
O ano novo sempre traz consigo aquele espírito de renovação, de planos e de organização, tanto para o varejo quanto para todos os demais setores da economia. Além disso, é nesse período em que se fala muito sobre tendências e perspectivas para os próximos 12 meses.
O setor do varejo, que sofreu muito por conta da pandemia da covid-19, precisou se reinventar e passou por enormes transformações nos últimos anos, segue crescendo e se modificando para atender demandas de públicos cada vez mais conscientes, conectados e exigentes.
E, nessa onda de modificações, o mercado varejista tem perspectivas positivas de crescimento, investindo em evoluções tecnológicas e adequação às mudanças de comportamento de consumo de seus públicos. De acordo com o Consumer Goods and Retail Outlook 2025, relatório divulgado pela Economist Intelligence Unit (EIU), as vendas globais podem crescer 2,2% nesse ano. Resultado que reflete o investimento em integração omnichannel e inteligência artificial, por exemplo.
Tecnologia no varejo aliada às demandas dos consumidores
A tecnologia, no geral, como o uso de dispositivos móveis, prioridade para o atendimento multicanal, gestão eficiente da cadeia de suprimentos e de estoques, uso da Inteligência Artificial e internet das coisas mudarão, ainda mais, o varejo.
O uso massivo de smartphones cada vez mais modernos colabora com a melhoria constante da experiência dos clientes nas compras on-line. Sites e apps otimizados são as apostas dos varejistas para atender essa forma de consumo.
O celular ou outro dispositivo móvel passa a ser a única plataforma de compra, que acompanha o consumidor em toda sua jornada, desde a procura pelo produto de desejo, até o pagamento. Com isso, vem a necessidade dos varejistas entregarem experiências cada vez mais personalizadas, aproveitando oportunidades, sempre de acordo com o contexto mais relevante para o consumidor.
Personalização que vai além
Com tecnologia e conectividade, o envolvimento do cliente no varejo se torna uma fonte rica de dados para o comércio. Operações mais eficientes, com processos automatizados, como a cadeia de abastecimento, estoques, logística e gestão de frota, até chegar ao consumidor final.
Não é somente mandar uma comunicação com o nome do cliente ou promoções mais gerais de uma marca. No topo da lista está a personalização, que hoje vai além, com a criação de experiências e jornadas únicas para o consumidor, baseadas em dados que apresentam suas preferências, seus comportamentos nos últimos tempos, até como é o estilo de vida e hábitos desse cliente. Tudo isso favorece, ainda mais, a relação entre consumidor e marca.
Essa hiper personalização, como se fala no mercado, não é mais um luxo, os consumidores já esperam por isso das marcas que eles consomem. Aqui, estamos falando sobre importância e pertinência.
Também é observado a Inteligência Artificial como ativo diferencial, ultrapassando ações já vistas, como sistemas de resposta automatizada, por exemplo. Robôs e assistentes digitais são, hoje, capazes de entender dúvidas e perguntas mais complexas dos clientes podendo até interagir de forma mais natural e proativa – esses bots são treinados com muito mais conhecimento, atuando de forma mais assertiva e eficaz.
Transparência e sustentabilidade
Cada vez mais preocupados com escolhas mais conscientes e sustentáveis na hora das compras, os consumidores estão mais preocupados em adotar práticas responsáveis. Isso inclui procurar por marcas que se preocupam desde a produção até o descarte de produtos, diminuindo o impacto ambiental.
A confiança dos clientes também é conquistada pela transparência nos processos, como nas cadeias de fornecimento e a possibilidade de rastreabilidade dos produtos. Logística e produção sustentáveis são, hoje, ações essenciais para que as marcas se mantenham competitivas no varejo.
Um parceiro que acompanha a evolução do varejo
A GCOM vem acompanhando a evolução do setor desde sua fundação, em 1998, criando soluções que atendam seus clientes de forma eficiente e com o melhor custo-benefício, oferecendo um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa.
Precursora na inovação de comercialização por meio da modalidade SaaS (Software como Serviço), a GCOM está sempre focada na necessidade dos clientes, buscando oferecer soluções em consultoria de negócios, implantação de CRM, ERP, BI, BSC consolidando assim seu perfil de prestadora de serviços profissionais nas áreas de Consultoria, Gestão Empresarial e TI.
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