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Dilema de startup: crescimento X experiência de qualidade

Confira detalhes de como uma startup superou os desafios, mantendo a qualidade e o ótimo atendimento ao cliente
Estadão Blue Studio Express
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26 de janeiro de 2023
Foto de Mikael Blomkvist no Pexels

Uma startup é uma empresa nova, geralmente com até 10 anos, formada por um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável. Também é comum o lastro em tecnologia.

Outra característica de uma startup é o trabalho em condições de incerteza ao lançar um produto ou serviço ainda não conhecido. Por sua vez, atua com a mentalidade de testar, falhar rápido, aprender com o erro, ajustar o produto e o serviço e voltar a testar, até alcançar o modelo ideal.

Embora essa possa parecer a receita da praticidade, não é tão simples colocar todos esses propósitos em prática. É necessário cultivar a flexibilidade, a agilidade para mudanças repentinas e um certo grau de desapego.

Porque, bem da verdade, a mentalidade de testar requer, quase sempre, ajustes no produto/serviço em si, na operação e até no relacionamento com os clientes e investidores. E tudo isso ainda de olho na autossuficiência financeira.

E quando as muitas tentativas atendem ao propósito, encontram o modelo mais adequado para o cenário, uma outra característica das startups vem à tona: o crescimento acelerado. Com ele, todas as suas dores. A demanda por mais tecnologia, pelo aprimoramento de processos, a busca constante por um time maduro e capacitado são apenas algumas delas.

Startup e o seu dilema

Foi exatamente esse rápido crescimento que a startup REGERA enfrentou recentemente. Com um modelo de negócio inovador, a compra de direitos creditórios de baixo valor diretamente de consumidores, a startup viveu um salto na média mensal de contratos.

O aumento pela negociação de crédito passou de 2.000 a 3.000 contratos / mês nos 3 primeiros trimestres de 2022 para mais 20.000 / mês no último trimestre em virtude de ações orgânicas nas redes sociais.

Em um único dia, a REGERA recebeu 5.000 interessados após Tweet. Em outra ocasião, o volume causou um bug na plataforma de assinatura digital dos contratos por minuto. No mesmo período, mais de 3.000 por dia entraram em contato por e-mail para sanar dúvidas sobre documentação.

Correções rápidas

A equipe da startup trabalhava para o crescimento acelerado. Entretanto, ele chegou mais rápido do que foi imaginado. Essa situação gerou mais demanda de atendimento e tecnologia.

Chegou, então, a hora de tomar uma das decisões mais difíceis: suspender as operações, segurando o crescimento acelerado para arrumar a casa e preservar a experiência desejada para seus clientes. A REGERA lançou mão do famoso “freio de arrumação”.

O que pesou nessa decisão foi garantir a qualidade do atendimento dos clientes que já tinham feito cadastro na plataforma para a venda de crédito, mas estavam com pendências para serem resolvidas, sejam de preenchimento de informações ou documentação. Afinal, a experiência positiva do cliente é algo inegociável para a REGERA.

Fincada no pilar da transparência e confiança, a startup iniciou mudanças em seu processo e no reforço dos times. O primeiro deles foi com relação ao prazo para a análise de documentos, seguida pelo prazo de pagamento. Foi necessário assumir um prazo maior para ambos, enquanto mais automações foram programadas e o time está sendo contratado e treinado.

Dona de um fundo independente, mas com investimentos calendarizados, a startup precisou reestudar seu caixa. Com isso, redefiniu seu fluxo de pagamentos, que agora será por lotes. Dessa forma, consegue informar seu cliente com mais previsibilidade quando ele irá receber.

“O aumento do volume de clientes no curto espaço de tempo gerou impactos tecnológicos e operacionais. Problemas que anteriormente eram pontuais ganharam escala e o que era exceção virou regra”, citou Bruno Dollo, fundador da staturp.

Maturidade da equipe e revisão dos planos

As mudanças em curso impactaram todo o time da startup. Aliás, a transformação ocorreu em um momento de êxtase para todos – quando uma nova causa estava prestes a entrar no ar.

Por isso, o time precisou recorrer à maturidade e ao equilíbrio para superar os desafios com agilidade, coragem, praticidade, compromisso com a qualidade e dedicação à causa. Nesse processo, vários ajustes foram feitos. Já outros estão em andamento, incluindo o redesenho de jornada, automações e contratações.

O relacionamento maduro com os investidores, bem como a confiança depositada no modelo de negócio, também foi essencial para que o time tivesse segurança para adiar o lançamento de uma nova causa.

O desafio da REGERA continua: gerar valor para os consumidores de forma simples, prática, transparente e sem desembolso.

Atuação da REGERA

A REGERA está se consolidando como a mais relevante carteira de direitos creditórios para consumidores, tendo em vista que é a primeira plataforma digital independente, focada na aquisição e gestão desses créditos em escala.

A fintech investe em tecnologia para ajudar a automatizar ao máximo todas as etapas do processo de venda do crédito, sempre em busca de transparência, clareza e simplicidade.

Hoje, o consumidor ingressa no site e, em cinco minutos, vende seu crédito utilizando o RG e a Nota Fiscal. Após a validação dos documentos, a startup faz o pagamento na conta do consumidor.

Para entender melhor sobre como receber seu crédito, acesse http://www.regera.com.br.

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