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Tecnologia

Torre de controle logístico facilita acompanhar todas as etapas

A torre de controle logístico proporciona uma quantidade incrível de fatores positivos para o dia a dia do trabalho
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 8 de agosto de 2022
Foto de Pixabay no Pexels

Ter uma torre de controle logístico é fundamental para gerenciar todas as etapas das entregas de uma empresa. O motivo é simples e, ao mesmo tempo, com um resultado bastante amplo: trata-se de uma estrutura que permite visibilidade de tudo o que está acontecendo com essas entregas e em tempo real, algo que as necessidades, combinadas com o avanço da tecnologia, exigem cada vez mais.

A torre de controle faz parte da Logística 4.0, conceito relacionado com o aumento da eficiência no setor pela utilização de novas tecnologias. É uma espécie de ramificação da chamada Indústria 4.0, que ganhará ainda mais corpo com o crescimento da internet 5G no Brasil.

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, ela reúne um amplo sistema de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, computação em nuvem e a IOT (Internet Of Things, a Internet das Coisas, em português, que é a interconexão digital entre os objetos com a internet), envolvendo automação e troca de dados.

Benefícios da torre de controle logístico

A torre de controle logístico proporciona uma quantidade incrível de fatores positivos para o dia a dia do trabalho: maior eficiência, mais rapidez para a operação, maior transparência nas informações, mais controle sobre o que está acontecendo e mais confiança aos clientes.

A junção de todas estas vantagens faz com que o negócio cresça e apareça para os clientes atuais, ajudando também na conquista de outros que estejam pensando em contratar a implantação do serviço.

Com a torre de controle logístico é possível, dentro dessa visibilidade do que está acontecendo em campo em tempo real, agir de forma proativa, enviando alertas por e-mails para os clientes sobre as suas entregas, além de disponibilizar o status delas. São práticas fundamentais para a transparência do processo.

Indicadores

Além disso, há chance de acompanhar os indicadores de performance das entregas e medir o nível de satisfação por intermédio do SLA, sigla para identificar o termo em inglês Service Level Agreement – em português, Acordo de Nível de Serviço. Também pode ser chamado de Contrato de Nível de Serviço ou Garantia de Nível de Serviço. Ele consiste, basicamente, em contrato firmado entre as partes envolvidas em uma transação comercial.

O principal objetivo é definir as responsabilidades de cada um quanto aos serviços contratados. Também estão inseridas questões como normas, metas, prazos e outras que guardam relação.

A estrutura também permite ainda medir o cumprimento dos prazos de entrega (OTD, sigla de On-Time Delivery, que em português significa Entrega no prazo), indicador que mede o percentual de pedidos entregues dentro do prazo e é usado para mensurar o tempo de separação e expedição do pedido.

Com a torre de controle logístico, é possível também observar outros indicadores importantes para a logística, como o OTIF (On-Time in-Full, que em português significa No Prazo e Completo), responsável por medir se o item foi entregue no prazo e dentro das especificações solicitadas pelo cliente.

Outras possibilidades permitidas pela estrutura operacional montada estão, igualmente dentro dessa gestão de todas as ocorrências em campo em tempo real, na chance de conversar com o motorista por intermédio do chat, a fim de reverter um possível problema. Controlar devoluções, rotas e nível de qualidade ajudam a compor esta extensa lista de vantagens que ajuda a otimizar recursos.

Particularidades, processos e pessoas

A criação da torre de controle logístico varia de empresa para empresa. Até porque cada um tem suas particularidades e necessidades específicas da sua operação. Por essa razão, os itens variam de acordo com o que cada cliente deseja visualizar.

Desta forma, ouvir o cliente e saber do que ele precisa é essencial, tornando o processo de elaboração do que a tecnologia vai oferecer à empresa um projeto a quatro mãos.

Há quem precise saber da quantidade de carros que saíram em um horário específico e os que chegaram ao centro de distribuição, de modo a medir a pontualidade, algo que o tempo real colabora decisivamente. Ou é interessante saber a produtividade de cada transportadora, levando em conta os casos em que se trabalha com mais de uma, refinando por região, sabendo em qual delas a eficiência é maior e em qual é menor.

Em meio a uma grande quantidade de dados relevantes, não se pode esquecer das pessoas que vão interpretar tantos números e tirá-los da frieza que os caracterizam, tornando-os quentes para a resolução de problemas com soluções adequadas, em meio a um processo de mudança que a empresa interessada tem de passar – e em todos os cargos e setores. É uma parte do cumprimento dos três pilares nos quais uma torre de controle está apoiada: tecnologia, pessoas e processos.

Vale recordar que a estrutura física é fornecida pelos clientes. A Comprovei oferece o software que irá compor as informações que serão colhidas em campo pelos motoristas por intermédio do aplicativo Comprovei Entregas.

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