefas. Apesar disso, torna-se inviável e improdutivo contar com uma aplicação para cada função. Afinal, o objetivo é facilitar o trabalho e não criar um novo problema.
Portanto, o diferencial está exatamente em encontrar uma solução que consiga unificar em uma única plataforma todos os serviços que permitem uma gestão de frotas realmente diferenciada.
Plataforma de gestão de frotas da Delta Global, o Delta Fleet é atualmente a única solução que promove essa unificação de forma prática e eficiente.
Considerada a mais completa da América Latina, a solução, o sistema que conta com assistência 24 horas tem entre os seus diferenciais serviços como: rastreamento inteligente; telemetria; controle de manutenção; controle de abastecimento; visão “panorâmica” de motoristas; gestão de risco; entre outros, tudo em uma única plataforma.
Com a solução à disposição, a Delta Global gerencia a frota com precisão. Dessa forma, a equipe da empresa atua com mais liberdade nas ações estratégicas.
Com essas informações, certamente ficou mais fácil entender os desafios e caminhos para realizar corretamente o serviço. Para saber mais detalhes sobre a gestão de frotas, é só acessar o conteúdo especial sobre o tema. Lembre-se ainda de conferir o site do Delta Fleet.