Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Tecnologia

Outsourcing em tecnologia: Selbetti contribui na conquista de resultados de recintos alfandegados

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
7 de fevereiro de 2024 | 17h03

Com a Selbetti, outsourcing em tecnologia se demonstrou a melhor
opção para solucionar diferentes situações na Poly.

Outsourcing em tecnologia: Selbetti contribui na conquista de resultados de recintos alfandegadosFonte: Acervo Selbetti

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, o outsourcing em tecnologia atua como um verdadeiro parceiro das empresas, representando um facilitador para as diversas situações que envolvem a tecnologia no dia a dia.

Por conta da segurança e da tranquilidade promovidas, os colaboradores conseguem desempenhar suas atividades com maior eficiência, sem precisar dividir o tempo de trabalho com a solução de problemas tecnológicos.

Ao abordar o assunto, porém, muitos não conseguem ainda visualizar de forma prática a amplitude dos benefícios em contar com o outsourcing em tecnologia, limitando-se a casos pontuais.

Entretanto, o serviço é muito mais amplo do que a terceirização da gestão das impressoras ou dos computadores de um escritório, por exemplo. Com o parceiro certo, o outsourcing em tecnologia traz soluções para diversas demandas de uma companhia.

Duvida? Então imagine a complexidade de um recinto alfandegado, que necessita manter a eficiência dos serviços prestados, cumprindo normas e prazos rigorosos. Para quem não conhece o tamanho da responsabilidade, essas empresas desempenham atividades como: desembarque de mercadorias que vêm de fora ou que saem do País, manuseio efetivo da carga, fiscalização dos itens para liberação aduaneira, entre outras. Em um ambiente como esse, qualquer falha pode ser fatal, provocando grandes prejuízos e, até mesmo, gerando multas e perdas de contratos.

Imprescindível, a tecnologia é exigida em sua plenitude. E como garantir toda essa eficiência? Exatamente com o outsourcing em tecnologia. Para entender melhor todas as possibilidades e vantagens de optar por esse serviço, contamos com a ajuda de Rodrigo Zimmermann, gestor de TI da Poly, empresa especialista em logística.

Outsourcing em tecnologia em um recinto alfandegado

Formado em Processamento de Dados e, posteriormente, em gestão de TI, Zimmermann traz na bagagem uma grande experiência tanto em assuntos relacionados com as inovações quanto sobre a área portuária. “Eu sempre utilizei a tecnologia focada no negócio, para ajudar as empresas.

Ao conhecer bem os dois mundos, o profissional consegue identificar com maestria as necessidades e peculiaridades que envolvem as atividades de um recinto alfandegado.

Aliás, você sabe o que é um recinto alfandegado? Diariamente, mercadorias do mundo todo chegam ao Brasil, seja por via marítima ou aérea. Promover a organização, a gestão e o armazenamento dos diferentes produtos até que sejam direcionados para o destino exige uma logística eficiente, que envolve regras e normas rigorosas para garantir a integridade de todo o processo.

Com esse entendimento prévio, é possível descrever de forma bem resumida um recinto alfandegário como um local em que as mercadorias que chegam ao País são armazenadas, aguardando o desembaraço de todo o processo até que seja liberada a saída para outro destino.

Nesse processo, o recinto alfandegado segue normas e determinações de diversos órgãos, como: Alfândega, Receita Federal, Anvisa, Marinha, Polícia Federal, Forças Armadas, entre outros.

Nascida em 2010, a Poly iniciou suas operações em Itajaí, Santa Catarina, atuando na área portuária. A partir de 2017, com o início das concessões, um novo braço da companhia expandiu a atuação para armazéns alfandegados nos aeroportos do Recife, Goiânia, Vitória, São José dos Pinhais e Navegantes.

outsourcing em tecnologia

Relação com a Selbetti

Certamente agora já é possível imaginar a grande responsabilidade e as diversas particularidades existentes para a manutenção eficiente do serviço. Mas onde entra o outsourcing em tecnologia em toda essa história?

Na Poly, Zimmermann explica que tudo começou com a relação comercial com a Selbetti. “Começamos com outsoursing de impressão, um serviço já muito conhecido e que é muito vantajoso. Muito melhor do que comprar, manter e promover a gestão de impressoras e insumos.

Com o tempo e a confiança, essa relação foi amadurecendo. Com isso, a empresa seguiu novos rumos, expandindo a atuação para o outsourcing em tecnologia.

Surgiram alguns equipamentos específicos que não achávamos no mercado e que precisavam ser importados. A Selbetti nos auxiliou na locação desses equipamentos”, destacou Zimmermann.

Na sequência, a pandemia do coronavírus trouxe novos desafios, testando mais uma vez a eficiência do outsourcing em tecnologia e, consequentemente, estreitando ainda mais os laços entre as duas empresas.

Comprometimento necessário

Zimmermann destaca algumas características positivas da Selbetti para o sucesso do outsourcing em tecnologia. Entre elas, a eficiência. “Uma vez precisávamos de uma impressora no Recife com urgência. A Selbetti foi uma parceria de verdade.

Em uma outra situação, Zimmermann recorda de uma demanda que surgiu por conta da substituição de sistema, envolvendo prazos para cumprir os requisitos da Receita Federal.

Precisávamos de uma solução. Então, a Selbetti construiu robôs para que um determinado software pudesse se comunicar com o sistema novo da Poly.

Nesse processo de amadurecimento da relação comercial, Zimmermann destaca a importância da proximidade e acesso com o fornecedor do serviço, facilitando o contato com diferentes setores quando necessário.

A proximidade traz a segurança de possuir uma parceria em um momento necessário, porque no mundo da tecnologia isso vai acontecer”, finaliza o gestor de TI da Poly.

Este, claro, é apenas um relato de como o outsourcing em tecnologia é benéfico para a eficiência das empresas.

outsourcing em tecnologia

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

Patrocinado por: