Predominantes, as empresas familiares ocupam um papel de destaque, alavancando diferentes setores da economia. No Brasil, 90% das companhias possuem esse perfil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em linhas gerais, essas empresas iniciam suas atividades contando com o emprenho dos integrantes da família. Com recursos limitados, a gestão é baseada na confiança, seguindo a hierarquia e os princípios familiares.
Superando os desafios do mercado, os empreendimentos conseguem ganhar força, exigindo a expansão das operações. Esse desenvolvimento natural da companhia, porém, exige o aprimoramento de diferentes processos, com uma atuação mais profissional, principalmente, no gerenciamento dos colaboradores.
E isso significa a implementação de um departamento de recursos humanos (RH), o que pode em alguns casos gerar conflitos entre os fundadores.
O crescimento sustentável destas companhias é um desafio que exige uma abordagem estratégica e bem planejada. Para a conquista de novos patamares, é preciso profissionalismo, estabelecendo cargos e responsabilidades.
Portanto, a implementação do RH nas empresas familiares se transforma no ponto de partida para a conquista de novos patamares, com a construção de um ambiente profissional sustentável e próspero.
Mas como fazer isso corretamente, evitando possíveis conflitos?
Desafios para as empresas familiares
Muitas vezes, a implementação de um departamento de RH em empresas familiares passa por alguns desafios. Fortemente influenciadas pela estrutura inicial, essas companhias demonstram algumas vezes resistência à adoção de processos mais formais e estruturados.
Em muitas empresas familiares, as decisões são tomadas com base em relações pessoais. Por isso, alguns consideram a mudança na forma de operar como uma intromissão às decisões dos fundadores.
Adotar essa postura conservadora, porém, pode bloquear o desenvolvimento da companhia e, consequentemente, gerar conflitos internos.
Implementação de processos de RH
Para superar esses desafios, a dica é promover as mudanças de forma gradativa, envolvendo a todos e sempre priorizando a boa comunicação e a transparência das ações. A conquista de resultados positivos também facilitará os próximos passos para a implementação do RH de forma harmônica e produtiva.
Nesta fase de amadurecimento, a implementação de processos e ferramentas de recursos humanos em empresas familiares é necessária para a profissionalização.
Para os profissionais de RH, torna-se indispensável apresentar e implementar novas tecnologias que contribuam para a construção desta nota etapa da companhia.
A resistência à mudança é comum, principalmente quando isso envolve investimentos. Mas, como já destacado, o caminho é trabalhar de forma gradativa, demonstrando os benefícios das soluções no dia a dia.
Aqui, é necessário também lembrar sobre a necessidade de trabalhar com perfeição para a introdução de processos formais de RH, como avaliações de desempenho, planos de carreira, políticas de recrutamento, entre outros.
Para facilitar o entendimento, a comunicação clara e transparente faz toda a diferença, assim como a promoção de treinamentos e a apresentação de exemplos de sucesso.
Nesse cenário, um caminho interessante é buscar o suporte de um parceiro especializado, que consiga apresentar para o núcleo familiar os benefícios e os caminhos para a implementação do RH e, consequentemente, a expansão da companhia.
Recomendações e benefícios
Para promover uma transição bem-sucedida na implementação do RH, é essencial que as empresas familiares adotem uma estratégica prática, com ações efetivas e transparentes.
O funcionamento deste processo exige o apoio da liderança para demonstrar aos demais o valor de promover as mudanças necessárias para o crescimento do negócio.
Ao perseguir os objetivos traçado, outra dica é demonstrar para todos e comemorar cada uma das vitórias conquistadas durante a implementação das mudanças necessárias. Dessa forma, fica muito mais fácil mensurar os benefícios em aprimorar os processos.
Por fim, vale considerar a contratação de consultorias especializadas em RH. Com experiência de mercado, esses profissionais conseguem apresentar e desenvolver uma estratégia apropriada para a implementação e profissionalização do departamento de RH.
Certamente, promover mudanças em empresas familiares não é uma das tarefas mais simples. Entretanto, ela se torna necessária. Quando bem estruturado, um RH contribui para a atração e retenção de talentos, assim como para construção de uma estrutura sustentável, harmoniosa e muito produtiva.
O desafio de implementar um RH em empresas familiares é um trabalho a longo prazo, que exige conhecimento, transparência, paciência e cuidado. Entretanto, esse trabalho é necessário para a expansão de qualquer negócio.
Acesse o site da Acelera RH e saiba mais informações sobre o mercado.