Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Meio ambiente

Como as empresas podem crescer ao adotar práticas ambientais responsáveis?

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
26 de junho de 2024

Com criatividade, marcas conseguem colocar em prática ações relacionadas
com o tema ambiental, aumentando o engajamento com os clientes

Como as empresas podem crescer ao adotar práticas ambientais responsáveis?Créditos: Gustavo Cabral

A cada dia o tema ambiental conquista mais espaço entre os consumidores e, também, as marcas. Principalmente em um país como o Brasil – onde os olhos do mundo estão direcionados para as ações relacionadas à preservação –, as empresas necessitam se engajar com a causa para não perderem boas oportunidades. Duvida?

Levantamento divulgado recentemente pela Boston Consulting Group (BCG) constatou um potencial brasileiro de receber US$ 3 trilhões em investimentos até 2025 na implementação de soluções relacionadas com a mitigação das mudanças climáticas.

Esta é apenas uma prova do papel estratégico do País com relação ao tema ambiental, demonstrando o grande potencial para o desenvolvimento das empresas que realmente se envolverem de forma positiva e legítima com a causa.

Isso, claro, está relacionado com a adoção de boas práticas sustentáveis, mudando até mesmo determinados hábitos corporativos. Para os departamentos de marketing, o tema ambiental traz ainda grandes oportunidades para atrair os consumidores e aumentar as vendas, gerando resultados cada vez mais expressivos.

Engana-se, porém, quem acredita que o assunto diz respeito apenas às grandes companhias. Com criatividade e uma postura ativa, marcas de qualquer porte conseguem promover boas práticas relacionadas com o tema ambiental e, com isso, conquistar cada vez mais espaço em um mercado tão competitivo.

Mas como isso é possível?

Tema ambiental e as empresas

Faz um bom tempo que as questões relacionadas com o meio ambiente se conectam com o dia a dia das empresas. Afinal, as companhias fazem parte da sociedade e, por isso, também possuem responsabilidades para a construção de um mundo cada vez melhor.

Deixando de lado certas compensações ambientais relacionadas com as atividades desenvolvidas por determinadas empresas, o assunto hoje vai muito mais além do que a correta separação do lixo reciclável.

Cada vez mais, as marcas levantam a bandeira ambiental, aprimorando os processos de produção e adotando boas práticas para reduzir o consumo de determinados insumos e, claro, para a construção de um ambiente corporativo mais produtivo, saudável e sustentável.

Esse cuidado acaba refletindo nos serviços e, também, nos produtos. Hoje, aliás, os consumidores priorizam as marcas que adotam boas práticas, o que abre um mar de oportunidades para quem realmente deseja aproveitar o potencial do tema ambiental para vender mais.

Ações que fazem a diferença

Um dos grandes mitos sobre a adoção de práticas sustentáveis nas companhias é a necessidade de investimentos elevados e de ações complexas. Atualmente, muitas iniciativas podem ser implementadas com custos relativamente baixos, gerando resultados realmente significativos.

Com o suporte da tecnologia, é possível aprimorar os processos produtivos, ganhando eficiência e reduzindo custos.

Outro ponto importante é o desenvolvimento e a adoção de materiais mais sustentáveis. Roupas e calçados, por exemplo, já são confeccionados com matéria-prima proveniente da reciclagem.

Nesse contexto, diversas marcas lançam linhas relacionadas com o tema ambiental, atendendo o público que deseja consumir produtos mais sustentáveis.

Este, porém, não é o único caminho para quem deseja aproveitar o tema ambiental para vender mais. Com criatividade e investimento atraente, é possível unir marcas e consumidores com a causa.

É o que acontece com as estratégias de marketing que trabalham com a empresa Papel Semente. Pioneira no setor, a firma produz papel reciclável que transporta em sua composição sementes. Dessa forma, o material pode ser plantado, gerando flores e plantas.

Para as marcas, essa solução é ideal para se engajar de forma rápida e significativa no tema ambiental, envolvendo seus colaboradores e atraindo consumidores.

Mas como fazer isso? É possível, por exemplo, encaminhar um cartão de agradecimento produzido com papel semente para os clientes após a aquisição de um produto ou serviço.

Outra proposta é entregar cartões de visita produzidos com o material para chamar mais a atenção das pessoas. Flyers, etiquetas, crachás para eventos, enfim, opções não faltam para trabalhar de forma legítima com o tema ambiental.

Nesse contexto, também facilita optar pelas soluções desenvolvidas por empresas que realmente estão engajadas com a causa ambiental, como a Papel Semente, o que aumenta a relevância.

Só para ter uma ideia, a Papel Semente conquistou recentemente mais cinco novas certificações do Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono, da Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro.

Isso demonstra o compromisso da empresa em promover cada vez mais práticas sustentáveis, refletindo positivamente também para as empresas que adotam soluções que utilizam o papel semente.

Certamente, o presente e o futuro das empresas estão relacionados com o tema ambiental. Com criatividade, é possível engajar as marcas com a causa, conquistando assim o reconhecimento dos clientes e gerando mais vendas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site: https://papelsemente.com.br.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato