A aplicação da tecnologia no dia a dia dos negócios transformou não só as relações entre as pessoas, mas também as formas de consumo. Mais do que isso: a tecnologia também mudou os métodos de produção até a interação com os clientes.
Mas você sabe dizer como isso contribui para o crescimento dos negócios? Com a competição cada vez maior no mercado, e com a melhoria dos serviços oferecidos e qualidade dos produtos, as empresas precisam investir em inovação e melhorias naquilo que entregam aos seus clientes, bem como em suas estruturas internas.
Quando se fala em tecnologia, não é sobre substituir a ação humana, mas sim a contribuição para o trabalho ser realizado de forma mais ágil e eficaz. A inovação colabora com a otimização dos negócios e com a gestão das informações recebidas para planejar ações melhores para os consumidores e colaboradores.
Ao implementar sistemas de gestão, tarefas mais complexas são simplificadas, há redução de erros humanos, economia de tempo e de recursos. Além disso, todos os dados coletados são centralizados, colaborando com ideias poderosas para evolução do negócio, customização dos serviços e decisões e planejamentos mais estratégicos.
Tecnologia no desenvolvimento estratégico
A GCOM disponibiliza um software de gestão 100% na nuvem ajuda empresas e franquias a administrarem seus negócios de forma prática, fácil e organizada. São produtos e soluções de gestão empresarial com tecnologia web, além do pioneirismo na comercialização de software como serviço (soluções SaaS) e gestão em Nuvem.
Com uma abordagem centrada no cliente, a GCOM oferece diversos produtos e serviços para atender às necessidades específicas de cada negócio. Seja na gestão de vendas, no aprimoramento da experiência do cliente ou na automação de processos, a plataforma SaaS oferece ferramentas poderosas e flexíveis para impulsionar a eficiência e o crescimento empresarial.
Descubra quais são as necessidades do seu negócio
Cada empresa tem suas individualidades e, entendendo isso, é possível alinhar o uso da tecnologia com as metas estabelecidas para o seu negócio. O mapeamento de todos os processos e identificação dos principais desafios deve ser o primeiro passo, evitando investimentos desnecessários, e garantindo que as soluções sejam relevantes para atender às necessidades.
Com uma visão holística do que precisa ser melhorado, você consegue escolher as tecnologias necessárias, como implementação de novos softwares, automações de processos ou sistemas de gerenciamento. Dessa forma, a tecnologia se transforma em uma aliada para o crescimento e eficiência do negócio.
É importante ressaltar que, à medida que a empresa cresce, as necessidades tendem a mudar, por isso, a revisão dessas soluções tecnológicas é essencial para garantir que continuem atendendo aos objetivos do negócio.
A tecnologia no atendimento ao cliente
A tecnologia também tem papel muito importante na evolução do atendimento ao cliente – lembre-se que um cliente satisfeito é a chave para o sucesso do negócio. Um atendimento satisfatório pode trazer muitas vantagens competitivas para uma empresa. Em contrapartida, a imagem do seu negócio pode ser prejudicada por atendimentos ruins.
Além de ser mais eficiente e mais ágil no atendimento, investimento em inovação também pode garantir uma melhor experiência ao consumidor e, dessa forma, melhorar o relacionamento entre empresa e cliente.
São diversas ferramentas que podem ser usadas para essa finalidade, conheça duas delas:
Chatbots
Entre as soluções de autoatendimento disponíveis, os chatsbots estão entre as mais usadas. De acordo com o Gartner, os chatbots devem ser, até 2027, o principal canal de atendimento ao cliente.
Essa ferramenta pode responder perguntas comuns de forma mais ágil, permitindo interações 24 horas, instantâneas e convenientes aos clientes, liberando as equipes para tarefas mais estratégicas.
Para que essa solução seja eficiente para o negócio, é necessário que o fluxo de atendimento seja desenhado em conjunto com um analista de processos, um de suporte e um de comunicação, além do responsável pelo CRM (Customer Relationship Management).
Esse processo é essencial para que a solução não se torne uma frustração – quando um cliente fica em “looping” tentando encontrar a resolução de um problema e, no final, precisa da interação humana para resolvê-lo. Vale ressaltar que o bot é uma solução de automação de atendimento e é programada por pessoas para pessoas.
CRM
A solução de CRM ou Customer Relationship Management centraliza todas as informações dos clientes potenciais e ativos de uma empresa. A partir dela, é possível rastrear o histórico de interações com seus clientes, processo fundamental para oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.
Conhecendo as necessidades de seus clientes, é possível oferecer experiências personalizadas, aumentando as chances de fidelização e fortalecendo o relacionamento com a marca.
Por isso, investir em tecnologia pode colaborar com o negócio, muito além da reputação, mas na atração de novos clientes e fidelização dos atuais consumidores.
Com a GCOM, é possível simplificar e integrar todos os dados da empresa em um único lugar. As soluções possuem implementação rápida, com módulos completos para gestão contábil, fiscal, financeira, produção, estoque, compras e vendas. Além disso, a GCOM garante integração perfeita com as principais soluções do mercado.
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