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Como pensar de forma estratégica as próximas campanhas?

Especialista da Rocketship ensina até mesmo uma receita de bolo para conquistar o sucesso com as campanhas digitais

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
7 de outubro de 2021 | 14h21

Pensar as campanhas de forma estratégica se tornou uma necessidade para quem busca resultados reais e significativos com as ações Online. Principalmente no atual cenário.

A pandemia do coronavírus promoveu uma “corrida ao ouro” para a digitalização das empresas. Isso porque, do dia para a noite, muitos negócios que relutavam adentrar nesse mundo novo se viram obrigados a divulgar produtos e serviços na Internet. Soma-se a isso a grande quantidade de infoprodutos que já existiam e que começaram a surgir com mais abundância nessa fase.

Com produtos e serviços diversos para todos os gostos e necessidades, o problema, porém, é conseguir chegar até o consumidor e, principalmente, o conquistar. Para quem já atua há algum tempo na web, já ficou clara a necessidade de contar com uma estratégia eficiente para maximizar os resultados das campanhas, investindo de forma consciente e sem desperdícios.

Importância das campanhas

Para quem está chegando agora nesse mercado, porém, é preciso o mais rápido possível entender a realidade do setor. O primeiro passo é compreender que sem organização não há retorno. Apenas publicar posts nas redes sociais não trará os resultados desejados.

O segundo passo é entender a importância de investir em tráfego pago. E quando falamos em dinheiro, é ainda mais importante utilizar uma estratégia comprovadamente eficiente, para evitar os desperdícios com as campanhas.

Esqueça a história que basta impulsionar o post no Facebook. O segredo está na forma como as ações orquestradas são traçadas e colocadas em prática. Para auxiliar nessa missão, separamos dicas valiosas para pensar de forma estratégica as campanhas de marketing digital.

Nessa missão, contamos com a ajuda de Filipe Adam, da Rocketship. A agência direcionada para infoprodutores investe aproximadamente R$ 1 milhão por semana para os clientes. Além disso, possui vários infoprodutos que ensinam tanto tráfego pago quanto marketing digital, que custam de R$ 11,90 até R$ 250 mil, dependendo do momento do consumidor.

Estratégia para as campanhas

Qualquer pessoa que já impulsionou uma publicação nas redes sociais sabe que as plataformas são didáticas. Em poucos minutos é possível publicar um anúncio. O básico realmente é fácil.

A dificuldade, porém, encontra-se em fazer certo. Isso porque existem algumas ações que precisam ser seguidas por quem realmente buscar construir listas eficientes e qualificadas.

Para quem já anunciou, ficam aqui algumas questões: quem são as pessoas que acessaram a publicação? Como esses leads foram nutridos? Quais os caminhos que eles percorreram? Quais os pontos da sua estratégia que mais deram certo? Qual foi a conversão? Caso a estratégia correta não seja colocada em prática, anunciar nas redes sociais se transforma em desperdício de dinheiro.

Em linhas gerais, Filipe Adam apresenta o seguinte passo a passo estratégico que uma empresa deve seguir para criar uma campanha Online eficiente:

  1. Produzir um produto completo e com qualidade, entregando assim o que realmente foi prometido para o cliente;
  2. Criar uma página de captura com o formulário e uma página de obrigado para conseguir mensurar quem realmente finalizou o cadastro;
  3. Incluir o pixel do Facebook no site, assim como colocar as tags no Google Tag Manager (GTM). Muitas vezes desprezadas, essas ações permitem fazer as mensurações necessárias, deixando as campanhas cada vez mais eficientes;
  4. Elaborar artes e vídeos criativos e originais.

Receita de bolo

Apesar das particularidades de cada produto, é possível seguir uma “receita de bolo” para a conquista do sucesso com as campanhas online. “Chamamos de fases de lançamento, que consiste em convite, aquecimento, lançamento e vendas”.

Nesse processo, faz-se necessária a construção de uma agenda com publicações periódicas. De acordo com o representante da Rocketship, isso permite organizar os lançamentos, evitando erros e melhorando constantemente os resultados.

Produtos X infoprodutos

Ao elaborar a estratégia para as campanhas, é preciso saber ainda as diferenças para a divulgação de produtos tradicionais e de infoprodutos. Segundo Filipe Adam, entre as principais estão:

  1. O downside de produtos digitais é mínimo. Isso porque são vendidos apenas um login e um usuário. Pelo mesmo motivo, o upside é infinito;
  2. A divulgação de infoprodutos é extremamente nichada;
  3. Os infoprodutos têm margens altas;
  4. Os infoprodutos são rápidos para lançar;
  5. O custo inicial é muito menor para um infoproduto.

Alerta

O especialista ainda aproveita para fazer um alerta. Segundo ele, é um erro pensar que produtos com ticket alto são mais trabalhosos para lançar. Independentemente do valor, ambos exigem ações semelhantes para o processo de vendas.

“Muita gente usa a estratégia de Tripwire, colocando um produto gratuito para vender um produto de baixo ticket e depois seguir para um com ticket alto. Nesse caso, o trabalho dobra e os resultados nem sempre são satisfatórios”.

Dessa forma, a dica é pensar e produzir um produto com ótima qualidade com um ticket de médio para alto.

Alguns outros erros comuns em campanhas também precisam ser evitados. Na lista estão:

  1. Querer ouvir todo mundo de uma vez. Lembre-se de que, muitas vezes, as estratégias estão nos extremos opostos;
  2. Vender somente em lançamentos;
  3. Não ter uma esteira de produtos para vender mais vezes para o mesmo cliente.

Investimento e mídias

Outra dúvida frequente durante a elaboração da estratégia para as campanhas é o valor e forma de investir. Apesar de existirem diferentes maneiras, o especialista da Rocketship recomenda promover uma ação bem executada e, com isso, investir alto desde o início, quando possível.

Além disso, é importante trabalhar com mídias digitais variadas para testar o sucesso de cada estratégia, permitindo avaliar e reorganizar as ações constantemente. “As diferentes mídias possibilitam fazer testes muito rápidos. Isso facilita avaliar o que mais funciona para cada nicho ou para cada expert”.

Pronto, ao seguir essas dicas certamente ficará mais fácil evitar os erros e conquistar os resultados desejados com as campanhas digitais. Quer saber mais informações sobre o assunto? Então acesso o site da Rocketship.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels.

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