Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Liderança

Boas práticas em tecnologia para garantir eficiência e qualidade

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 24 de janeiro de 2023

Conquistar a eficiência e a qualidade desejadas exige uma mudança
de cultura da empresa,
com a adoção de boas práticas para o melhor uso da tecnologia.

Boas práticas em tecnologia para garantir eficiência e qualidadeFonte: Adobe Stock

Independentemente do segmento das empresas, os líderes enfrentam desafios diários para superar adversidades e, com isso, conquistar o melhor desempenho de suas equipes, em busca de eficiência e qualidade. Tudo isso em um cenário cada vez mais dinâmico e com transformações constantes.

Para deixar de lado a concorrência e se destacar no mercado, portanto, não é mais possível adotar fórmulas prontas e estáticas, porque o mercado exige uma evolução permanente. E como fazer isso? Simples: por meio da inovação!

Para alguns, essa palavra pode soar como um “clichê” ou “falácia”. Entretanto, aqueles que realmente entendem o significado do termo conseguem colocar em prática ações eficientes.

Dessa forma, adotar boas práticas em tecnologia permite construir projetos diferenciados, garantindo um constante aprimoramento de todos os setores de uma empresa, com eficiência e qualidade. Resultado: a conquista do estrelato!

Inovação na conquista da eficiência?

Tecnologia, eficiência, qualidade, sucesso. Enfim, nas palavras, claro, tudo soa perfeito. Como costumam dizer os mais velhos, “é fácil falar”. Mas o que realmente é inovação? Como trabalhar de forma prática para fazer a diferença na empresa? Como os líderes podem utilizar desse recurso para corrigir as disfunções de um time? E a gestão de projetos?

O primeiro ponto é compreender que, para conquistar a eficiência e a qualidade desejadas, recorrer a boas práticas em tecnologia realmente faz a diferença no sucesso das empresas. Dessa forma, as companhias devem adotar uma atitude proativa quando o assunto é inovação, trabalhando constantemente para a adoção de novas práticas.

Eu acredito que a capacidade de inovar constantemente é determinante para que uma empresa se mantenha competitiva. É através da inovação que as empresas serão capazes de se diferenciar dos seus concorrentes, seja na introdução de novos produtos ou serviços, novas formas de produção ou distribuição, ou novos canais de relacionamento com seus clientes”, explica Yasmim Fonseca, Principal Consultant na dti.

De acordo com ela, o mundo cada vez mais digital exige que as empresas possuam a capacidade de reconhecer oportunidades para utilizar a tecnologia a fim de gerar valor de maneiras novas.

Isso está atrelado ao conceito de inovação tecnológica, aliada do processo conhecido como transformação digital, que envolve a adoção de métodos ágeis e de novas tecnologias.

Boas práticas ao trabalhar com tecnologia

Aos que chegaram até aqui é importante deixar claro um ponto: inovar não é adquirir toda e qualquer solução nova existente no mercado. A eficiência faz parte desse processo. Afinal, o objetivo é evoluir, conquistando assim resultados cada vez mais significativos.

O primeiro passo, portanto, é reconhecer que trabalhar com soluções digitais exige rever alguns paradigmas. “A metodologia tradicional de gestão de projetos, utilizada por muitas empresas, não é a mais adequada para endereçar os desafios de uma transformação digital”, afirma.

Dessa forma, Yasmim explica que a empresa deve estar preparada para adotar abordagens mais ágeis para gerenciar iniciativas, alocar recursos e acompanhar resultados.

E como isso é possível? “Criar uma solução digital de sucesso exige que a empresa esteja preparada para lançar pequenos experimentos com frequência, observar resultados, aprender e mudar a rota – competências que podem ser novas para a organização”, destaca.

Outro ponto importante é o envolvimento dos diferentes setores da companhia com essa nova cultura. Isso evita que a capacidade de inovar fique restrita apenas a um setor, perdendo a relevância necessária.

Para quem realmente busca a eficiência, é fundamental que as lideranças de toda a empresa, e não só da área de TI, procurem adquirir um conhecimento básico do que significa fazer um software.

Só assim elas serão capazes de remover impedimentos que existam na organização para habilitar a inovação tecnológica. Termos como ‘DevOps’, ‘Cloud’ e ‘Clean Code’ não devem ser encarados como estrangeiros no vocabulário do negócio.

Trabalho das lideranças

Com o envolvimento de todos os setores na mudança de cultura da empresa, os líderes conquistam um papel ainda mais importante na busca por qualidade. Isso porque eles se tornam responsáveis por identificar possíveis disfunções na equipe, resolvê-las e, com isso, manter a todo o vapor o processo de aprimoramento constante. Portanto, é papel dos líderes cultivar um ambiente propício para que a inovação possa florescer dentro da companhia. E como isso é possível?

Segundo a especialista da dti, para que possa inovar, um time precisa de um ambiente onde exista segurança psicológica para experimentar e errar. Afinal, nem todas as novas ideias darão certo. “É responsabilidade da liderança criar esse espaço de investigação contínua, estabelecendo estratégias para minimizar o impacto de eventuais falhas.

Para Yasmim, é importante também cultivar no time uma cultura de compartilhamento de conhecimento e de condução de análises críticas frequentes, pois só assim desenvolvemos a capacidade de aprender a aprender. “Acredito que o papel do líder é de facilitar a inovação, mantendo um olhar atento aos impedimentos que existem para destravar o potencial criativo do seu time”, finaliza.

Com as lideranças atuando em sintonia com equipes motivadas e capacitadas, a inovação contribuirá para a conquista da eficiência e da qualidade desejadas, o que ocorre com a adoção de boas práticas em tecnologia.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da dti.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato