
Plataforma revolucionária para a criação de serious games, o playNwhere foi um dos grandes destaques do Web Summit Rio 2023, realizado entre os dias 1º e 4 de maio, no Riocentro, na Barra da Tijuca. A primeira edição no Brasil do maior evento de tecnologia do mundo marcou o lançamento nacional da solução, powered by Fábrica de Cursos.
Anteriormente, o playNwhere havia sido apresentado para o mercado norte-americano, nos eventos DevLearn, em Las Vegas, e Learning Solutions, em Orlando, ambos do Learning Guild, onde também conquistou uma grande aceitação do público.
Agora foi a vez dos especialistas, investidores e clientes brasileiros terem acesso à plataforma. “Um dos principais motivos da participação foi analisar o feedback sobre o produto, considerando que o evento marcou o lançamento oficial no Brasil. O retorno foi muito positivo”, disse Sylvia Meireles, CEO and founder do playNwhere.
playNwhere no Web Summit Rio
O estande da startup foi bem concorrido, com a presença de uma grande quantidade de visitantes em busca de mais informações sobre a solução considerada um divisor de águas no mercado dos serious games, onde os jogos são utilizados em inúmeras situações, seja na educação, treinamento. ações motivacionais ou em iniciativas promocionais.
“Diante de toda a inovação que o playNwhere oferece, os recursos que mais impressionaram especialistas e investidores foram a grande variedade de opções de jogos e a facilidade na criação, que não exige conhecimento técnico. Outro ponto que recebeu destaque foi a possibilidade de atualização em tempo real”, explicou Sylvia Meireles.
Durante as interações com os visitantes do estande, Sylvia destaca que o tema Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG) – governança ambiental, social e corporativa, em uma tradução livre – também esteve muito presente. “Muitos visitantes avaliam o uso de games para construir uma cultura sólida de ESG nas empresas, tema cada vez mais relevante no mundo”.
Segundo Sylvia Meireles, alguns feedbacks também inspiraram a equipe para o desenvolvimento de novas aplicações, oferecendo recursos cada vez mais alinhados às expectativas dos usuários.
Com interface, atualmente em Português e Inglês, a plataforma está preparada para outros idiomas e, até o final do primeiro semestre, deve atender usuários com uma interface também em Espanhol. Entre as novidades programadas, a utilização de Inteligência Artificial (AI) para a geração de conteúdos para os jogos e uma poderosa ferramenta de analytics, usando Big Data e xAPI.
No evento, a startup conseguiu ainda desenhar projetos com grandes players do mercado, gerando um importante network para a empresa. “Tivemos um número expressivo de reuniões agendadas com potenciais clientes. Certamente, estamos muito satisfeitos com o resultado da nossa participação. Além, claro, da oportunidade de reencontrar amigos e clientes de longa data”, enfatizou a CEO.
Debates construtivos
Durante o Web Summit Rio, o time do playNwhere teve a oportunidade de participar de diversos painéis e mesas redondas, atividades que foram muito úteis para expandir e fortalecer a visão sobre os desafios da democratização de uma educação de qualidade, seja nos meios acadêmicos ou no treinamento profissional.
“Precisamos construir soluções para equilibrar a enorme desigualdade da educação na América Latina. Só assim enfrentaremos os desafios para termos uma sociedade mais justa e com equidade, tanto economicamente como no tratamento de pessoas com deficiência”, destacou Sylvia Meireles na mesa redonda “How to have an impact with investment in Latin America”.
O evento também permitiu que a startup conhecesse outras iniciativas interessantes e inspiradoras. “Foram muitas conversas com outras startups de educação, tecnologia e RH. Por conta da sinergia, diversas parcerias foram alinhadas. Engana-se quem pensa que o compartilhamento de ideias pode ser prejudicial para qualquer empreendimento”, salientou Sylvia Meireles.
Por sua vez, o CLIO do playNwhere e PhD em serious games, Alvaro Pistono, salientou que os serious games têm sido usados com propósitos diversos, que vão muito além da aquisição de conhecimentos. Como exemplo, ele destacou Jade Autism, vencedora do Pitch no Web Summit Rio.
“Eles podem ser usados para motivar pessoas a participar de algumas atividades ou até mesmo para sensibilizar sobre problemas sociais”, comentou Alvaro Pistono.
Próximos passos
Embora os jogos estejam presentes no dia a dia de milhões de pessoas, a criação de um Serious Game personalizado é uma coisa distante para muitas pessoas e instituições.
Pensando nisso, o playNwhere representa uma oportunidade para a democratização e disseminação da utilização destes jogos ao oferecer uma plataforma robusta, prática e de utilização simples, que permite o desenvolvimento de um jogo em poucos minutos, sem exigir conhecimentos técnicos.
Dessa forma, a tendência da solução é ganhar cada vez mais projeção do mercado. Atualmente, o playNwhere conta com uma média de 100 novos usuários construtores cadastrados diariamente. “E isso é só o começo”.
Segundo Alvaro Pistono, a meta é atingir 1.000 inscrições diárias ainda em 2023, transformando o playNwhere na ferramenta mais popular na construção de Serious Games da América Latina.
Na sequência dessa jornada, o time da startup já tem uma nova missão agendada. Mas desta vez será na Europa, durante o Web Summit Lisboa, em Portugal, programado para novembro.
Para conhecer mais sobre o playNwhere ou ter a experiência de criar um jogo gratuitamente, basta acessar o link.