Em um mercado que segue em expansão, franquia de educação demonstra ser
um segmento sólido para quem busca por retornos significativos

André Gabriel, diretor de expansão do grupo MoveEdu. Foto: Lab Persona.
O investimento em uma franquia de educação segue como uma opção atrativa para quem busca por retornos significativos em um mercado com grande capilaridade.
Pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apurou um crescimento nominal de 10,1% do segmento no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em 2023, as franquias de educação registraram um faturamento de 14,2 bilhões, o que corresponde a uma alta de 9,7% com relação a 2022, também de acordo com dados da ABF.
A grande procura por empresas do segmento foi comprovada durante a ABF Franchising Expo 2024, maior feira de franquias do mundo, realizada em junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Registramos uma grande procura. O mercado de franquia em educação segue crescendo muito”, destaca André Gabriel, diretor de expansão e representante da MoveEdu, o maior grupo de educação profissionalizante do Brasil, detentora das marcas Prepara Cursos, Microlins e Ensina Mais Turma da Mônica.
Segundo Gabriel, o segmento manteve a grande relevância mesmo no pós-pandemia, por conta da evolução do modelo de negócio, com a conciliação do online com o presencial, com o desenvolvimento de um formato híbrido mais produtivo para os alunos e, também, para os investidores.
“Hoje, é preciso saber trabalhar bem a jornada do online para o offline, o que permite captar onde está esse aluno, promovendo uma boa experiência com a marca desde antes de fazer a matrícula.”
Diferenciais de uma franquia de educação
Com tanto potencial, o segredo para o sucesso no setor está na credibilidade da franquia de educação. Afinal, as marcas reconhecidas por sua qualidade atraem com mais facilidade os alunos, o que traz mais solidez para o negócio, garantindo também retornos mais expressivos.
Dessa forma, ao escolher uma franquia de educação o caminho é buscar por uma empresa já conhecida, com experiência no setor. “Quem investe em franchising busca um modelo confiável.”
Para aqueles que estão avaliando as opções para investir em uma franquia, Gabriel acredita que alguns pontos precisam ser avaliados antes da escolha. De acordo com o especialista, o primeiro ponto é ter afinidade pelo segmento.
“Muitas vezes, esta é a escolha de uma vida. Se você vai trabalhar com algo que não te agrada, certamente será difícil ser feliz e conseguir os rendimentos desejados.”
Apesar de não ser um fator excludente, Gabriel recomenda que o franqueado procure um negócio com fácil deslocamento, facilitando que o investidor tenha contato com a franquia.
Análise da reputação da marca
Ainda entre as recomendações, é importante pesquisar sobre a marca. “Converse com outros franqueados para saber mais sobre a marca. Além disso, analise bem o plano de negócio, marque uma visita para conhecer a operação e entenda, de fato, se você conseguirá operar o negócio para não ter uma surpresa lá na frente.”
Ao falar com outros franqueados, uma dica é verificar quantos possuem mais de uma unidade. Certamente esse é um valioso indicativo de sucesso do investimento. Afinal, demonstra que a pessoa obteve retorno com a primeira escolha e, com isso, decidiu seguir com a marca.
“Certamente é importante questionar quantos são multifranqueados. Hoje na Microlins e na Prepara Concursos esse número passa de 60%. Isso quer dizer que entregamos de fato valor. Afinal, na hora de escolher com quem aportará o lucro das operações, o investidor nos escolheu novamente”, finaliza Gabriel.
Ao seguir essas orientações, certamente o interessado encontrará uma boa opção para investir de forma mais segura, obtendo retornos significativos com o tempo.
Quer saber mais sobre como funciona uma franquia de educação? Então acesse o site: MoveEdu.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão.