
Diariamente, no mundo, são gerados mais de 402,74 milhões de terabytes de dados. Coletadas e processadas com eficiência, essas informações colaboram para que as empresas possam tomar decisões mais estratégicas e assertivas para seus negócios.
Quando as empresas tomam decisões com base nos dados, elas conseguem ter previsões em tempo real, gerar mais receita, analisar o comportamento de seus públicos e desenhar estratégias de crescimento e fidelização.
Dessa forma, aliar a tecnologia à gestão do negócio não é mais algo visto como opção, a gestão de dados em tempo real virou uma necessidade para que as empresas continuem competitivas no mercado e possam se desenvolver cada vez mais.
Decisões baseadas em dados
Uma cultura baseada em dados traz muitas vantagens para as operações das empresas, como melhor planejamento, retenção, fidelização e satisfação do cliente, e oportunidades de crescimento.
Retenção, fidelização e satisfação do cliente: com a posse de dados, as empresas conseguem trabalhar com campanhas, programas de fidelidade e comunicações direcionadas de acordo com o perfil dos clientes. É possível produzir experiências altamente personalizadas. Nesse contexto, também é possível usar os dados para a estratégia de preços, acompanhando a concorrência, as tendências de mercado, ajustando valores para se manter competitivo e poder oferecer promoções e descontos aos clientes.
Planejamento estratégico:com a diversidade de dados com acesso fácil, é possível planejar o negócio de forma estratégica, antecipando desafios, construindo cenários e investimento em crescimento.
Oportunidades de crescimento:a partir de dados, as empresas conseguem entender preferências dos seus clientes, identificar caminhos novos que podem ser explorados e até desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores.
Os dados trazem hipóteses
Os dados são registros de informações, como números, que podem ser encontrados em qualquer tipo de fonte, como e-mails, sistemas ERP, redes sociais, arquivos de pastas etc, e desorganizados.
Com informações sendo geradas a todo momento, as empresas conseguem entender tudo o que está acontecendo, desde suas finanças até o perfil de seu público. Por isso, os negócios estão investindo cada vez mais em ferramentas que ajudem na coleta, registro, tratamento e análise desses dados.
Investimento nas soluções certas
Para uma correta e eficiente organização de dados, é importante que as empresas levantem suas necessidades, avaliem sua estrutura e procurem parceiros estratégicos com as soluções certas para seus negócios.
Hoje, estão disponíveis diversas tecnologias e plataformas para ajudar as empresas a coletarem, analisarem e usarem dados de forma eficaz.
A GCOM, empresa pioneira da gestão em nuvem, oferece o GCOM ERP, solução de Gestão Empresarial completa, com módulos necessários para gestão contábil, fiscal, financeiro, produção, estoque, compras e vendas.
Com o ERP da GCOM, as empresas podem centralizar seus dados de diferentes áreas e ter visão ampla e detalhada dos seus negócios. A solução se adequa às particularidades de cada empresa, garantindo mais flexibilidade, acompanhando o desenvolvimento dela, com os recursos necessários para ela continuar crescendo.
Outra solução, integrada ao sistema ERP, é o GCOM MyData, ideal para empresas que querem ter liberdade sobre seu banco de dados, permitindo que a gestão dos dados seja das empresas e estejam disponíveis na palma da mão, de fácil acesso.
Com o GCOM MyData, as empresas podem desenvolver relatórios personalizados, conectando a outras soluções de mercado, como, por exemplo, sistemas de BI etc.
Acesse o site da GCOM e conheça todas as soluções oferecidas e seus benefícios.