Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Negócios

Confira as tendências do mercado de RH para 2025

Para colocar em prática as tendências, o mercado de recursos humanos desempenhará um papel estratégico
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
5 de dezembro de 2024
Foto de Yan Krukau no Pexels

Com a aproximação do final de ano, as tendências do mercado de RH para 2025 surgem como um guia para aqueles que entendem a importância de um planejamento estratégico bem elaborado para a conquista da rota traçada.

Desafios, claro, não faltam. Afinal, a velocidade das transformações do mundo é cada vez maior. Isso, claro, impacta de forma significativa o mercado corporativo, que precisa a todos instante ajustar o rumo para não perder a relevância e, consequentemente, naufragar.

Até por isso, conhecer e se antecipar às tendências para 2025 faz toda a diferença para os departamentos de RH, que assumiram de vez um papel estratégico nas empresas que buscam um crescimento exponencial e sustentável.

Principalmente com os avanços relacionados com a inteligência artificial (IA), a tecnologia abre e fecha portas nas companhias, ao mesmo tempo que transforma os hábitos da sociedade.

Neste cenário, as tendências para 2025 se interligam com a necessidade de criação de culturas organizacionais conectadas de forma autêntica e legítima com a diversidade e a inclusão.

Para aqueles que não desejam navegar sem uma bússola no mar corporativo em 2025, acompanhe as dicas para um planejamento estratégico de sucesso no próximo ano.

Tendências do mercado de RH para 2025

Para identificar as tendências do mercado de RH para 2025, torna-se indispensável conhecer as atuais necessidades e prioridades do setor. Relatório do Gartner traz dados que ajudam nessa análise.

De acordo com a pesquisa, as cinco áreas prioritárias para apoiar as metas organizacionais dos departamentos de recursos humanos são: desenvolvimento de líderes, cultura organizacional, planejamento estratégico da força de trabalho, gestão de mudanças e tecnologias direcionadas ao setor de recursos humanos.

Com essas informações como ponto de partida, é possível compreender a necessidade do planejamento estratégico direcionar suas ações para o aprimoramento de diferentes processos, tanto com o acréscimo de novas soluções tecnológicas quanto com o aprimoramento das habilidades de seus gestores, o que reflete também nos demais colaboradores.

Isso já deixa bem claro a importância da atuação estratégica dos departamentos de RH. Afinal, o futuro das empresas está diretamente relacionado com o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional mais inclusiva, eficiente e próspera.

Dessa forma, as tendências para 2025 no mercado de RH são:

1. Lideranças qualificadas: não é mais possível tentar “tapar o sol com a peneira”. A velocidade de mudança do mercado corporativo não permite mais manter líderes despreparados para a função. Isso, claro, não significa promover uma “caça às bruxas”. Após uma análise minuciosa e honesta, é necessário desenvolver um programa de qualificação para que os gestores aprimorem as habilidades necessárias. Em alguns casos, claro, faz-se necessário buscar no mercado novas peças para compor o quadro de líderes.

2. Integração da IA com o RH: os departamentos de recursos humanos precisar ver a inteligência artificial como um facilitador para o desenvolvimento de diversas atividades. De forma estratégia, é indispensável contar com o suporte da tecnologia para otimizar diferentes processos que fazem parte do dia a dia da equipe. Para que os resultados apareçam, a integração não pode ser superficial. Portanto, a atuação humana segue decisiva.

3. Foco na inclusão e na diversidade: muito mais do que uma responsabilidade legal e social, a promoção da diversidade nas empresas é um diferencial estratégico. Ao agregar diferentes visões aos processos, torna-se mais fácil desenvolver soluções originais alinhadas com a nova realidade do mercado. A promoção da inclusão e da diversidade, porém, precisa ser legítima, atingindo todos os setores e níveis. Caso contrário, os resultados desejados não serão alcançados.

4. Bem-estar estratégico: muito mais do que bons salários, os talentos hoje buscam por empresas alinhadas com seus propósitos. Nesse cenário, é indispensável incluir no planejamento estratégico ações para a promoção do bem-estar dos colaboradores. Além de reduzir o turnover, fica muito mais fácil atrair e reter talentos, aumentando também a produtividade e, claro, os resultados.

5. Monitoramento inteligente do mercado: a velocidade de transformação do mercado exige um acompanhamento inteligente. De forma estratégica, isso permitirá antecipar ações e, com isso, manter-se um passo à frente da concorrência.

Tendências e o planejamento estratégico

Conhecer e avaliar as tendências são importantes para qualquer companhia, claro. Entretanto, de nada adianta se as ações não estiverem conectadas com o planejamento estratégico.

Dessa forma, é indispensável para qualquer empresa fazer essa “lição de casa”, incluindo no orçamento os recursos necessários para colocar em prática as tendências para a geração dos resultados desejados.

Com teoria e prática atuando em conjunto, o mercado de RH contará com um 2025 muito mais produtivo, garantindo assim construção de um futuro sustentável.

Para mais detalhes sobre o assunto, conte com a ajuda da Acelera RH.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato