
Muito mais do que um meio de investimento, o mundo cripto conquista a cada dia mais relevância e, claro, aplicações no cotidiano das pessoas. A tecnologia de pagamentos Binance Pay, por exemplo, registou um grande crescimento na América Latina no último ano.
Em meio a tudo isso, as constantes altas de diversas criptomoedas na carona do Bitcoin também atraem os olhares das pessoas interessadas em conhecer mais sobre esse universo. Nesse contexto, o Brasil surge como um dos grandes mercados para o mundo das criptomoedas. Até por isso, o Banco Central estuda a regulamentação do setor.
Essa popularização, porém, vem acompanhada de um ponto importante. “Quanto mais pessoas entram neste mercado, maior a demanda por educação e conhecimento”, explica Luciano Ribeiro, diretor Operacional na Latam Gateway, uma Instituição de Pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central, com vasta expertise em tecnologia.
Com grande experiência no setor, o executivo faz uma análise do cenário atual, destacando pontos relevantes que explicam o processo evolutivo dos criptoativos, demonstrando ainda o potencial do segmento. Confira a entrevista!
Com o Bitcoin retomando um caminho de alta e as constantes mudanças no mundo das criptos, é possível imaginar que o setor subiu para um novo patamar ou ainda seguimos em uma bolha e tudo isso é apenas volatilidade?
Luciano Ribeiro – Acho que é importante salientar que a alta recente do Bitcoin e das demais criptomoedas reflete diversos fatores. O primeiro é o crescimento da adoção destes ativos, cada vez mais pessoas usando as criptomoedas para investir ou para outros objetivos como realizar pagamentos ou fazer transferências de recursos, em todo o mundo.
Esse crescimento do uso acontece entre os investidores de varejo e os institucionais, o que foi incentivado também por um segundo fator: a aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista por autoridades americanas.
O ETF simplifica o investimento em Bitcoins, atraiu instituições de renome no mundo financeiro global e, consequentemente, atende uma demanda de seus clientes.
Um terceiro fator importante para se destacar é que o Bitcoin sofrerá um halving, quando as taxas de ganho dos mineradores cairão pela metade, em abril. Esse acontecimento reduz a oferta de novos Bitcoins no mercado. Embora não seja uma garantia, nas três edições anteriores acabou por resultar em altas de preços subsequentes.
A conjuntura econômica e regulatória global também tem favorecido a adoção das criptomoedas, à medida que reguladores de diversos países têm anunciado regras para o mercado e isso reduz os temores dos que ainda não investem em criptomoedas.
Nesse sentido, será que as pessoas já começaram ao menos a entender como as criptomoedas podem interagir de forma positiva para o dia a dia?
Luciano Ribeiro – Quanto mais pessoas entram neste mercado, maior a demanda por educação e conhecimento. Diversas universidades ao redor do mundo estão lançando cursos sobre criptomoedas e blockchain. E empresas do setor oferecem conteúdo gratuito também, como a Binance, que tem uma plataforma de educação em português. A imprensa também tem um papel importante.
É preciso que as pessoas se informem antes de investir, como acontece com todos os mercados. É preciso também escolher exchanges renomadas e respeitadas, com liquidez e transparência. A Binance é a maior do mundo e opera também no Brasil, mas há outros players importantes no mercado.
Aliás, como ocorrem as transações que envolvem as moedas fiduciárias e as criptos? Como garantir que essas transações são legítimas e seguras? Qual o papel da Latam Gateway nesse contexto?
Luciano Ribeiro – A Latam Gateway é o parceiro tecnológico para recebimento das moedas fiduciárias. Os pagamentos recebidos através de TED ou geração de PIX QRCODE torna as transações seguras e legítimas para que a pessoa que está fazendo a transação em moeda fiduciária receba o valor correspondente em sua exchange.
No Brasil, por exemplo, as empresas que atuam nesse ramo precisam seguir alguma regulamentação do Banco Central ou algo parecido?
Luciano Ribeiro – O Banco Central do Brasil está estudando uma regulação para o setor de criptomoedas e vai definir as regras do jogo. Isso pode acontecer ainda neste ano e vai ser um marco para a indústria, além de muito importante para os usuários, porque o Brasil é um grande mercado cripto no mundo. Brasileiro gosta muito de tecnologia e inovação e a penetração do celular é enorme, o que ajuda ainda mais.
Ainda com relação a este tema, é possível afirmar que as cripto não são apenas uma forma atrativa para investimento? Como elas estão inseridas no dia a dia das pessoas? Por exemplo: é possível pagar contas com criptos? O que mais é possível? Quais as utilidades?
Luciano Ribeiro – As empresas do ecossistema estão desenvolvendo cada vez mais casos de uso para as criptomoedas e a blockchain, da tokenização de ativos de diversas naturezas, como precatórios e imobiliários, a usos mais diários, como pagamentos.
E isso só traz mais valor às criptomoedas, então deve continuar acontecendo. Li em uma matéria recentemente que o Binance Pay registrou um crescimento de mais de 60% no volume de transações na América Latina somente em 2023. Há ainda diversos projetos de tokenização, de precatórios a contratos agrícolas, por exemplo. Os usuários cripto estão pedindo esse tipo de usabilidade.
Como a Latam Gateway pode contribuir para o avanço desse mercado?
Luciano Ribeiro – A Latam Gateway é uma Instituição de Pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central, com vasta expertise em tecnologia que pode auxiliar qualquer empresa atuante neste mercado.
Por ser autorizada, a Latam Gateway é fiscalizada pelo Banco Central e cumpre com todas as regulamentações desse órgão, o que garante ser uma empresa séria e que está em compliance com a regulamentação existente.
Quais os principais desafios a serem enfrentados pela Latam Gateway nesse mercado?
Luciano Ribeiro – É um mercado que está sempre se atualizando, seja com a criação de novas moedas, seja com novas regulamentações que surgem de tempos em tempos. A Latam Gateway conta com uma equipe capacitada que está sempre acompanhando as novidades do mercado para oferecer os melhores produtos e serviços a seus clientes.
Acesse o site da Latam Gateway e confira novidades sobre a instituição de pagamento, as novas tecnologias, o mundo das criptomoedas e mais.