Contar com o suporte de uma consultoria de recrutamento e seleção é um diferencial estratégico que impacta os resultados de qualquer companhia.

Contratar um executivo exige método. Abordo 80 profissionais, converso com 50, entrevisto 25 e chego aos 5 finalistas, diz Gustavo Arantes, CEO da Kaptas. Foto: Paulo Fonseca / paulofonseca.art.br
Muito mais do que uma facilidade, contar com o suporte de uma consultoria de recrutamento e seleção se tornou um recurso indispensável para as companhias solucionarem o difícil “quebra-cabeça” do mundo corporativo.
Para entender melhor o que está em jogo aqui, não podemos subestimar o prejuízo causado por uma contratação equivocada. Além do salário e dos encargos trabalhistas, o impacto é mais abrangente, comprometendo a estrutura das equipes, a produtividade e, consequentemente, os resultados.
Em um mercado em que tempo e precisão são moedas valiosas, a decisão de quem integrará o time deixou de ser um ato administrativo para se tornar uma ação estratégica. A seleção do colaborador, portanto, ganhou um papel de destaque, exigindo a utilização de uma metodologia validada e, constantemente, aprimorada.
Por isso, contar com o suporte de uma consultoria de recrutamento e seleção elimina riscos desnecessários e permite ganhar tempo, eficiência e, claro, dinheiro. Mas como esse parceiro estratégico realmente atua? Como evitar erros durante o processo seletivo? É o que vamos aprender a partir de agora.
Diagnóstico preciso
O trabalho de uma consultoria de recrutamento e seleção começa muito antes da divulgação de uma vaga. Hoje, a identificação do profissional ideal se conecta tanto com as necessidades quanto com as características de cada companhia.
Dessa forma, o primeiro passo é fazer uma análise apropriada sobre a empresa para, na sequência, apresentar um diagnóstico preciso. Isso facilitará conhecer tanto as competências técnicas quanto o perfil comportamental necessários para que o colaborador selecionado tenha sinergia com a função, com a equipe e com a cultura da organização.
Para aqueles que ainda questionam a necessidade dessa customização, é importante lembrar que um talento com um currículo impecável pode simplesmente fracassar caso não se alinhe com o ritmo de trabalho, o estilo de comunicação da equipe e os valores da companhia.
Ao trabalhar essa etapa com estratégia e profundidade, a consultoria de recrutamento e seleção também consegue auxiliar com um outro problema: o turnover, reduzindo de forma significativa os pedidos de demissão voluntária.
Metodologia reduz margem de erro
Após a correta definição do perfil da vaga e, claro, do profissional ideal, a consultoria de recrutamento e seleção coloca em ação uma metodologia apropriada e customizada para atender a cada uma das demandas.
Ao invés de apenas publicar a vaga e aguardar a manifestação dos interessados, o especialista adota uma abordagem ativa. Entre as estratégias adotadas, o correto mapeamento do mercado facilita identificar e abordar os melhores talentos.
Com um leque qualificado de opções, o processo se desenvolve por meio de um funil bem estruturado, garantindo assim a profundidade necessária. Mas como isso funciona na prática?
Claro que cada situação exige uma atuação específica. Mas, durante participação no G4 Podcast, o CEO da Kaptas, Gustavo Arantes, trouxe uma informação relevante que ajuda a entender essa etapa. “Para a contratação de um executivo, por exemplo, eu abordo em média 80, falo por telefone com cerca de 50, entrevisto cerca de 25 para chegar em 5 finalistas. Este é um funil bem desenhado”, explicou o executivo.
Seguindo esse contexto, fica fácil entender mais um benefício em contar com uma consultoria de recrutamento e seleção: o ganho de tempo. Com a otimização, o gestor se dedica apenas aos candidatos que já passaram por múltiplos filtros e possuem elevado potencial para a vaga.
Tecnologia e métricas
Em meio a tudo isso, é necessário ainda destacar que uma consultoria de recrutamento e seleção trabalha com estratégias e metodologias validadas. Para isso, combina a expertise humana com a tecnologia e a análise de dados, ganhando em eficiência.
Além do conhecimento atualizado e da experiência, os especialistas utilizam ferramentas de inteligência artificial e automação na otimização e aprimoramento de toda a jornada. Com o suporte da tecnologia, o recrutador consegue se dedicar na parte mais estratégica.
Isso nos leva a outro ponto relevante: a gestão baseada em métricas. Em vez do “achismo”, cada etapa é metrificada, gerando indicadores de desempenho (KPIs) que permitem avaliar a eficiência do trabalho realizado para recrutar o talento desejado. Os dados permitem também identificar e eliminar possíveis gargalos existentes, garantindo um aprimoramento constante.
Parceiro estratégico para o negócio
Certamente, contratar um colaborador não é apenas preencher uma vaga. Esse processo representa um investimento direto na qualificação das equipes, aumentando de forma significativa a capacidade de criar, inovar e crescer.
Ao investir em uma consultoria de recrutamento e seleção, o retorno para a empresa pode ser mensurado de diversas formas, como: aumento de produtividade, redução do turnover, aceleração de projetos, criação de soluções inovadoras, construção de lideranças sólidas, otimização das equipes, entre outros benefícios reais.
Portanto, a redução de prejuízos, claro, e a conquista de resultados cada vez mais expressivos passam pelo suporte de uma consultoria de recrutamento e seleção.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site https://kaptas.io.