
A lua de mel é a viagem que fecha com “chave de ouro” a celebração da união de qualquer casal. Afinal, é o momento de curtir experiências únicas neste início da vida a dois, antes de retornar para a rotina do dia a dia, com o trabalho, as contas e as obrigações com a casa.
Alguns, porém, acabam postergando esse sonho. Afinal, como gastar com um passeio e, ao mesmo tempo, fazer uma festa de casamento? A resposta para essa dúvida é simples: planejamento.
Claro que cada casal tem uma condição financeira. Mas, independentemente disso, é fundamental programar com boa antecedência a cerimônia, a festa e, também, a lua de mel. Dessa forma, é possível guardar todo o dinheiro necessário para esse momento inesquecível na vida de qualquer casal.
Lua de mel organizada
O primeiro passo começa com uma palavra simples e conhecida, mas evitada por alguns: organização. Isso mesmo. Assim como em qualquer situação, ordenar as ações necessárias para a viagem faz toda a diferença.
E isso passa exatamente pelo planejamento. Seja com papel e caneta na mão ou com uma planilha no computador, é preciso registrar os detalhes da lua de mel e, claro, os custos.
“O planejamento antecipado da lua de mel pode trazer as melhores vantagens ao casal na escolha do destino e das experiências. Além disso, permite encontrar as melhores condições de preço”, afirma Erik Santana, CEO da Joliz.
Para que o casal possa programar e aproveitar bem a lua de mel, separamos cinco dicas que farão toda a diferença. Preparados? Então, vamos lá!
1 – Escolha do destino
Claro que cada um possui uma preferência para a lua de mel. Alguns gostam de praia, outros preferem o campo ou grandes metrópoles. Aliás, alguns querem ficar no Brasil, já outros desejam ir para o exterior.
Por isso, o primeiro passo é escolher o destino. Afinal, como saber quanto será necessário economizar sem ao menos conhecer o local desejado? Com essa definição em mãos, fica fácil consultar os custos de passagens e hospedagem, por exemplo.
Aqui é preciso levar em consideração um ponto muito importante: a data. Afinal, nem sempre será possível reduzir os custos com a compra antecipada, porque os valores de uma viagem são muito pautados pelas demandas de temporada, segundo Santana.
“Em certas épocas do ano, além dos custos mais elevados de passagem e hospedagem, os noivos também podem encontrar o destino apinhado com outros turistas.”
Outra dica valiosa é levar em consideração, também, o clima do local desejado. “Isso para não correr o risco de escolher uma viagem à praia em plena estação de chuva ou um resort de esqui no auge do verão.”
Nesse sentido, o CEO da Joliz explica que muitos casais podem até preferir definir a data da festa de casamento a partir da programação da viagem, o que torna essencial o planejamento com antecedência da lua de mel.
2 – Planeje os passeios
Sabemos que os custos de uma viagem de lua de mel dependem de muitos fatores. Além da escolha do destino, é preciso também planejar os passeios que serão realizados no local. Afinal, ninguém ficará trancado 24 horas no quarto do hotel.
Por isso, pesquise as atrações da região. Na internet, é possível conhecer os passeios e ter acesso até mesmo a dicas de outros turistas, com comentários e avaliações.
Na sequência, acrescente as atrações na programação. Entretanto, não esqueça de deixar espaço para momentos para compras, para as refeições e, até mesmo, para relaxar e aproveitar a estrutura do hotel.
E por falar em refeição, vamos para a terceira dica.
3 – Programe jantares especiais
Uma lua de mel especial também precisa reservar momentos para o romantismo. E um belo jantar consegue reunir os elementos necessários para o sucesso nessa empreitada.
Resorts e cruzeiros, por exemplo, costumam ofertar até mesmo jantares temáticos. Portanto, verifique essas informações antes de embarcar. Aliás, lembre-se de informar para o hotel que a viagem é uma lua de mel. Muitas vezes, os locais oferecem brindes especiais.
4 – Separe um valor para as compras
Em uma viagem de lua de mel, os gastos são inevitáveis. Esbanjar não é a palavra certa, claro, mas todos gostam de comprar ao menos as famosas “lembrancinhas”.
Para evitar “estourar” o cartão de crédito, lembre-se de incluir na programação uma quantia para as compras. Isso evita que o casal retorne da viagem endividado.
“Mesmo casais que já fizeram outras viagens com um orçamento mais apertado podem preferir marcar a ocasião com luxos especiais. Logo, se o custo é o principal fator para a escolha, é recomendado botar tudo na ponta do lápis para garantir que a viagem de lua de mel será tão marcante e especial quanto os casais sempre sonham”, destaca Santana.
5 – Tenha uma reserva de emergência
Mesmo com tudo programado, emergências acontecem. Nesse caso, o cartão de crédito, claro, é uma ferramenta que pode ser fundamental.
Entretanto, o ideal é incluir também no planejamento uma quantia extra para essas possíveis emergências. Caso o valor não seja necessário, o casal retornará com uma quantia no bolso para ajudar nas contas ou até mesmo para guardar para uma futura viagem.
Dica extra
Como foi possível perceber, a organização é a palavra-chave para quem deseja programar uma lua de mel realmente especial e sem surpresas desagradáveis.
E o planejamento exige tanto uma pesquisa aprofundada sobre o destino quanto a economia de uma determinada quantia.
Essas orientações não são para desanimar os “pombinhos”. Muito pelo contrário. Elas ajudam até mesmo a encontrar alternativas para viabilizar a lua de mel dos sonhos.
Nesse contexto, a tecnologia possui um papel fundamental. Quer uma dica? Com a lista de casamento da Joliz, por exemplo, os casais podem receber presentes das melhores lojas ou, se preferirem, ativar “cotas” de presentes em dinheiro ou resgatar o valor disponível direto para a conta.
“Essa pode ser a alternativa mais interessante para os casais que vão arcar, total ou parcialmente, com os custos da organização da festa e/ou da viagem de lua de mel”, explica Santana.
Nesse caso, no momento de criação da lista, basta os casais adicionarem as cotas de presente em dinheiro. Além disso, a Joliz tem uma categoria exclusiva de presentes para lua de mel, em diferentes faixas de preço.
“É recomendado que os casais ofereçam essa variedade para os convidados que vão contribuir com essa opção – mas os próprios convidados também podem selecionar mais de uma cota, caso desejem contribuir com um valor maior para os planos dos noivos.”
Com um planejamento bem feito e a ajuda da lista de casamento, fica muito mais fácil aproveitar a lua de mel dos sonhos. Quer saber mais dicas valiosas para o casamento? Então acesse o site da Joliz.