
Agência do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), a JICA promove um seminário de educação ambiental com a participação de professores japoneses e brasileiros.
Com o título “O resultado da implementação da metodologia japonesa de educação ambiental em Caçapava e a sua contribuição no futuro”, o evento acontecerá no dia 19 de setembro (terça), às 15 horas, no salão nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), na Rua São Joaquim 381, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Além das palestras ministradas pelos professores japoneses Kiichiro Arima e Kazuyo Tamagushi, o seminário contará com a presença dos professores Marcio de Rocha Souza e Silene de Castilho Daniel, que atuaram como coordenadores locais da primeira e segunda fase do projeto em Caçapava. Na ocasião, eles relatarão os desafios enfrentados, os resultados obtidos e o futuro da educação ambiental no município no interior de São Paulo.
O seminário contará ainda com a participação do diretor do Colégio Harmonia, em São Bernardo de Campo, Edilson Bertucci. Como parte do trabalho de expansão do projeto de Caçapava, a escola implementou a capacitação dos professores, por meio de uma parceria com o Programa Shizen Ambiental.
No encontro, Bertucci discorrerá sobre os resultados da implementação desta parceria, que proporcionou aprendizagem ambiental para crianças e adolescente.
Gratuito, o evento é limitado para 100 inscritos.
Para participar, basta se cadastrar gratuitamente no link https://forms.office.com/r/4eVv8Qa0rm
JICA e o meio ambiente
Como parte do trabalho de implementação da ODA, a educação ambiental faz parte das ações promovidas pela JICA no Brasil. Aliás, a relação da agência com o tema ocorre há um bom tempo.
Durante sete anos, cerca de 20 brasileiros, professores e servidores públicos, indicados pela Prefeitura de Caçapava receberam treinamento técnico na província de Shimane, no Japão. O objetivo da ação é promover a compreensão da metodologia de educação ambiental implementada nas escolas japonesas.
Ao considerar a criança como o principal ator de transformação do meio ambiente onde vive, a metodologia incentiva os alunos nas três etapas de conscientização ambiental: observação, reflexão e ação.
Do lado japonês, um grupo de 12 especialistas e professores de educação ambiental estiveram em Caçapava para estudar as características locais e a adaptação da metodologia educativa japonesa ao sistema educacional brasileiro. Além disso, coordenaram a produção de material teórico-prático e o desenvolvimento de um sistema de treinamento e capacitação de professores e educadores, que incluiu práticas como “furikaeri” (feedback das aulas) e “jugyou kenkyu” (lesson study ou pesquisa de aula).
Em 2022, o município de Caçapava aprovou a lei 5976, que institucionalizou a educação ambiental como parte das políticas públicas. A iniciativa representou um importante avanço na conscientização ambiental e na sustentabilidade da sociedade local.
Com parte desse trabalho contínuo, os professores Kiichiro Arima e Kazuyo Tamagushi (SIC-Shimane International Center) chegam ao Brasil em setembro para avaliar os resultados dos sete anos de implementação do projeto de educação ambiental, executado através de uma cooperação técnica entre JICA, província de Shimane e o município de Caçapava.
Projeto financiado pela JICA
O projeto de educação ambiental implementado entre a província japonesa de Shimane e o município de Caçapava recebeu o apoio financeiro da JICA, por meio da modalidade de assistência Projetos Comunitários.
Vale destacar que a JICA apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.
Dessa forma, os Projetos Comunitários consistem nas atividades de cooperação da JICA nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Nas ações, as entidades proponentes japonesas (ONGs, universidades, governos locais e entidades de utilidade pública) planejam e implementam os projetos em conjunto com as entidades sem fins lucrativos do país-alvo. Com isso, conseguem transferir sua experiência, know-how e expertise para gerar impactos positivos nas comunidades beneficiadas.
Programa Shizen Ambiental e a parceria com o Colégio Harmonia
Após o encerramento do Projeto de Educação Ambiental Shimane-Caçapava, os ex-bolsistas da JICA que receberam o treinamento técnico em Shimane se uniram sob a liderança do idealizador do programa, Sérgio Hiroaki Ishikawa, na tentativa de formatar um programa com o objetivo de difundir e expandir a metodologia de educação ambiental em outras localidades, além de Caçapava.
“O nosso projeto está consistente e consolidado. Entretanto, lembramos que não se trata de uma verdade única. Portanto, esperamos somar nossas forças com os milhares de professores brasileiros que se dedicam diariamente na tarefa de educação ambiental da futura geração do nosso planeta”, declara Ishikawa.
Em 2022, Colégio Harmonia, em São Bernardo de Campo, implementou a capacitação dos professores, por meio de uma parceria com o Programa Shizen Ambiental.
“O projeto de educação ambiental Shimane-Caçapava foi uma iniciativa inédita Brasil afora. Considero que hoje Japão e Brasil estão unidos por meio da educação ambiental”, afirma o coordenador do projeto do Programa Shizen Ambiental, Marcio de Rocha Souza.
Por sua vez, o professor Arima – que atuou como gerente de projeto nas duas fases da sua implementação, recorda que os desafios no desenvolvimento das atividades do projeto foram muitos. Entretanto, houve também momentos de descontração e socialização com os profissionais brasileiros.
“O Brasil pela sua distância geográfica é o país mais distante do Japão, mas posso afirmar que hoje, por meio da educação ambiental, tornou-se o país mais próximo para nós”, conclui Arima.
Para saber mais sobre o trabalho da JICA, acesse o site.
Para as atividades do Programa Shizen Ambiental, acesse o site.