Você sabe o que um sistema de ERP faz e qual a relevância dele para o desenvolvimento de uma empresa? Para crescer de forma saudável e sustentável, uma companhia precisa ser eficiente em todas as suas frentes.
Para isso, é necessário investir em soluções e processos de gestão para organizar e centralizar os principais dados do negócio. Uma estratégia eficaz é aproveitar todos os benefícios que a tecnologia trouxe para conquistar resultados promissores.
Segurança da informação, gestão da contabilidade e finanças, respostas mais ágeis e otimização de trabalhos que eram manuais são recursos possíveis com a implantação de um sistema de gestão como o ERP, concentrando todos eles em um único software.
Além disso, tem um sistema 100% cloud acessível em navegadores web ou mobile, em tempo real. A proposta do GCOM ERP é democratizar as soluções ERP do mercado, com uma solução simples e de fácil gestão.
O que é um sistema ERP?
A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning. Em uma tradução livre para o português, significa Planejamento de Recursos da Empresa.
Diretamente relacionado com a gestão de uma companhia, este sistema é responsável pela integração e inúmeros processos.
Ao centralizar tudo em um único lugar, o ERP possibilita tomadas de decisão estratégicas mais rápidas e assertivas.
Além disso, essa solução tem um importante papel na simplificação de processos mais burocráticos. Um exemplo é o controle de estoque, com uma visão clara da entrada e saída dos itens.
O ERP conta com recursos como emissão de notas fiscais; controle financeiro; produção; compras; gerenciamento de estoque; CRM; e Ponto de Venda on-line (PDV).
Como seu objetivo é automatizar e fazer a gestão centralizada de processo, o sistema pode ser implantado por empresas de todos os tamanhos e segmentos. O que muda de empresa para empresa é as próprias necessidades e o poder de investimento.
Por que ter um sistema ERP?
O sistema ERP facilita a rotina da empresa e transforma a gestão do negócio. Conheça os principais benefícios:
– Integrar atividades operacionais e setores;
– Reduzir erros, duplicidade de informações e retrabalhos;
– Padronizar processos;
– Reduzir custos;
– Reforçar a segurança da informação.
A implantação de um ERP normalmente acontece em momentos de amadurecimento das empresas, que, com o aumento de complexidade de suas operações, necessitam de novas e otimizadas formas de gestão para padronizar processos e garantir eficiência operacional.
Como fazer a implementação de ERP
A implantação é bem simples e rápida por conta do sistema online, na nuvem. E, para a solução escolhida, é necessário planejar a aplicação. Veja 8 etapas necessárias:
1. Identifique suas necessidades:antes de optar por um sistema ERP, mapeie todos os processos, avalie objetivos e levante quais são suas demandas. Também é interessante observar quais são as aplicações necessárias logo no início.
2. Escolha um sistema: a partir dessa primeira avaliação, escolha um sistema ERP que atenda às necessidades identificadas. Opte por uma solução que possa crescer junto com a evolução da empresa.
3. Planeje o processo: desenhe um plano de implementação do sistema ERP, que deve conter metas, cronograma para migração de dados e responsabilidades de cada integrante envolvido no projeto.
4. Migre os dados: esta etapa requer bastante planejamento para evitar perdas. Por isso, é necessário fazer um backup completo de dados críticos, incluindo clientes, fornecedores, inventários e registros financeiros; verificar a integridade dos dados antes da migração; considerar migrações por etapas; possuir um plano de contingência caso aconteçam imprevistos e os dados necessitem ser restaurados; e, por fim, verifique se a transição aconteceu corretamente e monitore a integridade dos dados com frequência.
5. Personalize as funções:escolha os recursos do sistema conforme as suas necessidades. Nessa etapa, também é importante definir as permissões de acesso ao sistema.
6. Teste, teste, teste: antes do sistema ERP ser implementado totalmente, faça testes para entender como os processos funcionam. Você pode emitir notas ou relatórios e saber mais sobre os recursos.
7. Treine as pessoas: garanta que todos aqueles que estiverem envolvidos com a solução entendam como usá-la no dia a dia.
8. Implante o sistema por fases: esse cuidado ajuda a reduzir o impacto nas operações diárias já existentes e permite corrigir problemas logo no início.
Informatizar a gestão e investir em soluções tecnológicas para ganhar eficiência é um passo importante para o crescimento do negócio. Para aqueles que desejam mais informações sobre o assunto, vale conhecer o sistema GCOM ERP e ver como a solução da GCOM pode ajudar a expandir as operações de uma empresa. Acesse: https://gcom.com.br/saas.