Jogos são desenvolvidos para o aprimoramento dos colaboradores em diversas situações, garantindo com a gamificação redução de custos e melhores resultados
Fonte: Adobe Stock
Antes algo inimaginável, a gamificação conquista a cada dia mais espaço nas empresas. E aqui não estamos falando em companhias “moderninhas”, que oferecem ambientes descontraídos para os momentos de lazer e descanso da “turma”. De forma dinâmica e eficiente, os jogos são utilizados para os treinamentos e aperfeiçoamentos dos funcionários.
Também conhecidos como “serious games”, esses jogos são desenvolvidos especialmente para atender a uma determinada demanda da empresa. São treinamentos que vão desde a integração dos novos colaboradores até mesmo a simulação para o aperfeiçoamento de técnicas para manutenção e utilização de equipamentos em ambientes controlados, que envolvem riscos.
Como parte da transformação digital, essas ações exigem que as companhias se adaptem à nova realidade para conseguir aproveitar os benefícios oferecidos pela tecnologia.
Papel da gamificação
Apesar de ainda pouco explorado, as empresas começam a entender aos poucos a importância de investir no desenvolvimento das equipes. Dados da pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) demonstram que o volume de horas investidas em treinamento nas empresas brasileiras foi de 19 horas por colaborador em 2020. O tempo ainda é baixo, se comparado com as 36 horas das empresas norte-americanas. Entretanto, demonstra o potencial do mercado.
Até mesmo para esses números alavancarem no País, a digitalização se transforma em um facilitador. “Acredito que o papel da gamificação é envolver emocionalmente as pessoas para melhorar a experiência de aprendizagem. Esse, aliás, é o foco principal da gamificação”, explica Braulio Jorge Souza de Almeida, psicólogo e game designer na dti digital.
Para o especialista, colaboradores treinados desempenham suas tarefas de maneira mais adequada, melhorando todo o contexto de trabalho. “Então, nossa missão é repensar os modelos de treinamento, tornando as experiências mais relevantes”, destaca.
Benefícios da gamificação
Em um ambiente cada vez mais digital, a gamificação se transforma em uma ferramenta facilitadora para o aprimoramento dos colaboradores em diferentes etapas e níveis. Entre os benefícios estão maior engajamento dos colaboradores nos treinamentos, redução de tempo e custos e, também, a possibilidade de mensurar com mais exatidão os resultados do curso, com a aplicação de testes e, posteriormente, com a análise de dados.
“Posso citar algumas vantagens: as pessoas podem fazer o treinamento remotamente; podem repetir o conteúdo em horário e lugar que for mais conveniente (ao invés de estarem obrigatoriamente presas à uma sala de aula); podemos fazer disputas saudáveis promovendo mini competições sazonais”, destaca Almeida.
O especialista lembra que a interatividade estimula a participação. Portanto, o engajamento é maior.
“O conteúdo pode ser atualizado com mais frequência, já que no contexto digital temos facilidade de manipulação das aplicações, o que seria muito mais dispendioso num treinamento impresso, por exemplo. Enfim, é uma forma de educar voltada para as metodologias do futuro.”
Aplicações
Como é uma solução prática e dinâmica, a gamificação ganha relevância nas empresas a partir do processo de integração de novos colaboradores. Com empresas aderindo cada vez mais ao trabalho remoto ou híbrido, a solução se transforma em um facilitador.
Aliás, o treinamento digital elimina também determinados vícios nas atividades passadas de geração em geração nas companhias. Com a tecnologia, torna-se mais fácil padronizar as tarefas, ensinando exatamente como cada atividade deve ser concluída.
“Um conceito que é muito importante e que pode ser alcançado pela gamificação, principalmente digital, é o de observabilidade. Podemos mensurar com precisão quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem em treinamentos específicos. Assim, desenvolvemos metodologias e conteúdos educacionais mais focados para aqueles problemas mais críticos. Isso aumenta a eficiência do processo educacional.”
Almeida afirma que os exemplos de aplicação da gamificação nos treinamentos corporativos se multiplicam. “Podemos atuar principalmente na conscientização e educação dos profissionais.” Entre as diversas aplicações, ele destaca os projetos que envolvem simulações a fim de reproduzir atividades que possam ser potencialmente perigosas.
Trabalho sério
Dessa forma, as empresas que seguem a trilha da digitalização para agilizar seus projetos e melhorar seus resultados devem dedicar atenção especial para soluções que auxiliem no aprimoramento dos colaboradores.
Com a inovação como parte integrante do seu DNA, a dti digital leva bastante a sério a maneira de promover a gamificação como metodologia eficiente de treinamento e educação. “Somos especialistas em estratégias de motivação que nossos parceiros podem usar para melhorar o desempenho do seu negócio em todos os aspectos”, enfatiza Almeida.
Mas e você? Como a gamificação pode contribuir para a conquista de resultados melhores na sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da dti digital.