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Como plataformas de e-commerce estão ajudando a escalar pequenos negócios?

Por Estadão Blue Studio Express
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7 de agosto de 2025 | 15h42

Planos gratuitos como os da Yampi facilitam os empreendedores a iniciarem e a construírem um negócio lucrativo e sustentável

Como escalar seu negócio com e-commerce gratuito

Empreendedores encontram no e-commerce um caminho para crescer. Foto: Adobe Stock

O e-commerce se transformou em atrativa porta de entrada para a criação e escalabilidade de pequenos negócios. Afinal, permite que o empreendedor consiga dar início ao seu projeto sem a necessidade de promover investimentos elevados, como ocorre em uma loja física, por exemplo. Dessa forma, fica muito mais fácil escalar o empreendimento. 

Nesse cenário, as plataformas de e-commerce permitem que o empreendedor construa uma marca lucrativa e sustentável, mantendo uma boa relação com os clientes e, consequentemente, fugindo da generalização existente nos marketplaces, onde os lojistas enfrentam uma verdadeira guerra por preços.  

Planos gratuitos, como os da Yampi, são ideais para quem está começando. Em uma plataforma segura, é possível iniciar o próprio negócio com uma loja personalizada e sem gastos. 

O potencial do e-commerce para quem deseja iniciar um negócio online é comprovado pelos números. Relatório da Zion Market Research estima que o comércio eletrônico global deva crescer 15% ao ano até 2034. 

No Brasil, esse cenário não é diferente. A previsão de faturamento do e-commerce brasileiro é de R$ 234,91 bilhões para 2025, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)

Em 2024, esse número foi de R$ 204,27 bilhões, um crescimento de 10% na comparação com o ano anterior. Já o ticket médio apurado foi de R$ 492,4, alta de 4.76%, com o registro de 414,9 milhões de pedidos (+5%) e 91.3 milhões de compradores (+4%). Os números, aliás, apresentam expansão em todos os critérios avaliados desde o início da série histórica da ABComm, em 2019.  

Esses dados se complementam com pesquisa da própria Yampi, que apurou crescimento de 56% na quantidade de lojistas iniciantes que abriram seus e-commerces em 2023, na comparação com o ano anterior. 

“O e-commerce abriu portas para que qualquer pessoa possa começar um negócio com pouco investimento, mas com muito potencial. Nosso papel com a Yampi é garantir que esse primeiro passo seja simples, de baixo investimento e, acima de tudo, escalável, porque acreditamos que todo pequeno negócio merece a chance de se tornar grande”, afirma Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.

Benefícios das plataformas de e-commerce 

Ainda de acordo com o levantamento da Yampi, 75% dos lojistas iniciantes demonstraram interesse pelo dropshipping. Pela facilidade e pela ausência de estoque, essa modalidade de negócio se popularizou durante a pandemia. Rapidamente, uma grande quantidade de lojas se proliferou pelos marketplaces.

Dentro da estratégia de construção de um negócio rentável e sólido, os lojistas precisaram também criar uma loja virtual para aproximar-se e relacionar-se com os consumidores, promovendo uma melhor experiência de compra para os clientes, que começaram a identificar-se com as marcas.

De lá para cá, novos empreendedores encontraram no e-commerce um caminho prático e viável para dar o pontapé inicial em um negócio, com grande potencial de crescimento, baixo investimento, praticidade, aumento de visibilidade e elevado alcance da marca.

Esses benefícios se traduzem exatamente na ausência de custos em planos básicos, como os da Yampi. Apesar da gratuidade, o pacote inicial conta com todos os recursos disponíveis na plataforma. Entre as vantagens, uma loja online completa e personalizável, com os principais gateways de pagamento à disposição e sem custo de manutenção.

Mesmo para quem possui um estabelecimento físico, a solução permite manter a loja virtual aberta 24 horas, superando as barreiras físicas e alcançando novos públicos, com a maior acessibilidade ampliando as vendas e, consequentemente, os lucros.

Outro ponto importante é a escalabilidade, que se torna mais rápida, fácil e prática no ambiente digital. Afinal, com apenas alguns cliques o empreendedor consegue migrar para um novo plano, que se encaixe com o novo momento do negócio. 

Desafios e oportunidades

Apesar das facilidades, é importante destacar que os empreendedores também possuem alguns desafios no ambiente online. A elevada concorrência e a dependência dos marketplaces e suas taxas substanciais são alguns exemplos. 

Até por isso, torna-se indispensável para qualquer empreendedor construir sua identidade com uma loja online. Nesse contexto, alguns pontos precisam ser levados em consideração para a escolha da plataforma de e-commerce certa.

A começar pela segurança, que deve ser robusta para tranquilizar tanto os consumidores quanto o próprio lojista. É necessário também avaliar as ferramentas disponíveis para aumentar a retenção e as vendas, mesmo no plano básico.

Como exemplo, a Retentativa Transparente é um recurso que ajuda a aumentar as vendas com cartão de crédito, reduzindo ainda o abandono de carrinho. Já o Order Bump permite configurar ofertas para produtos complementares.

Ao fazer a escolha da plataforma de e-commerce certa, o empreendedor consegue construir uma marca, escalando o negócio com mais facilidade e conquistando resultados cada vez mais significativos e sustentável. Para mais informações, acesse www.yampi.com.br/blog/plano-gratis-yampi-basic.

 

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