
SMS: comunicação simples que transforma o atendimento. Foto: Uriel Mont / Pexels
Será mesmo que o SMS ainda é relevante em uma estratégia para melhorar o atendimento ao cliente? Acredite, quando corretamente trabalhada, essa solução faz toda a diferença para os resultados.
É preciso lembrar que os consumidores estão cada vez mais exigentes com as marcas e com os serviços e produtos que elas oferecem. Hoje, as empresas entenderam que, para superarem as expectativas dos clientes e transformarem esse contato em uma oportunidade de lucro, precisam adotar ações mais personalizadas de fidelização.
Quando os clientes têm uma experiência positiva e têm suas preferências atendidas, eles se tornam defensores da marca. Isso é resultado de um atendimento de excelência, em conjunto com ações recorrentes, demonstrando interesse e valorização por essa parceria.
Clientes fiéis costumam: comprar com mais frequência; gastar mais em uma única compra; divulgar, de forma espontânea, a empresa; e oferecer feedbacks valiosos mesmo quando uma experiência não for boa.
Dessa forma, a estratégia de qualquer empresa precisa trabalhar com ferramentas eficientes e ágeis, onde o SMS se destaca.
SMS e a experiência no atendimento
Tudo parte do contato e da relação que o cliente cria com a marca. Os atendimentos evoluem conforme as tecnologias também evoluem. O uso de mensagens de texto tem cada vez mais espaço nessa relação, principalmente depois da criação de apps como o WhatsApp.
Com muitas ferramentas disponíveis, o Short Message Service (SMS) ainda se destaca como uma solução eficiente. Esse sistema é versátil e permite o envio de comunicações personalizadas. Com estratégias bem definidas, as empresas conseguem fortalecer relacionamentos e garantir que seu público receba as informações necessárias com agilidade e simplicidade.
De acordo com a Pesquisa de Comportamento de SMS do Consumidor de 2024, o marketing de texto, com uma taxa de abertura de 98%, está entre o canal preferido de consumidores. O levantamento mostrou que os clientes escolhem o SMS no lugar de outros canais combinados para receber mensagens práticas e úteis, como lembretes de compromissos, segurança de conta, notificações de emergência, confirmações de entrega, entre outros.
Simplicidade gera mais engajamento
Dessa forma, é possível disse que o SMS permanece atual e essencial porque é simples. Entre os diferenciais desta solução estão a facilidade de utilização, o que gera uma elevada taxa de abertura das mensagens, e interação dinâmica com o retorno rápido dos clientes.
Diferentemente de outras ferramentas, o SMS tem a vantagem de não necessitar de um aplicativo específico para funcionar, eliminando assim uma grande barreira relacionada aos gostos pessoais por determinados apps.
A simplicidade na utilização permite trabalhar com eficiência o engajamento dos clientes, proporcionando interações positivas com os consumidores.
Por isso, o SMS se tornou uma ferramenta estratégica para alcançar clientes de forma mais ágil e gerar maior engajamento a partir de usos específicos:
Promoções personalizadas: as promoções são enviadas de acordo com o perfil e comportamento do cliente. Por exemplo: “Oi, fulano! Você tem R$ 35 de cashback na sua próxima compra. Aproveite, o benefício vale até 29/03!”
Alertas: esteja na agenda do seu cliente. Envie SMS para lembrá-lo de eventos importantes, como datas de vencimento, atualizações de pedidos e agendamentos. Ser proativo melhora a experiência do consumidor e garante que ele tenha acesso a informações necessárias.
Programas de fidelidade: quando se fala em fidelização dos clientes, o SMS ajuda a mantê-los engajados com programas de pontos, por exemplo, informando o saldo, quais prêmios disponíveis, atualizações das regras etc.
Comunicação automatizada: quer escalar a fidelização de clientes? Automatizar as mensagens pode ser o maior passo na evolução da comunicação entre marca e consumidor. Com tecnologia embarcada, é possível configurar os fluxos que enviam mensagens na data correta, com base em demandas específicas.
Potencialize o uso do SMS
Com tantas vantagens, o SMS se transforma em uma solução apropriada para qualquer empresa que busca melhorar o relacionamento com os clientes em busca de resultados cada vez mais expressivos.
Isso, claro, depende de alguns fatores. A começar pela integração dos diferentes canais disponíveis, como um número 0800. Além disso, é necessário contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto, capaz oferecer a melhor opção para cada empresa.
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