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Dicas para melhorar a qualidade do seu atendimento e lucrar mais

Para ter mais chances de reter, criar uma relação positiva e fidelizar consumidores, as empresas precisam investir em soluções para melhorar o atendimento
Estadão Blue Studio Express
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6 de março de 2025
Foto de Mikael Blomkvist no Pexels

No momento de uma compra ou da resolução de um problema, um bom atendimento muda o jogo. Os clientes, hoje, buscam cada vez mais experiências completas positivas, com as quais possam se conectar com a marca – não querem somente adquirir um produto ou serviço.

O relatório CX Trends 2024, realizado pela Octadesk e Opinion Box, destacou como a jornada que um consumidor tem com aquela marca pode impactar se ele irá continuar se relacionando com aquela marca (cliente fidelizado) ou não. De acordo com o levantamento, 58% das pessoas afirmaram que já deixaram de comprar em uma empresa por conta de uma experiência ruim.

Entre os principais pontos negativos que podem abalar a experiência, estão: o atraso de entregas, com 27%; demora para resolução de problemas, com 15%; poucas alternativas para contato com suporte, também com 15%; e, por último, a falta de atualização entre marca e cliente.

Detalhes sobre um bom atendimento

É sempre bom lembrar que o consumidor nunca pode deixar seu estabelecimento (seja físico ou digital) com o sentimento de que foi mal atendido. Pode ser até mesmo antes de chegar até sua empresa – no primeiro contato para dúvidas, reservas etc. Se esse contato não funciona, a primeira impressão já falhou.

Para garantir um atendimento de qualidade, e ter mais chances de reter, criar uma relação positiva e fidelizar consumidores, as empresas precisam investir em ações e soluções que melhorem a experiência de interação do cliente com a marca. Entenda o que pode ajudar!

Cliente em primeiro lugar: o cliente deve estar no centro de tudo, sendo valorizado.

O mais importante é saber ouvir: escute o que o cliente tem para dizer. Faça pesquisas, peça feedbacks.

Aposte em tecnologia: soluções como CRM, cloud computing e sistemas de automatização, como chatbots, podem ajudar a transformar o relacionamento com os clientes.

Invista na diversificação de canais de atendimento: dê opções de atendimento, ofereça uma experiência de atendimento omnichannel. Independentemente do canal em que o consumidor esteja, o atendimento será feito de forma ágil e simplificada.

Tenha um pós-venda excepcional: disponibilize informações ao consumidor sobre como suas soluções, mercadorias ou serviços devem e poder ser usados, quais são os canais de atendimento disponíveis ou como é o processo de trocas e devoluções, por exemplo.

Quais ferramentas ajudam a melhorar o atendimento?

Pontos de contato com o cliente podem e devem ser usados para diferentes finalidades, por exemplo, para mensagens personalizadas de promoções, esclarecer dúvidas etc. A transformação do atendimento da sua empresa, porém, exige o suporte de soluções eficazes e confiáveis, como as da Conectel Multioperadora.

Conheça as ferramentas que são essenciais para o melhor atendimento ao cliente.

Telefone

A telefonia é uma das primeiras apostas como ponto de contato com o consumidor. E pode ser usado de diferentes formas, podendo até investir na criação de uma central de atendimento, com: SAC, ouvidoria, reclamações, cobranças etc.

0800 e WhatsApp

Os aplicativos de mensagens são de fácil acesso e muito usados hoje na comunicação entre as pessoas. Além de conversas, permite o compartilhamento de fotos, documentos, catálogo de serviços etc. É um canal que aproxima os clientes, pois já está inserido na rotina deles.

Além do 0800, número gratuito, que pode ser integrado com a versão “business” do aplicativo de mensagens. Hoje, essa solução de 0800 é oferecida em formato cloud, que traz mais agilidade e fluidez aos atendimentos.

Chats

Conectada em uma ferramente eficaz de omnichannel, o chat é uma solução online para conversa com os consumidores, que pode ser feita de forma humanizada, com atendimento humano, ou por chatbot, os robôs de atendimento, com o uso de Inteligência Artificial.

Autoatendimento

Um dos principais canais usados hoje, está o autoatendimento. O próprio cliente consegue solucionar questões referentes à empresa, tirar dúvidas, entre outras coisas. As ferramentas mais usadas são: FAQ nos sites, o uso de URAs – ações que não necessitam de uma pessoa atuando.

Soluções práticas

Certamente, a evolução tecnológica trouxe uma série de ferramentas capazes de melhorar a qualidade do atendimento e, consequentemente, lucrar mais.

Na prática, porém, a estratégia só funciona com o auxílio de soluções práticas, funcionais e intuitivas, que se moldem às necessidades das empresas, independentemente do porte.

Dessa forma, escolher uma multioperadora qualificada faz toda a diferença para a conquista dos resultados desejados. Mas quais critérios levar em consideração?

O ponto de partida é verificar se a empresa é credenciada na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Na sequência, analise se o parceiro possui uma ampla variedade de produtos e serviços. Isso possibilitará encontrar a melhor solução para as características e necessidades da sua empresa.

A Conectel Multioperadora, por exemplo, fornece desde as linhas telefônicas para fazer e receber chamadas, aos equipamentos, como PABX em nuvem, bem como as tecnologias para todos os portes de empresas e serviços, como estúdio para as gravações dos áudios das URAs e esperas personalizadas, garantindo a mais alta qualidade e estabilidade dos serviços.

Com o suporte apropriado, é possível e viável melhorar a qualidade do atendimento. Quer saber mais como a telecomunicação pode ajudá-lo a aumentar os lucros da sua empresa? Então, acesse o site da Conectel Multioperadora.

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