Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Tecnologia

Inteligência artificial é aliada para combater casos de assédio e corrupção nas empresas

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
29 de abril de 2025 | 13h45

Entre os exemplos, a automatização com auxílio da inteligência artificial aprimora
e traz mais segurança para os canais de denúncia

Inteligência artificial no compliance: entenda a utilização na práticaEmpresário usando laptop com ícone de compliance. Foto: Adobe Stock

Os avanços da inteligência artificial (IA) trouxeram para o compliance uma grande variedade de ferramentas para superar os desafios da otimização e do aprimoramento das atividades. Em um mercado cada vez mais competitivo, exigente e em constante modificação, a inovação aumenta a eficiência e a precisão com relação a processos complexos relacionados com a conformidade.

Muito mais do que contribuir para o cumprimento de legislações nacionais e internacionais, a IA conta com a grande capacidade de analisar volumes substanciais de dados para solucionar problemas antes considerados complexos.

Dessa forma, é possível gerar insights valiosos para as inúmeras tomadas de decisões e também possibilitar a construção e implementação de soluções que facilitam, agilizam e qualificam as iniciativas relacionadas com compliance.

Consequentemente, a inteligência artificial está transformando o cenário de conformidade nas empresas, proporcionando novas ferramentas que qualificam a gestão de todos os processos regulatórios.

Em meio a tudo existem questões técnicas, éticas e legais relacionadas com o tema. Mas, para aqueles que utilizam corretamente a solução, a adoção da IA no compliance pode representar um avanço significativo, promovendo mais eficiência e segurança nos processos e, até mesmo, tornando-se um diferencial competitivo.

Por isso, é fundamental contar com parceiros realmente qualificados e inovadores, capazes de oferecer a solução certa para a gestão de compliance da sua empresa de forma eficiente.

Deixando agora a teoria um pouco de lado, certamente surgem algumas perguntas. Como tudo isso funciona na prática? Como a IA contribui de forma legítima para o compliance das empresas? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Inteligência artificial no compliance

Assim como ocorreu em diversos países, o Brasil possui uma legislação específica, com definições, regras e punições, que trata sobre a conformidade das empresas. Considerada como um marco para o compliance brasileiro, a Lei n.° 12.846, de agosto de 2013, “dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências”.

Com o posterior complemento de outras leis e normas, o país possui uma série de regras para garantir que as empresas atuem em conformidade, com processos transparentes e eficientes.

Em paralelo, a inteligência artificial começou a ganhar “terreno” nos últimos anos, automatizando e qualificando tarefas repetitivas, analisando com eficácia uma grande quantidade de dados e apresentando com facilidade informações úteis e estratégicas que auxiliam em inúmeras tomadas de decisões.

Hoje, com a combinação desses “dois mundos”, as empresas têm à disposição soluções capazes de inovar e qualificar os programas de integridade corporativa, com resultados reais.

Com o suporte da inteligência artificial no compliance, as empresas conseguem, por exemplo, automatizar o trabalho de análise de contratos e outros arquivos, o que representa um aprimoramento na governança de documentos.

Outra aplicação é a capacidade de monitorar com grande eficácia os processos operacionais do dia a dia, identificando possíveis irregularidades e, consequentemente, permitindo uma análise apurada de cada etapa, eliminando com maior precisão os riscos.

A automatização de determinadas tarefas com o suporte da inteligência artificial também garante mais agilidade ao trabalho, mas sempre preservando a qualidade elevada das atividades, o que deixa os colaboradores livres para a realização de funções mais estratégicas e com impactos diretos nos resultados das empresas.

Canal de denúncias e a inteligência artificial

Entre as diversas aplicações possíveis no compliance, destaca-se a automatização dos canais de denúncia com o suporte da inteligência artificial.

Além de qualificar o atendimento, essa inovação garante integridade ao processo, assegurando a confiabilidade e a segurança dos relatos, assim como preserva a identidade do denunciante.

De forma pioneira, essa funcionalidade foi desenvolvida e incorporada à solução do clickCompliance, empresa inovadora no desenvolvimento de soluções tecnológicas que descomplicam, agilizam e qualificam a gestão do compliance nas empresas.

Entre as vantagens, o auxílio da inteligência artificial nos canais de denúncia contribui desde o aprimoramento dos relatos, passando pela triagem e a priorização automática, com o acompanhamento de cada etapa até a conclusão dos casos, sempre garantindo o anonimato e a privacidade.

Só para ter uma ideia, levantamentos demonstram que cerca de 40% das denúncias nos canais são incompletas, o que inviabiliza a resolução do problema. Para solucionar esse contratempo, a inteligência artificial identifica possíveis lacunas nos relatos e solicita as informações complementares.

Em tempo real, a inovação classifica os casos, identificando a gravidade e a urgência, o que qualifica a triagem e agiliza cada etapa. Outro ponto importante é o direcionamento da denúncia de forma automática para a pessoa certa, evitando até mesmo a interferência indevida na análise dos fatos apresentados, na apuração de possíveis responsáveis e, claro, na solução do caso.

Além disso, a inteligência artificial aplicada nos canais de denúncia facilita a análise de métricas para o aprimoramento permanente das companhias. Isso, claro, em um trabalho customizado, ajustado de acordo com as particularidades de cada empresa.

Vantagens da IA no canal de denúncias

Na prática, a utilização da inteligência artificial em um canal de denúncias promove inúmeros benefícios tanto para as empresas e os profissionais das equipes de compliance quanto para os usuários em geral.

Para facilitar o entendimento, vamos utilizar como exemplo a anonimização dos dados. Com a possibilidade de relatar irregularidades de forma anônima, como casos de assédio moral ou sexual e desvios financeiros, por exemplo, o colaborador pode se sentir muito mais seguro na hora de denunciar, justamente por estar falando com uma atendente virtual.

Mesmo sem acesso aos dados sensíveis, as equipes do compliance têm à disposição todos os detalhes da denúncia para a correta apuração dos fatos. Por fim, a garantia de anonimato protege o denunciante, assim como garante a integridade de todo o processo.

Por sua vez, a automação de determinadas tarefas e a classificação automática das denúncias agiliza a investigação, facilitando o trabalho das equipes de compliance e acabando com a sensação de impunidade por parte do denunciante.

Outro ponto importante é a transparência, onde cada etapa ocorre com eficiência e integridade, de forma segura tanto para a empresa quanto para os profissionais de compliance e, claro, para o denunciante.

A cada dia, a IA se faz mais presente em inúmeros processos. Com ética, responsabilidade e conhecimento técnico apurado, é possível desenvolver soluções que realmente contribuam para a gestão do compliance, garantindo resultados positivos reais para qualquer companhia.

Quer saber mais como a tecnologia qualifica e, ao mesmo tempo, simplifica a gestão do compliance da sua empresa? Então acesse o site https://clickcompliance.com.

Patrocinado por: