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Como a tecnologia ajuda a se destacar nos aplicativos de delivery?

É possível contar com a ajuda da tecnologia para obter resultados realmente significativos nos aplicativos de delivery. Confira.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 13 de setembro de 2022
Foto de Anna Shvets no Pexels

Os aplicativos de delivery não surgiram com a pandemia, mas elevaram exponencialmente o patamar principalmente durante a fase inicial, com a adoção de medidas restritivas mais severas. De lá para cá, até mesmo os estabelecimentos que relutavam em aderir às entregas precisaram dar o braço a torcer e, atualmente, possuem a solução como mais uma opção para conquistar o consumidor.

Se por um lado o crescimento do segmento foi benéfico, por outro, aumentou a competitividade no mundo digital. Empresas que antes atuavam exclusivamente pelo delivery, por exemplo, viram do dia para a noite a concorrência crescer significativamente.

Já estabelecimentos acostumados a atender uma clientela específica começaram a competir com comércios de outras regiões da cidade. Essa proliferação de ofertas por meio das plataformas exigiu, portanto, encontrar uma estratégia para se destacar na multidão.

E como isso é possível? Para combater esse processo evolutivo só mesmo a tecnologia como arma eficaz na batalha do comércio digital. Dessa forma, a análise de dados com o suporte de soluções inovadoras se transforma em uma ferramenta poderosa para o comerciante se sair bem nos apps de delivery.

Destacando-se nos aplicativos de delivery

Para se destacar nos aplicativos de delivery, alguns cuidados são necessários. Assim como ocorre com o espaço físico, a loja precisa da atenção do comerciante dentro do aplicativo para superar a concorrência.

E como isso é possível? “O uso correto de linguagem aplicada com os textos e descrições e o uso de imagens reais e de boa qualidade ajudam na conversão de clientes”, explica Rafael Lima, Head de Produtos da Intellibrand.

Gerar demanda para a loja por meio de divulgação da marca em outros canais de comunicação também faz parte do trabalho de atração dos clientes.

Lima, porém, acredita que um dos pontos mais importantes é a habilidade para medir e aplicar dados às decisões diárias. Aqui, entram questões como: quais pratos exibir, que tipo de promoções e descontos aplicar, quais regiões devem apresentar um combo ou uma oferta 2×1.

Importância da análise de dados

Por falar em dados, saber trabalhar corretamente com as informações disponíveis se transforma em um grande diferencial competitivo para o comerciante.

A análise correta permite entender o que o cliente procura. Com o entendimento de métricas como visitas e conversão é possível alterar as estratégias, trabalhando om um menu atrativo e mantendo o interesse e desejo dos consumidores.

“Com os dados analisados, é possível rever menus, ofertas, títulos, imagens e, claro, ir aplicando pequenas mudanças para que as otimizações sejam claras no momento da análise”, destaca.

Como exemplo, Lima questiona o que poderia causar aos resultados mudar o descritivo da venda de um suco de laranja para: suco de laranja gelado. “Ter essa sensibilidade na hora de aplicar o menu pode ser um diferencial competitivo”.

Para Lima, outros dados não podem sair do radar, como:

• Frequência e fidelidade dos clientes;

• Novos x retornantes;

• Avaliação dos concorrentes da categoria;

• Reviews da loja;

• Satisfação dos clientes.

Ajuda valiosa da tecnologia

Após entender a importância da análise de dados para se destacar nos aplicativos de delivery, resta a seguinte dúvida: Como fazer isso corretamente? Aqui é que entra o importante trabalho da tecnologia.

Prova da eficiência de contar com uma solução diferenciais para esse trabalho é o Intellifoods. A solução desenvolvida pela Inlellibrandé uma plataforma para KPI’s de execução digital, baseada na tecnologia de machine learning. Isso significa que a ferramenta responde com dados acionáveis e traz as principais métricas e insights dos restaurantes, mercados e conveniências.

Quer mais? A aplicação apresenta ainda informações estratégicas de como os produtos de uma empresa o os da concorrência estão posicionados nos aplicativos de delivery.

Essa ação permite, por exemplo, saber se existe um lembrete do produto quando o consumidor está finalizando a compra ou onde possui combos executados.

Em resumo, a solução apresenta diversos dados relevantes para o melhor posicionamento nos aplicativos de delivery, como:

• Dados dos FSAs: aplicativos de delivery;

• Análise de restaurantes, mercados e conveniências;

• Dashboards customizados de acordo com objetivo do cliente;

• Métricas exclusivas para o canal, como combos e item reminder.

Criação da ferramenta

VP de dados e produtos da Intelibrand, Francesco Weiss explica que o Intellifoods surgiu com a visão da empresa e identificação que os consumidores migraram do imã de geladeira, telefone da pizzaria e panfletos na gaveta para a facilidade dos aplicativos.

“Boa parte da receita e do mercado de comida fora de casa está hoje nas mãos do delivery. Isso faz com que ambos – marcas e restaurantes – estejam aptos a criar movimentos para capturar todo o potencial desses clientes ávidos para consumir novos produtos e marcas”, destaca.

Nesse contexto, um dos maiores desafios é criar uma tecnologia capaz de escalar o trabalho que é realizado hoje nos pontos de venda físicos e, consequentemente, aplicar metodologias e melhores práticas para oferecer produtos em canais digitais.

“Com essa visão, a Intellibrand criou um produto para marcas, varejistas e restaurantes poderem ter inteligência de dados, aplicando ações que geram resultados práticos”.

Benefícios da plataforma

A correta análise de dados proporciona um diferencial enorme para os comerciantes, que enfrentam um mercado tão competitivo e com margem de lucro no limite.

Certamente, a solução oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar:

• Diagnóstico de performance em altíssima escala;

• Canal pouco explorado pelas indústrias;

• Excelente fonte de lista de prospecção para positivação;

• Plataforma perfeita para atuação de Food Service.

Com o auxílio da solução, Weiss diz que é possível, por exemplo, melhorar o sortimento e portfólio de ofertas; aumentar a presença em regiões e pontos de venda pouco explorados; ganhar novos clientes da geração digital aptos a gastar mais e ter novas experiências.

“Claro que garantir vantagem competitiva versus os concorrentes em um ambiente extremamente concorrido é fundamental, e com dados é possível encontrar atalhos”, afirma.

Exemplos de sucesso

Para demonstrar as vantagens de trabalhar com dados para melhorar o desempenho nos aplicativos de delivery, Weiss afirma que existem diversos casos onde restaurantes e marcas aumentaram seus resultados de forma impressionante.

“Iniciamos com um trabalho para uma grande marca de bebidas onde descobrimos que alguns dos desafios impediam a venda neste canal”, destaca.

Entre as situações estava o alto preço cobrado pelos restaurantes na tentativa de recuperar a margem cobrada pelos aplicativos. Essa atitude pesava negativamente na decisão de compra dos consumidores em inserir bebidas nas refeições.

“Aplicamos um modelo de apresentação que gerava margens altas. A aplicação de combos incrementava a receita da marca e do pdv ao mesmo tempo”.

Com as mudanças, Weiss destaca que o aumento de incidência das bebidas foi de quase 70% no primeiro ano. Por sua vez, a receita cresceu 430% no primeiro ano, 250% no segundo e 130% no terceiro ano.

Em outra situação, a análise correta dos dados para duas grandes marcas de sorvete permitiu identificar que 20.000 pontos do mundo físico que ofertam nos aplicativos não vendiam o produto por falta de embalagem apropriada. Além disso, os comerciantes não sabiam como apresentar o produto nos menus.

“Com menos de 10% dos pontos ativados, a receita adicional ultrapassou os R$ 10 milhões mensais. Ou seja, uma receita considerada perdida revertida para incremento”.

Estes e outros casos foram abordados através do uso de dados da solução para identificar o comportamento de empresas e clientes e, com isso, melhorar a atuação nos canais.

Quer entender mais como a tecnologia pode contribuir para se diferenciar da concorrência e, com isso, obter resultados significativos nos aplicativos de delivery? Então acesse o site da Intellibrand.

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