Estudo inédito da Zoop demonstra como as novas soluções
de pagamentos beneficiam o comércio varejista e a sociedade
Fonte: Shutterstock
Boa parte dos usuários brasileiros do setor financeiro considera os principais meios de pagamentos seguros, com 50% aderindo ao método por aproximação e 46% já tendo pago algo para um vendedor que utilizou o celular como máquina de pagamento. Apesar disso, apenas 36% compartilharam seus dados com Open Finance e somente 24% conhecem o real digital (Drex).
Estas são algumas conclusões da pesquisa recente sobre meios de pagamento realizada pela Zoop – startup pioneira no modelo de fintech as a service no Brasil –, em parceria com a Pinion. Os dados apresentam relevantes informações sobre o atual cenário do setor, assim como promovem insights para um futuro próximo.
“A confiança crescente em soluções como o Open Finance é um passo importante para a inclusão financeira e a modernização do setor no Brasil. Na Zoop, estamos comprometidos em promover essa transformação e oferecer soluções seguras e eficientes para que as empresas possam ter essas alternativas”, pontua Patrícia Esteves, Vice-Presidente de Marketing & Vendas da Zoop.
A inovação no setor financeiro tem promovido benefícios significativos para os usuários brasileiros, contribuindo com o dia a dia das pessoas, cada vez mais familiarizadas com nomes como Pix, Open Finance, Drex, entre outros.
Com a segurança e a facilidade de acesso, a tecnologia mudou o consumo dos meios de pagamentos no País. A aderência atual às soluções, porém, demonstra que o setor possui ainda um grande potencial.
Dados do setor financeiro
Cada vez mais presente, a inovação facilita o acesso ao setor financeiro, o que, consequentemente, democratiza os serviços com maior bancarização. Além da praticidade, a aproximação da população com o setor também tem ligação com a segurança.
De acordo com a pesquisa da Zoop, 50% dos entrevistados utilizam pagamentos por aproximação. Destes, 27% utilizam na função débito e 39% apenas na função crédito.
Neste cenário, transformar celulares em máquinas de pagamento nunca foi tão importante para as empresas, que encontram na inovação um grande potencial para alavancar as vendas de comércio e varejo.
Esse poder transformador é comprovado pelos números. Segundo a pesquisa, 46% dos brasileiros já pagaram algo para um vendedor que utilizou o celular como máquina de pagamento.
Dos entrevistados, 74% concordam que a solução é mais rápida e simples; 63% acreditam que o meio de pagamento é seguro; e 64% concordam que é mais fácil do que com maquininhas tradicionais.
Segurança e expansão
Certamente, a percepção de segurança em relação aos meios de pagamento é um fator decisivo para a aderência da inovação no setor financeiro.
Solução que conquistou rapidamente grande aderência, o Pix é considerado seguro por 74% dos entrevistados pela pesquisa, seguido por cartão de débito (72%), cartão de crédito (71%), carteira digital (68%) e dinheiro (67%).
A popularidade conquistada pelo Pix também abre portas para o desenvolvimento de outras soluções inovadoras para o mercado financeiro. Entre elas está o Open Finance, um sistema conhecido por 37% dos brasileiros.
Ainda de acordo com o levantamento da Zoop, 36% dos entrevistados já compartilharam seus dados com Open Finance. Destes, 56% consideram o sistema seguro ou muito seguro, enquanto 35% afirmam que já foram ou acreditam que possam ser prejudicados ao compartilhar os dados.
Esse processo de desenvolvimento e aderência da inovação no setor financeiro traz ainda um novo personagem para complementar o conjunto de soluções. Conhecido também como real digital, o Drex tem previsão de lançamento até o fim do ano.
Apesar de ainda não estar à disposição da população, a solução já é conhecida por 24% dos brasileiros, segundo a pesquisa. Destes, 35% acreditam que o Drex facilitará as transações e pagamentos. Apesar disso, 55% ainda estão neutros em relação à segurança do real digital.
Os números demonstram o potencial de transformação da inovação no setor financeiro. O desenvolvimento, porém, está atrelado à segurança das soluções, capazes de trazer benefícios para o comércio, o varejo e, claro, para toda a sociedade.
Quer conhecer mais sobre o assunto? Então acesse o site da Zoop.