Iniciativa do empresário Eloizo Gomes Afonso Durães promove acessibilidade às atividades de programa social

Projeto de Eloizo Gomes Afonso promove habilidades, cultura, esporte, saúde e cidadania. Foto: Acervo pessoal
A experiência trouxe a Eloizo Gomes Afonso Durães o entendimento que a promoção da igualdade social exige uma atuação multidisciplinar, com ações conectadas que consigam realmente apresentar resultados significativos e duradouros. Às vezes, as oportunidades existem, entretanto, a dificuldade está em conseguir acessá-las.
Promovendo o assistencialismo para crianças e jovens há mais de 20 anos, o idealizador e criador da Fundação Gentil Afonso Durães implementou o transporte gratuito para os participantes do programa. Esse ato garante que todos tenham acesso às atividades, com entrada pelo portão 13 da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), tanto no período da manhã quanto da tarde.
A iniciativa elimina a barreira da distância, possibilitando que todos tenham o acesso pleno às oportunidades disponíveis. Consequentemente, isso reduz a desigualdade social e, claro, promove um futuro melhor para as crianças e jovens atendidos pela fundação.
Visão estratégica de Eloizo Durães
Reconhecido pelo seu trabalho social sólido e com resultados significativos, Eloizo Durães levou para o mundo da filantropia o olhar estratégico adquirido no mundo dos negócios.
Em 2003, ao abrir uma de suas empresas no bairro do Jaguaré, em São Paulo, o filantropo decidiu mudar a realidade social da comunidade da região. Com o objetivo de garantir um futuro mais igualitário e democrático, ele decidiu auxiliar na formação de crianças e jovens.
Para isso, criou um curso de informática, abrindo a porta do mundo digital para os participantes. A iniciativa rapidamente conquistou o interesse e a adesão da sociedade. Nesse momento, porém, ele percebeu que a conquista dos resultados desejados exigiria um trabalho mais amplo.
A acessibilidade surgiu como um dos pontos de atenção. Com a ampliação das atividades, a dificuldade passou a ser a locomoção até o projeto. Esse olhar atento fez que o filantropo viabilizasse a solução para o caso: o transporte gratuito para os assistidos pelo projeto, tanto no período da manhã quanto da tarde.
Ao eliminar a dificuldade de acesso e, claro, o custo do deslocamento, a iniciativa do empresário ganhou ainda mais aderência, com as crianças e jovens apresentando resultados cada vez melhores.
Diferencial para garantir a inclusão
Esse ajuste logístico, na prática, demonstrou ser um instrumento poderoso para a inclusão social. O transporte gratuito removeu as barreiras econômicas e geográficas, garantindo melhores condições de acesso aos projetos.
Ao acrescentar esse recurso, o projeto abriu as portas para toda a sociedade, garantindo que as ações sejam cada vez mais abrangentes, acolhedoras e com resultados significativos.
Para os pais e responsáveis, o serviço oferecido para os assistidos representa também segurança, com a certeza de os filhos estarem em um ambiente tranquilo e apropriado para que consigam desenvolver habilidades ideais na busca por um futuro melhor e mais igualitário.
Atuação multidisciplinar
Além disso, o projeto de Eloizo Durães agregou outras iniciativas, em um trabalho multidisciplinar. Com o acesso ao programa educacional facilitado pelo transporte gratuito, surgiu também a necessidade de promover uma alimentação apropriada aos participantes do programa e, também, para os seus familiares. A segurança alimentar veio por meio do Projeto Sopão, com a distribuição de refeições e cestas básicas para os necessitados.
Esse cuidado humano permite que a educação desempenhe com maestria o seu papel transformador. Além do curso de informática, a Fundação Gentil Afonso Durães promove a gestão de um amplo projeto educacional, que vai além do reforço escolar, tendo como pilares o acolhimento, a tecnologia e a qualificação contínua tanto dos participantes quanto dos profissionais que atuam na instituição sem fins lucrativos.
Em busca de resultados realmente sólidos, a iniciativa de Eloizo Gomes Afonso desenvolve nos participantes um conjunto de habilidades, oferecendo também atividades culturais e esportivas, assim como ações preventivas nas áreas da saúde e cidadania.
Além de São Paulo, o projeto se faz presente em São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Recife (PE), com os ajustes necessários para atender com eficiência às particularidades e necessidades de cada região.
Como resultado de tanta dedicação, muitos participantes dos projetos da Fundação Gentil Afonso Durães já conseguiram emprego nas áreas de tecnologia, assim como demonstraram um desempenho melhor na escola.
Muito mais do que facilitar o acesso ao mercado de trabalho, iniciativas como a de Eloizo Gomes Afonso Durães comprovam que empreendimentos legítimos e bem estruturados conseguem realmente transformar a sociedade, construindo um futuro mais justo, igualitário e democrático, beneficiando a todos.