Nas últimas semanas, a primeira edição do Prêmio Melhores Escritórios Digitais movimentou aqueles que, desde sempre, promovem uma atuação online, em prol de compartilhar conhecimento jurídico e deixar as áreas do Direito mais acessíveis.
Organizado pela ADVBOX, a premiação contou cerca de 400 escritórios de advocacia inscritos, avaliados em três grupos de categorias:
- Marketing Jurídico
- Gestão Jurídica
- Áreas do Direito
No entanto, apenas 98 foram indicados ao prêmio, que possui 23 categorias. No dia 27 de março, 20 delas já foram nomeadas e os vencedores conhecidos. Confira a lista dos ganhadores:
PRÊMIO PRINCIPAL
Melhor Escritório Digital 2023: Sousa Advogados
MARKETING JURÍDICO
Melhor Instagram: Rafael Gonçalves Advocacia
Melhor TikTok: Janaina Bastos Advocacia
Melhor Site/Blog: Koetz Advocacia
Melhor Canal YouTube: Gabriela Lopes Advocacia
Melhor Assessoria de Imprensa Digital: Berwanger Advogados
GESTÃO JURÍDICA
Melhor Controladoria: Marmentini Advocacia
Melhor CEO: Sousa Advogados
Melhor Equipe Fechamento: Peterson e Escobar Advogados
Maior Abrangência Geográfica: Koetz Advocacia
Maior Abrangência da Equipe: Lee, Brok e Camargo Advogados
ÁREAS DO DIREITO
Melhor Ambiental e Agro: Juliano Quelho Advogados
Melhor Consumidor e Contratualista: Filipe Oliveira Advogados
Melhor Criminal: Gabriel Bulhões Advogados
Melhor Administrativo: Thiago Calandrini Advocacia Especializada
Melhor Cível: Euro Firma de Advogados
Melhor Família e Sucessões: Rafael Gonçalves Advocacia
Melhor Previdenciário: Jerusa Prestes Advocacia Previdenciária
Melhor Tributário e Empresarial: Lourenço Marques Sociedade de Advogados
Melhor Trabalhista: Marcomin Advocacia
Diferencial como destaque e referência
Cada categoria possui critérios específicos de avaliação. Contudo, cada indicado passou pela banca avaliadora com o olhar indicado a perceber aqueles que mais inovam em suas áreas e que usam isso a favor da sociedade.
Mas qual o diferencial daqueles que se destacaram na cerimônia de premiação?
Começando pela categoria principal, o prêmio de Melhor Escritório Digital. A primeira edição teve como campeão o pessoal da Sousa Advogados, que também recebeu o título de melhor CEO, concorrendo com Jonas Sousa.
O escritório eleito é considerado o primeiro digital da região norte do Brasil, e há cerca de quatro anos vem investindo em tecnologia. Além de contar com quatro sedes físicas no Macapá (AP), utiliza o sistema da ADVBOX para atender o público de forma online, lidar com uma receita que já passa dos R$ 2 milhões e administrar mais de 35 colaboradores e sócios.
Em 2022, o escritório ainda teve a iniciativa de abraçar o projeto Norte Sem Fome, ao reservar uma parcela de seus honorários para doações mensais. A quantia destinada às famílias carentes resultou na compra de mais de R$ 100 mil em alimentos.
Marketing Jurídico
Na categoria Melhor Instagram ou Facebook, o escritório Rafael Gonçalves Advocacia superou os demais candidatos e levou a melhor. Hoje, o grupo tem mais de 800 mil seguidores nas redes e conta com quase 100 milhões de visualizações dos conteúdos. Com sede em São Sebastião do Paraíso (MG), Rafael atua no Direito da Família, com ênfase em atender mulheres que passam por momentos delicados, como divórcios, guarda de filhos e entre outros.
Na sequência, o prêmio de Melhor TikTok foi entregue à Janaina Bastos Advocacia. O escritório possui mais de 1,2 milhões de seguidores na plataforma, que recebem conteúdo de conhecimento jurídico que busca a conscientização sobre leis trabalhistas. Localizado em Salvador (BA), o grupo tem mais de 2,5 milhões de fãs em todas as redes sociais.
Já o escritório Koetz Advocacia, de Florianópolis (SC), que atinge mais de 2 milhões de pageviews mensais, ganhou a categoria de Melhor Blog/Site. Especializado nas áreas Previdenciária, Internacional e Migratória e no Direito Tributário, detém mais de 300 mil usuários mensalmente no site.
Os donos do Melhor Canal do YouTube, por outro lado, ficou com o escritório Gabriela Lopes Advocacia. O grupo se destacou, entre os indicados, pela atuação no Direito Previdenciário, que agrega conteúdo na plataforma a mais de 210 mil inscritos. Direto de Pouso Alegre (MG), a performance da equipe é voltada a prestar auxílio sobre dúvidas em relação à aposentadoria, auxílio-doença e outros benefícios do INSS.
E fechando a categoria de Marketing Jurídico, o pessoal da Berwanger Advogados recebeu o título de Melhor Assessoria de Imprensa Digital. A especialidade do escritório, dentro do Direito Previdenciário, utiliza o setor de imprensa para atrair referências ao próprio site. Com sede em Candelária (RS), ao todo, são mais de 330 links e páginas referenciando o trabalho do grupo Berwanger, bem como cerca de 13 mil resultados nos buscadores.
