Startup que revolucionou o setor, o Charlie trouxe a combinação
das comodidades e serviços da hotelaria com o conforto do lar.
Fonte: Divulgação Charlie
O Charlie celebra três anos de atuação e se consolida como referência nacional no segmento de hospedagem de curta duração. Desde o seu lançamento em 2020, a solução se tornou o modelo ideal tanto para o estilo de vida quanto para o investimento imobiliário.
A empresa conseguiu unir os dois mundos: hospitalidade com comodidades e serviços sob demanda e o conforto de uma residência com tecnologia, com um modelo de negócio inovador e um sólido suporte tecnológico, o Charlie mostra que é possível oferecer algo transformador, mesmo em um setor tradicional como o mercado imobiliário.
Por isso, a empresa se posiciona como um diferencial nos negócios que impulsiona e facilita as vendas das incorporadoras, proporcionando um retorno mais lucrativo para os investidores e, ao mesmo tempo proporcionando uma excelente experiência de estadia ou moradia aos hóspedes.
“Como CEO e cofundador do Charlie, estou extremamente orgulhoso do crescimento que alcançamos nos últimos três anos. Tornar-se a maior referência em hospedagem de curta duração no Brasil é um marco significativo para nós”, destaca Allan Sztokfisz, CEO e cofundador do Charlie.
De acordo com ele, o modelo de negócio adotado pela empresa foi fundamental para consolidar a posição como a maior referência em estadia de curta duração no Brasil, trazendo assim importantes diferenciais.
“Nós nos destacamos da concorrência ao oferecer uma solução completa, padronizada, que combina comodidades e serviços de hotelaria com o conforto e conveniência de uma residência. Oferecemos e possibilitamos um novo jeito de morar e conviver. Além disso, nossa abordagem inovadora e nosso foco em criar um ambiente acolhedor e dinâmico para os moradores nos destacaram no mercado.”
Números
Para compreendermos plenamente a importância do Charlie no setor de estadia de curta duração e sua transformação, é fundamental conhecer alguns números impressionantes. Como uma startup focada em parcerias com investidores, conversão de hotéis e gestão de estadia, em três anos, já são mais de 3 mil unidades contratadas. Em termos monetários, isso representa cerca de R$ 1 bilhão em ativos sob administração da empresa.
Com um crescimento constante, atualmente, mais de 1.700 apartamentos completamente equipados, em mais de 50 empreendimentos, ideais para estadias de curto e longo prazos, são operados pelo Charlie. Imóveis que estão estrategicamente localizados em bairros-chave nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Ou seja, a cada ano, o número de empreendimentos em operação com o Charlie segue em expansão expressiva. Atualmente, já são 50 prédios administrados pela startup, atendendo a uma demanda cada vez maior por estadia flexível, conveniente e prática.
Ao longo desses anos, mais de 255 mil hóspedes já escolheram o Charlie como sua opção de moradia. Uma média de 17 mil hóspedes por mês somente em 2023, com uma movimentação diária de entrada e saída que já chegou a 750 pessoas. Durante os três anos, foram realizadas mais de 400 mil diárias.
E para gerenciar eficientemente toda essa estrutura, uma equipe de mais de 200 colaboradores altamente dedicados, que valorizam o uso da tecnologia como um diferencial fundamental, faz parte do time de sucesso.
“Esses números demonstram a confiança dos investidores em nosso modelo de negócio e a demanda crescente por nossos serviços”, afirma Allan Sztokfisz.
Desafios e aprendizados
Para conquistar esses números expressivos, o Charlie precisou superar alguns desafios para conseguir se posicionar no mercado. De acordo com o CEO, um dos maiores desafios foi conquistar parcerias estratégicas com construtoras, family offices, fundos imobiliários e gestoras.
“Para superá-los, concentramos nossos esforços em apresentar os benefícios únicos do Charlie, como a combinação de comodidades hoteleiras com o conforto de uma residência. Investimos também em tecnologia avançada para otimizar nossas operações e oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes.”
O tempo trouxe ainda importantes aprendizados sobre o mercado, o que garantiu um aprimoramento constante da estratégia da empresa para atender completamente às necessidades dos clientes.
“Expandir a operação para novas cidades-chave, além de São Paulo, como Porto Alegre e Rio de Janeiro, nos permitiu atingir um público mais amplo. Além disso, fortalecemos nossas parcerias e ampliamos nosso portfólio de apartamentos. Hoje são mais de 1.700 unidades totalmente equipadas e prontas para morar.”
Futuro promissor
O crescimento sólido do Charlie é resultado de um planejamento estratégico bem estruturado. Com base nisso, a empresa se mantém confiante em alcançar a meta de gerenciar 15 mil apartamentos nos próximos anos, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões em ativos.
“Acreditamos no Charlie e avaliamos a empresa com um futuro extremamente promissor”, destaca Allan Sztokfisz.
Além disso, a startup segue empenhada em ampliar parcerias com construtoras, family offices, fundos imobiliários, gestoras e outros players importantes do setor, buscando explorar sinergias e alavancar o conhecimento especializado desses parceiros, agregando ainda mais valor aos serviços oferecidos pelo Charlie.
Afinal, estabelecer relações sólidas e colaborativas com esses parceiros permitirá ampliar ainda mais os negócios e continuar crescendo de maneira sustentável, fortalecendo a presença e a reputação da marca no mercado.
“O comportamento das pessoas mudou e a demanda por moradia flexível e prática continua a crescer. Estamos atentos às tendências do mercado. Pretendemos expandir ainda mais nossas parcerias com construtoras, family offices, fundos imobiliários e gestoras, buscando aproveitar sinergias e conhecimento especializado para impulsionar nosso crescimento. Continuaremos a investir em tecnologia e inovação, sempre buscando aprimorar nossos serviços e proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes”, finaliza o CEO e cofundador do Charlie.