
A integração é fundamental para a adaptação de um novo colaborador. É nessa fase que o funcionário conhece mais sobre a empresa, entendendo detalhes sobre a missão, os valores, os propósitos e as expectativas. Assim como ele é familiarizado sobre a cultura da companhia e as suas responsabilidades individuais e coletivas.
De forma mais direta, este processo decreta o início da jornada do funcionário. Dessa forma, precisa ser bem elaborado para garantir o engajamento rápido do novo colaborador.
Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico, porém, o desafio para os departamentos de recursos humanos está exatamente em construir um programa de integração realmente atrativo e eficaz.
Isso envolve desenvolver uma solução capaz de romper até mesmo as limitações geográficas, atendendo colaboradores que trabalham à distância.
Nesse cenário desafiador, trabalhar com vídeo se transforma em uma estratégia capaz de otimizar a integração. De forma dinâmica e prática, a solução consegue resultados realmente significativos.
Para isso ocorrer, porém, é preciso conhecimento e experiência na produção. Portanto, vale conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Vídeo no processo de integração

De forma envolvente e acessível, trabalhar com vídeo no processo de integração dos colaboradores de uma empresa facilita transmitir as informações necessárias.
Com criatividade e um bom material, a solução capta com facilidade a atenção das pessoas, garantindo que o conteúdo apresentado seja realmente absorvido.
Quando produzido corretamente, o vídeo torna o processo de integração mais dinâmico e produtivo.
Entre as informações apresentadas, é possível introduzir o novo colaborador à cultura organizacional da companhia, promovendo uma imersão prática no ambiente de trabalho com depoimentos e exemplos práticos demonstrando como a missão e os valores são colocados em prática no dia a dia da instituição.
Dependendo da função, a ferramenta permite ainda transmitir com detalhes os procedimentos de segurança no processo operacional, por exemplo, através de um tour virtual pelas instalações. Como um tutorial, a solução consegue demonstrar com detalhes as boas práticas que devem ser adotadas.
Vantagens de trabalhar com vídeo na integração

As empresas possuem diversos benefícios em trabalhar com vídeos no processo de integração. A começar pela padronização das informações.
Diferentemente do que ocorre em apresentações ao vivo, o vídeo é uma garantia que todos os funcionários receberão a mesma orientação, independentemente do dia ou do momento de contratação. Isso torna o processo mais consistente, eliminando variações, imperfeições e falhas no conteúdo apresentado por algum colaborador.
Outra vantagem é a capacidade de superar as barreiras geográficas. Com a mudança do mercado corporativo, muitas empresas contratam funcionários em diferentes regiões do País e, até mesmo, do mundo. O vídeo, portanto, garante que esses colaboradores também sejam bem recebidos. Além disso, o treinamento pode ser feito em qualquer local e a qualquer hora.
Mais elaborado e planejado, o conteúdo audiovisual permite aprimorar a comunicação com os novos colaboradores.
As informações também são facilmente atualizadas, o que permite trazer aprimoramentos ao processo, assim como facilitando apresentar uma nova postura mercadológica da companhia, por exemplo.
Ainda entre as vantagens, é possível destacar a otimização de custos com a adoção desta estratégia.
Qualidade faz a diferença

A eficácia do vídeo no processo de integração está atrelada à qualidade do conteúdo produzido. Como cada empresa possui suas peculiaridades e necessidades, não é possível utilizar algo genérico.
A conquista de bons resultados, portanto, envolve conhecimento técnico especializado e a estrutura apropriada para a construção de materiais realmente atrativos e consistentes.
Dessa forma, as companhias precisam contar com um parceiro com experiência e competência para desenvolver e finalizar o projeto certo, seguindo o melhor caminho para cada companhia.
Ao escolher uma produtora para a criação dos vídeos de integração, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Entre eles, a versatilidade de atuação. Assim como a estrutura e a qualidade da equipe técnica, garantindo o melhor resultado dentro do orçamento disponível.
A dica, portanto, é avaliar a história da produtora, assim como a diversidade de trabalhos já realizados. Isso certamente facilitará na identificação do parceiro certo para a criação dos vídeos para a integração dos colaboradores.
Com 25 anos de atuação, a AP Vídeo é especializada na criação de conteúdo multimídia e audiovisual para o mercado corporativo. Com ampla experiência, a empresa é reconhecida por otimizar a comunicação empresarial. Para mais informações, acesse o site https://apvideo.com.br.