Gestão Jurídica
Na categoria Melhor Controladoria Jurídica, com o objetivo de analisar a gestão e organização do escritório, a Marmentini Advogados foram os campeões A vitória do escritório veio da gestão de apenas quatro colaboradoras, sendo somente uma advogada e uma controler, de uma carteira de mais de 800 processos previdenciários. O destaque foi a organização de prazos, rotina de procedimentos e controle de qualidade.
O controle também foi destaque para o escritório Peterson e Escobar Advogados. Após adotarem a metodologia de um escritório digital, fecharam dezenas de contratos com servidores públicos e concurseiros. Somente em 2023, foram mais de 540, no total. Por conta disso, o grupo de Três Corações (MG) levou o prêmio de Melhor Equipe de Fechamento de Contratos.
E além de levar a categoria de Melhor Site, a Koetz Advocacia também conseguiu performar dentro do grupo de Gestão Jurídica e ganhou o como Maior Abrangência Geográfica de Atuação. A análise mostrou o desempenho do escritório ao atuar em mais de 1.200 cidades brasileiras e internacionais, dentro de 105 estados diferentes. No Brasil, além de estar em todas as unidades federativas, soma a participação em mais de 50 tribunais.
Já em relação à Maior Abrangência Geográfica da Equipe, o ganhador foi o pessoal da Lee, Brock e Camargo Advogados. Por ser um espaço full service, o que garantiu a vitória da categoria foi ter uma equipe de mais de 400 pessoas, extremamente diversificada e atuação voltada para ESG (Environmental, Social and Governance). Apesar da sede em Itaim Bibi (SP), atende dentro e fora do país.
Áreas do Direito
Cada área do Direito listada na premiação também teve destaque. O grupo avaliou nove categorias. E na primeira delas, o prêmio de Melhor Escritório Cível foi para o grupo Euro Firma de Advogados, de Brasília (DF). O diferencial da equipe foi apresentar um modelo de gestão inovador, com mais de 30 sócios e sede em sete estados do Brasil. Na internet, são mais de 151 mil seguidores que o acompanham.
Na área Criminal, Gabriel Bulhões Advogados Associados, da capital do Rio Grande do Norte, mostrou uma gestão hiper especializada no Direito Criminal Econômico e venceu a categoria. A equipe atua em cinco tribunais de Justiça.
Já pela categoria Melhor Escritório Trabalhista, foram oito indicados ao prêmio. A avaliação encontrou na Marcomin Advocacia, de Criciúma (SC), um escritório tradicional, familiar, mas que investiu no espaço digital para inovar, sobretudo, na presença nas redes sociais, que conta com mais de 17 mil seguidores. Além de ser forte na região sul do país, expandiu o conhecimento jurídico a outros territórios do Brasil.
Também presente em plataformas como Instagram e TikTok, somando quase 30 mil seguidores, Thiago Calandrini Advogados é referência digital na área Administrativa e Constitucional. A performance garantiu a vitória do escritório na categoria, inclusive, destacando uma atuação em prol de servidores públicos e concurseiros a lidar contra o abuso de poder estatal. O grupo da capital manauara tem mais de 500 avaliações nota cinco no Google.
Na categoria Melhor Escritório Consumidor e Contratualista, Felipe Oliveira Advogados venceu. E assim como o campeão da anterior, são mais de 500 avaliações nota máxima no Google que o grupo, especializado na área bancária, tem no currículo. Além de atuar em mais de 1.200 processos no país, a equipe de Juiz de Fora (MG) se destaca com um perfil inovador, contando com mais de 20 mil seguidores na internet.
Concorrendo com outros cinco à categoria Melhor Escritório Previdenciário e Saúde, Jerusa Prestes Advocacia foi a vencedora. Representando uma gestão feminina e humanizada, é destaque em Giruá (RS), mas atende a todo o país. O desempenho digital do escritório nas redes sociais gerou, até aqui, quase 400 mil seguidores.
Vencedor do Melhor Instagram ou Facebook, Rafael Gonçalves Advocacia também garantiu a vitória como Melhor Escritório de Família e Sucessões. São sete anos de atuação na área, e hoje já totaliza a assistência a mais de 1.700 clientes. Como dito, Rafael já ultrapassa o número de mais de 1 milhão de seguidores nas redes, por compartilhar o conhecimento jurídico de uma forma singular.
Direto da capital paulista, o time da Lourenço Marques e Advogados também venceu uma das categorias, desta vez como Melhor Escritório Tributário e Empresarial. A atuação do grupo no país todo tem rendido uma legião de mais de 20 mil seguidores nas redes sociais, recebendo conteúdos jurídicos com foco em impostos sobre patrimônio.
Por fim, o Advogado do Agro, como ele mesmo se denomina, Juliano Quelho Advogados fechou a premiação vencendo como Melhor Escritório Agro e Ambiental. Com sede em Campo Grande (MS), e atuando também em São Paulo, o grupo apresenta uma forte presença nas mídias sociais, assim como no site.