Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Tecnologia

Tecnologia na nuvem: por que seu negócio precisa migrar já

Mais segurança, flexibilidade e eficiência operacional estão entre os principais benefícios da computação em nuvem
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
29 de novembro de 2024
Foto de Ron Lach no Pexels

Desde que surgiu, nos anos 2000, a computação em nuvem vem evoluindo e revolucionando a forma como é feito o acesso e o uso de recursos da computação. De acordo com o Gartner, a computação em nuvem deixará de ser, até 2028, uma tecnologia disruptiva para se tornar um componente necessário para a manutenção da competitividade empresarial.

Não é mais novidade que a tecnologia é imprescindível para o sucesso dos negócios. E em meio a tantas transformações, migrar para a computação em nuvem é a principal estratégia para as empresas.

Os empreendedores que escolhem adotar a tecnologia em nuvem saem na frente para enfrentar desafios e obter novas oportunidades no universo digital, que está em constante evolução. Por isso, migrar para a nuvem não é somente uma ação estratégica, mas uma opção necessária para se manter competitivo e relevante no cenário empresarial.

O que é computação em nuvem e quais são os tipos?

Cloud computing (ou computação em nuvem) é a disponibilidade sob demanda de recursos computacionais, como armazenamento, servidores, redes, bancos de dados e software, como serviços pela internet. No lugar de guardar esses recursos fisicamente ou em servidores dedicados, na nuvem, os recursos são usados remotamente por meio de provedores de serviços.

A computação em nuvem usa a internet para conectar os usuários a uma plataforma. A partir de um servidor central, a comunicação é feita entre dispositivos clientes e servidores.

Entre as opções, há três principais modelos de computação em nuvem. Essas opções são divididas com base no nível de controle, flexibilidade e gerenciamento que o negócio precisa, confira:

Infrastructure as a Service (IaaS): esse modelo oferece recursos fundamentais e possui o nível mais alto de controle sobre todos os recursos de TI, como computação, armazenamento e rede sob demanda.

Plataforma como serviço (PaaS): é uma plataforma em nuvem completa – ou seja, com hardware, software e infraestrutura.

Software as a Service (SaaS): essa solução é uma das formas de distribuição e comercialização de um software. O fornecedor cria um software, fica responsável por toda a estrutura necessária, e o cliente paga para usar o software pela internet.

E por que optar pela computação em nuvem?

Migrar para a nuvem significa levar todos os dados, as informações, programas e outras frentes de uma empresa para o ambiente de cloud. Dessa forma, os dados ficam armazenados com mais segurança, acessibilidade e integração.

Entre os benefícios da computação em nuvem, estão:

A flexibilidade

Manter os dados em nuvem permite disponibilizar os recursos de acordo com a necessidade. Dessa forma, as empresas podem aumentar ou reduzir a capacidade de processamento e armazenamento quando precisarem e de forma mais rápida.

A redução de custo

Com a computação em nuvem, não é necessário ter uma infraestrutura física. É necessário pagar, somente, pelo serviço online usado, reduzindo custos de operação.

A eficiência nas operações

A computação em nuvem permite a automação de processos e tarefas do dia a dia, trazendo mais eficiência para a operação da empresa. O compartilhamento das informações é mais acelerado, a gestão é facilitada e a equipe pode focar em atividades mais estratégicas, aumentando a produtividade.

Mais segurança

Proteção de dados é um tema crítico para qualquer negócio. Com serviços de computação em nuvem, as empresas contam com medidas de segurança, como criptografia, autenticação multifatorial e monitoramento, que ajudam a proteger as informações, sempre em conformidade com as regulações de privacidade vigentes, protegendo os dados dos clientes.

A simplicidade da manutenção

Na nuvem, o gerenciamento de manutenção é terceirizado, tratado pelo provedor. E, assim, a empresa tem a garantia que a infraestrutura estará sempre atualizada e operando.

Adoção de outras tecnologias

Migrar os dados da empresa para a nuvem significa dar mais inteligência na condução dos negócios, tomando decisões mais estratégicas, com uma gestão holística. Além disso, permite que as empresas se adequem de forma mais ágil às transformações digitais e novas demandas do mercado.

A GCOM é uma empresa prestadora de serviços fundada em 1998 e uma das pioneiras na inovação de comercialização por meio da modalidade SaaS (Software como Serviço). Seu foco é oferecer soluções personalizadas com base na necessidade de cada cliente.

Entre no site da GCOM e conheça todas as soluções oferecidas para cada tipo de negócio.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato