
O setor de franquias é um dos que mais cresce ano a ano no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, em comparação a 2023, o setor obteve um aumento no faturamento de 13,5% e movimentou mais de R$ 273 bilhões em 2024. Isso significa uma aposta maior no empreendedorismo, além de um grande potencial para a expansão dos modelos de negócio por meio do franchising.
Fora os números já em alta, o que vem se destacando no setor são as franquias digitais. Elas foram criadas como uma evolução natural do modelo tradicional de franchising, usando o poder da transformação digital, trazendo inovação e eficiência para os negócios.
Uma nova era das franquias
A inovação já não é mais uma opção para as empresas, ela é obrigatória. Quem não se adequa e se atualiza, acaba ficando para trás. Acompanhando as tendências do setor, o franchising também se atualizou, apresentando uma nova frente de atuação, as franquias digitais, que seguem aproveitando novas oportunidades do mercado.
As franquias digitais oferecem seus serviços e produtos de forma online. Isso permite aos franqueados o investimento apenas em uma estrutura digital, como site e apps, sem a necessidade de espaços físicos para atuar.
Essas empresas seguem o mesmo conceito do modelo tradicional: o franqueado terá acesso aos mesmos produtos da franqueadora, como conhecimento do negócio, processos padronizados, mesma identidade visual e suporte total.
A grande diferença entre os dois modelos está na redução de custos para manter o negócio. Na frente digital, o franqueado executa toda sua operação – gerenciamento, atendimento a clientes e métricas – via computador ou celular.
Vantagens das franquias digitais
Além da redução de custos já mencionada como benefício, a popularização dos e-commerces e das redes sociais, também ajudou no desenvolvimento das franquias digitais. Esse modelo facilitou ainda mais a aquisição até a gestão da empresa. Conheça toda as vantagens:
Custo inicial da franquia
Como esse modelo possui um fluxo operacional mais simples, isso impacta diretamente no custo da franquia, pois não necessita de investimentos em aluguel, estoque físico e equipes extensas.
Operações mais flexíveis
Por serem digitais, as franquias podem ser administradas de qualquer lugar que tenha acesso à internet.
Poder de escalabilidade
Ser digital facilita a expansão do negócio. Dessa forma, é possível atingir um público maior.
Atualização constante
O franqueador deve acompanhar as tendências tecnológicas e comportamentos do consumidor e concorrente para manter o negócio e sua rede sempre atualizada.
Por ter operações mais flexíveis, esse modelo atrai mais os franqueados. Esse modelo é mais ágil em se adaptar às transformações do mercado, sendo mais fácil ajustar as ações de acordo com as demandas e necessidades dos consumidores.
O uso de inteligência artificial, automatização de processos e realidade virtual já são realidade também, permitindo melhorar qualidade no atendimento e nos serviços oferecidos, colaborando para a reputação da marca.