Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Tecnologia

A ascensão de assistentes virtuais como ferramenta de compra

A experiência de compra é aprimorada constantemente com o avanço da tecnologia, aproximando cada vez mais os clientes das marcas
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
9 de abril de 2025
Foto de Jonathan Borba no Pexels

É unanimidade hoje que, para se destacar no mercado, as empresas, principalmente no varejo, precisam saber “ler” seu público e seu comportamento para poder oferecer o que realmente ele precisa, atendendo suas necessidades de compra e criando uma experiência positiva.

O avanço da tecnologia facilitou muito esse processo. Hoje, certamente a inovação está presente em qualquer estratégia que busca melhorar a jornada de compra.

Apesar de mais exigentes, os clientes atualmente se aproximam das empresas que se identificam, transformando-se até mesmo em “embaixadores” das marcas. Dessa forma, a inovação surge como uma ferramenta para a construção, administração e aprimoramento desse relacionamento.

Se destacando nas tendências, o e-commerce vem evoluindo e ganhando cada vez mais espaço, agregando outros recursos para o aprimoramento da experiência do cliente.

Este é o caso do voice commerce, por exemplo. Em linhas gerais, a solução permite que o consumidor pesquise produtos, encontre promoções e compre os produtos e serviços desejados apenas falando com a máquina, sem precisar digitar palavras ou textos na tela.

Mas como isso funciona na prática e quais os reais benefícios para o varejo? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Compra por comando de voz

Das “alexas até às TVs inteligentes, a tecnologia dos smart devices já faz parte da nossa rotina. O indivíduo não fica mais preso a um computador, basta um celular com internet e o poder de compra está na palma da mão.

É nesse cenário que o varejo vem evoluindo e se adaptando, para seguir fornecendo experiências inovadoras e impactantes para os consumidores.

Uma dessas soluções é o voice commerce. Aqui, ao invés de digitar, o consumidor usa a voz para se comunicar e, com isso, fazer suas solicitações para os assistentes virtuais.

Essas ferramentas de inteligência artificial mapeiam os sites que já possuem a tecnologia agregada e, consequentemente, mostram os resultados para o cliente. E todo o processo de compra pode ser realizado por meio da voz, desde a busca até o pagamento e o pós-vendas.

Muito mais do que uma atualização do varejo eletrônico tradicional, essa solução permite construir uma relação mais agradável, simples e prática mesmo em uma interação com a máquina. Afinal, basta dizer o que se deseja e o equipamento faz todo o trabalho.

Conveniência, agilidade e acessibilidade

Entre as principais vantagens que o voice commerce trouxe para o varejo estão a facilidade e acessibilidade na jornada de compra. Afinal, com um comando de voz o cliente consegue se comunicar de forma prática e rápida com a máquina, sem precisar digitar qualquer palavra.

A interação simplifica o processo, assim como economiza tempo, tanto do consumidor quanto do próprio varejo. Além disso, facilidade promovida pelo voice commerce garante o acesso de pessoas com deficiência, democratizando o varejo.

Essa aproximação do consumidor com as marcas traz ainda outra vantagem: a customização. Assim como em qualquer bom relacionamento, o tempo gera um histórico. Para o varejo, esses dados permitem identificar preferências e comportamentos.

Consequentemente, torna-se possível personalizar a experiência, customizando os processos de pesquisa e compra para melhor atender cada pessoa, aumentando também a fidelização com a marca.

Desafios e evolução

Como toda evolução de sistemas e tecnologias, ajustes e atualizações são sempre necessários, com o voice commerce não é diferente. A solução possui desafios tanto no campo da privacidade quanto no aprimoramento da interação com as pessoas, em busca de uma comunicação mais natural.

Apesar disso, a evolução constante contribui para a construção de um cenário animador quando o assunto é a utilização da tecnologia como aliada do varejo para o aprimoramento da experiência dos consumidores.

Com recursos aprimorados constantemente, a tecnologia se tornará um atendente indispensável no dia a dia das pessoas. Para o varejo, isso representa um valioso diferencial, contribuindo até mesmo na gestão, no planejamento e na expansão da empresa.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato