A certificação de sustentabilidade AQUA-HQE™ atesta a elevada qualidade ambiental e o uso de tecnologias inovadoras no projeto que busca a criação de uma nova área de convivência no campus

Projeto do edifício integrador no Departamento de Engenharia da Produção da Poli USP. Foto: Divulgação/ Fundação Vanzolini
Aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini, a certificação internacional de sustentabilidade AQUA-HQE™ foi conquistada pelo projeto do Edifício Integrador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Na prática, o selo garante a elevada qualidade ambiental desde a concepção do espaço, com a adoção de tecnologias inovadoras e materiais adequados para o desenvolvimento de um local alinhado com princípios ambientais e sociais.
A entrega da certificação internacional AQUA-HQE™ ocorreu durante o evento “Energia em Transição: Desafios da Integração”, realizado no dia 28 de novembro, data que marcou também a inauguração do Auditório PRO.
Com o objetivo de conectar três edificações com eficiência e funcionalidade, o Edifício Integrador criará um espaço de convivência e colaboração para alunos, professores e funcionários. Para isso, a futura construção tem a sustentabilidade como um de seus pilares principais.
Dessa forma, a estrutura seguirá critérios rigorosos para garantir o respeito ao meio ambiente e bem-estar dos usuários em todas as etapas, desde a sua concepção até a futura operação.
Diferenciais do projeto do Edifício Integrador
A ideia de construir um espaço inovador nasceu há 20 anos como um projeto de pós-doutorado. Muito mais do que modernizar a infraestrutura do campus, a estrutura estabelecerá um novo padrão de edificação sustentável no Brasil, servindo como referência. A ação faz parte do Plano Diretor de Infraestrutura do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, que teve início em 2022.
Um dos principais diferenciais da construção será o uso intensivo de estruturas modulares, assim como de madeira engenheirada (MLC). Proveniente de reflorestamento, este material renovável tem como característica um balanço de carbono negativo.
Em linhas gerais, isso ocorre porque a madeira captura e armazena CO₂ durante seu crescimento, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
Além disso, o projeto inclui a implementação de jardins de chuva e cisternas, sistemas projetados para o reaproveitamento e a gestão inteligente da água pluvial. Outro ponto importante foi a reconfiguração dos acessos, priorizando a acessibilidade e garantindo uma melhor circulação pelo local.
Todas as escolhas refletem uma tendência global, que busca alternativas viáveis, sustentáveis e ainda mais eficientes para reduzir de forma significativa a pegada de carbono na construção civil.
O que é a certificação AQUA-HQE?
Certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental, a AQUA-HQE™ foi desenvolvida a partir da renomada certificação francesa Haute Qualité Environnementale (HQE).
No Brasil, o processo foi adaptado pela Fundação Vanzolini, que detém a exclusividade de sua aplicação no país. Os ajustes nos critérios foram necessários para atender às particularidades do clima, da cultura construtiva e da legislação do Brasil.
De acordo com informações disponíveis no site da Fundação Vanzolini, a AQUA-HQE™ adota uma visão global que “combina qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, desempenho econômico e gestão e governança para um ambiente de vida sustentável, consistente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”.
A certificação possui quatro compromissos: qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, desempenho econômico e gestão e governança. Atualmente, mais de mil edificações no Brasil possuem o selo, com mais de 20.5 milhões de metros quadrados de área construída.
Vanzolini e o futuro da construção
Referência nacional em certificações de produtos e sistemas de gestão, a Fundação Vanzolini foi criada em 1967 por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.
Desde o início, a instituição sem fins lucrativos o conhecimento acadêmico às demandas da sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica.
Para isso, oferece uma grande variedade de soluções para atender às necessidades tanto de organizações privadas quanto públicas. Entre os serviços, a instituição avalia e certifica de forma independente mais de 70 padrões normativos de produtos e sistemas de gestão, nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Saúde, Sistemas de Gestão, Sustentabilidade e Tecnologia da informação.
Como referência da elevada qualidade dos serviços prestados, é importante lembrar que a Fundação Vanzolini faz parte da rede International Certification Network (IQNET) e do grupo de instituições certificadas pelo Council for Six Sigma Certification (CSSC).
Nesse contexto, a instituição recebeu a acreditação da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, assim como renovou sua acreditação ISQua – The International Society for Quality in Health Care.
Os resultados conquistados pela Fundação Vanzolini demonstram a importância em colocar o conhecimento qualificado em prática, desenvolvendo soluções que realmente conseguem apoiar empresas e governos, beneficiando de forma significativa toda a sociedade. Para mais informações, acesse https://vanzolini.org.br.