Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Qual a importância da tecnologia para a prevenção de fraudes?

Soluções inovadores atuam com grande agilidade e assertividade para a prevenção de fraudes. Confira!

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
17 de julho de 2024 | 12h15
Foto de Mati Mango no Pexels

Em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia desempenha um papel de destaque na prevenção de fraudes. Com soluções inovadoras, é possível monitorar e identificar com grande precisão a ação dos criminosos, reduzindo assim os diferentes golpes que surgem a cada dia.

Consequentemente, a habilidade de detectar e prevenir atos fraudulentos antes de causarem estragos ajuda de forma significativa na segurança e também na estabilidade financeira.

Dessa forma, é possível afirmar que a prevenção de fraudes com a ajuda da tecnologia beneficia tantos as empresas quantos os consumidores e, até mesmo, os governos.

Mas como isso é possível? Como a inovação atua para ficar um passo à frente dos criminosos? Para entender mais sobre a relevância desse assunto, torna-se necessário explorar as ferramentas e métodos que fazem parte dessa batalha.

Tecnologia e a prevenção de fraudes

Assim como ocorre em diferentes segmentos, a tecnologia se transformou em uma aliada para a prevenção de fraudes contra o sistema financeiro. Usando um ditado popular, é combater “fogo com fogo”. Afinal, com os golpes migrando para o ambiente digital, é preciso buscar soluções que atuem com inteligência e precisão nesse trabalho.

Para facilitar a compreensão, basta imaginar a diversidade de golpes aplicados por criminosos, dos mais simples aos mais sofisticados.

O phishing, por exemplo, funciona basicamente como uma variação do antigo “golpe do bilhete premiado”. Com a utilização de e-mails e recados encaminhados por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, o usuário é enganado, entregando informações como número de cartão de crédito ou senha bancária.

Entre as diversas formas de atuação, os criminosos também promovem fraudes em empréstimos e em investimentos financeiros, roubo de identidade, lavagem de dinheiro, entre outras ações.

Com crimes cada vez mais complexos e ousados, tornou-se necessário encontrar recursos capazes de auxiliar os órgãos responsáveis no combate. Nesse contexto, a própria tecnologia surgiu como uma “arma” valiosa na identificação e na prevenção de fraudes, facilitando até mesmo o rastreamento e monitoramento de atividades criminosas.

Como a tecnologia atua?

Mas como a tecnologia realmente atua na prevenção de fraudes? Atualmente, existem diversas soluções que auxiliam nesse trabalho. Nesse cenário, a análise de dados é um componente fundamental.

Com soluções apropriadas, a capacidade de processamento e análise de uma grande quantidade de informações permite a identificação de padrões fraudulentos. Isso por meio de algoritmos que detectam com mais facilidade atividades suspeitas.

Aqui, outro ponto relevante é o trabalho desempenhado pela Inteligência Artificial (IA) na identificação dos padrões que auxiliam na prevenção de fraudes. Em um processo constante de aprendizado, a inovação “aprende” de forma contínua, tornando-se cada vez mais eficiente na atuação contra os criminosos.

Vale ainda destacar a autenticação multifatorial (AMF) nas transações e a biometria, que atuam como uma camada extra na garantia de legitimidade das transações online.

Por sua vez, o blockchain oferece uma forma transparente e segura para realizar e registrar as atividades, dificultando a adulteração dos dados e, consequentemente, facilitando rastrear a origem do dinheiro.

Exemplos práticos

O Brasil, aliás, possui grande expertise nesse assunto, com soluções desenvolvidas com tecnologia de ponta para a prevenção de fraudes. Nesse quesito é possível destacar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Allcheck.

Com mais de 30 anos de história, a empresa é referência nacional no assunto, evoluindo os processos durante os anos. Como exemplo, é possível destacar algumas soluções.

Entre elas, o Onboading-ID utiliza a biometria fácil para identificar em tempo real se a pessoa que está efetuando um financiamento ou compra é realmente o titular do documento declarado na transação.

Por sua vez, o Score Allcheck atua com processos inovadores para a identificação e análise dos hábitos tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Como resultado, essa apuração personalizada reduz significativamente os riscos de fraudes.

Outro exemplo é o Quiz. Com a utilização de uma tecnologia apropriada, o sistema realiza determinadas perguntas que dificilmente os fraudadores sabem a resposta.

Essas e outras soluções são responsáveis por garantir maior segurança nas transações financeiras, protegendo tanto as empresas quanto os consumidores.

Dessa forma, a tecnologia se transformou em um aliado na prevenção de fraudes, atuando como um escudo protetor no combate aos crimes digitais.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site do Grupo Allcheck e confira outras informações valiosas sobre o tema.

Patrocinado por: