Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Saúde

Vida Longa e Saudável são essenciais para a saúde e o bem-estar

Ações planejadas pela Seguradora ALM focam em hábitos a serem adotados para prevenção de doenças no futuro

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
9 de maio de 2024 | 13h58

Karem Soares/Divulgação Seguradora ALM

A busca pelo sucesso na carreira, uma alimentação melhor ou mantendo amizades, realizar as proezas que mais desejamos requer uma base saudável. Viver a vida ao máximo, começa com atenção ao seu corpo e a mente. O Projeto Vida Longa é uma iniciativa da Seguradora ALM, onde promove ações e reúne especialistas, com o propósito de enaltecer os cuidados com a saúde cuidando do presente, projetando um futuro melhor para os familiares.

O quarto episódio do videocast sobre “A importância do metabolismo para uma vida longa”, recebeu a endocrinologista e metabologista Camila Bezenover, especialista quando o assunto é saúde e distúrbios metabólicos. Os distúrbios metabólicos são condições que afetam o metabolismo do corpo e podem levar a uma variedade de complicações de saúde. As enfermidades podem ser causadas por vários fatores, como a genética, uma dieta inadequada, o sedentarismo, medicamentos e doenças crônicas.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estimam que um homem de 60 anos, que tenha diabetes e uma doença cardíaca, vive cerca de 12 anos a menos do que outro sem essas doenças. Na comparação entre mulheres, essa diferença chega a 13 anos.

“Esses dados reforçam a importância de adquirir hábitos saudáveis, porque sabemos que são fundamentais para prevenir e controlar doenças cardiovasculares e metabólicas. Como explica a doutora Camila Bezenover, a expectativa de vida de uma pessoa é determinada pela combinação de fatores genéticos e ambientais que ela pode estar exposta. O videocast esclarece o quanto é importante cuidar da nossa saúde, para alcançarmos uma vida longa”, explicou Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM.

Camila Bezenover detalhou como os distúrbios metabólicos podem influenciar a saúde cardiovascular. Os cuidados com o metabolismo e com o coração, são essenciais para a jornada de uma vida longa e saudável.

O que causa a síndrome metabólica?

Apesar das alterações provocadas no organismo, a síndrome metabólica é uma condição silenciosa e não apresenta sintomas característicos que possam servir como sinal de alerta. Para que o diagnóstico seja confirmado, é necessário fazer uma análise da presença de fatores de risco e alterações clínicas. O acompanhamento médico de rotina e manter os exames em dia, sobretudo quando o paciente faz parte do grupo de risco. É a única forma de detectar o surgimento da síndrome metabólica.

A especialista explica que a síndrome metabólica está atrelada ao ganho de peso “O paciente começa a ganhar peso ao longo da vida, e na maioria dos casos esse mesmo paciente está com uma alimentação desregrada, com consumos de alimentos calóricos, o que chamamos de superávit calórico, onde o paciente se torna sedentário, gastando poucas calorias, e acaba ganhando peso ao longo do tempo. Ao ganhar peso, a pessoa acaba adquirindo muita gordura, principalmente na região abdominal”.

Fatores de riscos da síndrome metabólica

Por não apresentar sintomas, é preciso ter mais atenção acerca dos fatores de riscos: sedentarismo e falta de atividades físicas na rotina; ganho de peso e diagnóstico de obesidade; acúmulo de gordura na região da barriga e circunferência abdominal; histórico de diabetes na família; glicose elevada; pressão arterial alta; triglicerídeos elevados; e “bom” colesterol baixo.

“É um tema relevante, porque sabemos que hoje em dia no mundo, as doenças cardiovasculares são as principais causadoras das mortes, configuradas pelo infarto agudo do miocárdio, e o acidente vascular encefálico. Baseado nisso, trago mais uma informação relacionada a síndrome metabólica, que está muito atrelada ao ganho de peso da população. Esse ganho de peso vai proporcionar o surgimento de síndrome metabólica. Sabemos que atualmente, 60% da população brasileira está com sobrepeso, e 20% está com obesidade, um dado crescente que vem se multiplicando exponencialmente nos últimos anos”, concluiu.

Projeto Vida Longa da Seguradora ALM promove nova ação no Rio de Janeiro

Karem Soares/Divulgação Seguradora ALM

O Projeto Vida Longa promovido pela Seguradora ALM, já se tornou uma referência para quem deseja conquistar a qualidade de vida, com a adoção de hábitos saudáveis e a democratização do acesso ao seguro. No dia 8 de maio, a companhia promoveu um bate-papo no Assador Rios, com a dermatologista Bárbara Bornay, especialista em rejuvenescimento facial, corporal e íntimo. A médica conversou com as mulheres sobre questões relacionadas à saúde física e mental.

“O Projeto Vida Longa reforça a importância de adquirir hábitos saudáveis, porque sabemos que são fundamentais para prevenção da saúde em todos os aspectos. É preciso focar em atividades que agregam de forma positiva, onde o seguro para pessoas se encaixa como a mola propulsora que complementa o fator qualidade de vida”, declarou Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM.

As ações abordam temas diversificados, como: atividade física e envelhecimento saudável, alimentação regrada e vida longa, prevenção de doenças crônicas, a importância das conexões pessoais e interpessoais, estratégias para envelhecer de maneira ativa, tecnologia e longevidade.

O evento contou com a participação da a endocrinologista e metabologista Camilla Bezenover; da diretora de operações da Seguradora ALM, Simoni Cavalcanti; do head de atendimento a pessoas e coberturas assistenciais, Marcelo de Carvalho; o sócio de seguros da Demarest, André Alarcon; da presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira; da personal trainer especializada em performance e vida longa, Josi Jungkenn; a especialista em estética dental e consultora de bem-estar da ALM, Miriam Alhanati; e a e a corretora especialista em seguros para pessoas, Sonia Marra.

Patrocinado por: