
O varejo viveu um cenário positivo, com muita resiliência, em um mercado de trabalho aquecido, com expansão do crédito e aumento da renda da população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de varejo brasileiro registrou o maior crescimento das vendas em 12 anos em 2024 – aumento de 4,7%, o oitavo ano de expansão e no ritmo mais intenso desde 2012 (+8,4%).
Os dois setores, entre as 11 atividades pesquisadas, que puxaram o crescimento do setor foram: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com alta de 14,2%, e veículos e motos, partes e peças, com crescimento de 11,7%.
Como um dos setores mais dinâmicos da economia, o varejo segue em constante evolução e atualização. Novas tecnologias, mudanças no comportamento da população e cada vez mais integração digital impulsionam fortemente o avanço do segmento.
A conexão entre o mundo físico e o digital é um dos pilares dessa transformação do setor. De formas cada vez mais inteligentes, as lojas físicas e os e-commerces irão se conversar, usando soluções de inteligência artificial e big data para personalizarem a experiência de compra, tornarem as experiências dos clientes cada vez melhores e criarem vantagens competitivas.
A automação no varejo
Uma das soluções que já são praticamente realidade e quem vem revolucionando o setor é a automação. De caixas autônomos até robôs para atender os clientes, processos automatizados se tornaram parte essencial na operação das lojas. Esse movimento colabora para a redução de custos, oferecendo conveniência, praticidade e mais agilidade para o consumidor.
Estoques e a cadeia de suprimentos também são impactados por essa realidade, podendo ser administrados de forma totalmente automatizada. Visualização do estoque em tempo real, o que entra e o que sai, previsibilidade de compras – é assim que a automação ajuda a reduzis desperdícios e otimizar os recursos no varejo.
O poder dos dados
Outro fator que ajuda a desenhar o varejo do futuro é o modo como o setor trabalha com dados, e o segredo está na personalização. A partir de big data e da inteligência artificial, os varejistas conseguirão oferecer experiências cada vez mais adequadas e segmentadas de acordo com as necessidades e interesses de seus clientes.
Os dados têm o poder de mostrar tendências, necessidades e preferências dos indivíduos, permitindo que as empresas analisem, estudem e desenvolvam ações baseadas nessas informações, implementando estratégias de marketing muito mais assertivas e eficazes.
Mas o trabalho com dados exige atenção especial para a coleta de dados e privacidade do cliente. São inúmeras leis e regulamentações que regem esses fluxos, protegendo as informações e como elas devem ser usadas. A base de tudo é a transparência.
Integração entre o on e o off
A omnicanalidade também é tendência no setor, possibilitando uma experiência de compra consistente e fluida para os consumidores, independentemente de estarem comprando por meios digitais ou em um ambiente físico.
As empresas precisam investir em soluções e estratégias que permitam uma transição suave entre os canais. Ao apostar na omnicanalidade, o objetivo deve ser a satisfação do cliente. Por isso, é essencial que a empresa conheça quem é seu público-alvo antes mesmo de integrar todos os seus canais. Precisa entender hábitos de compra, para, então, saber como e onde encontrá-los, e, assim, investir na comunicação mais adequada.
Transparência é fator-chave
Como tendência, muito se fala também no aumento da demanda por práticas sustentáveis e consumo consciente. As pessoas estão cada vez mais atentos a boas práticas e ações com menor impacto ambiental e de olho em investimento das marcas na área social.
E quando se fala em sustentabilidade não é só apenas nos produtos que as marcas oferecem, mas suas práticas como empresa, incluindo sua cadeia de suprimentos e até como se relaciona com seus clientes.
Por isso, a transparência será um fator-chave. Saber a origem dos produtos, como são produzidos e como impactam o meio como um todo são fatores que influenciam a escolha dos clientes atualmente. A rastreabilidade, por exemplo, que é feita a partir do investimento em tecnologias atuais, ajuda os varejistas em processos mais sustentáveis, proporcionando mais confiança e gerando fidelidade no longo prazo.
Personalização e estratégia
Os clientes têm buscado melhores experiências e sem atrito, que atendam às suas necessidades e interesses, por diversos canais e pontos de contato com as marcas. Por isso, a combinação entre tecnologia e interação humana é a tendência e será a chave para um atendimento eficiente e memorável.
Aqui, o segredo é investir em parceiros estratégicos preparados para atender a todos os tipos e tamanhos de empresa. Com a escolha certa, a inovação permitirá o correto diálogo entre lojas físicas e online, garantindo resultados realmente expressivos.