Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Tecnologia

Desafios logísticos no varejo food: como a eficiência na cadeia de suprimentos impacta o resultado final?

Adotar práticas sustentáveis, investir em tecnologia e conhecimento e ter uma gestão integrada de todos os elos é o que impacta no resultado do varejo
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
27 de novembro de 2024
Foto de Tiger Lily no Pexels

Começando pela produção de alimentos frescos e perecíveis até a fabricação de bebidas e produtos distribuídos em embalagens, o varejo de alimentos é muito dinâmico e multifacetado. Mas o dinamismo, embora positivo, traz diversos desafios, principalmente quando se olha para a logística do processo.

Nesse caso, o principal objetivo é garantir que todos os produtos estejam disponíveis na hora que o cliente quer, no local adequado, da forma mais adequada, tudo isso com eficiência e economia. E essa é uma operação bastante complexa.

A logística do varejo tem um papel essencial, principalmente na atualidade, em que o mercado migra quase que em sua totalidade para o digital. Ela é responsável por todo o fluxo eficiente dos produtos, desde a produção até a entrega final ao consumidor. Se não há um plano estratégico de logística, a operação e resultados da empresa sofrem.

Fluxo eficiente de produtos no varejo

Uma cadeia logística é composta por ações como transporte, armazenamento, gestão o estoque, recebimento e registro de pedido e, por fim, a entregas.

Para ser eficiente, esse processo precisa garantir que todas essas ações aconteçam no prazo certo sem comprometer a operação. No varejo food, existem desafios específicos, veja quais são eles:

– Controle do estoque

– Produtos perecíveis

– Muita variedade de produtos

– Demanda versus sazonalidade

– Transporte eficiente

– Cadeia integrada de abastecimento

– Cadeia de frios

Investimento em tecnologia e infraestrutura

Um desses desafios no varejo food é a cadeia de frio. Uma etapa crítica, porque esse tipo de produto exige manuseio específico e bem controlado, com armazenamento e transporte adequados para evitar deterioração. E isso exige um investimento em infraestrutura e tecnologia.

E não se trata somente do espaço e manuseio dos produtos, a agilidade no transporte entrega é essencial. Por isso, a necessidade de soluções logísticas que atendam às principais necessidades de distribuição e entrega rápida.

Eficiência operacional e melhor planejamento

A integração na cadeia de suprimentos é um passo importante para superar esses desafios. Isso é possível com tecnologia agregada, trazendo visibilidade do negócio, como a gestão de estoque em tempo real, recebimento e atualização de pedidos, melhorando, assim, o alinhamento entre fornecedores, distribuidores e varejistas. O resultado é uma operação mais eficiente, com maior planejamento e resposta rápida a dificuldades.

Mas, mais do que isso, a tecnologia na cadeia de suprimentos permite a integração de sistemas, possibilitando o armazenamento e análise de dados, que são úteis para identificar padrões de consumo, ajustando a oferta e demanda sempre que necessário.

Gerar eficiência na cadeia de suprimentos ajuda a enfrentar os desafios que são inerentes ao negócio. Adotar práticas sustentáveis, investir em tecnologia e conhecimento e ter uma gestão integrada de todos os elos é o que impacta no resultado, com redução de custos e satisfação dos consumidores.

Investimento em inovação para uma cadeia eficiente

Para passar pelos desafios, é preciso buscar alternativas para obter processos mais estratégicos. A tecnologia é uma aliada:

– Com a inteligência artificial, é possível prever cenários a partir da análise de dados;

– A própria inteligência de dados (ou Business Intelligence (BI)), que colabora para a integração dos processos, gerando informações valiosas de toda a cadeia de suprimentos e trazendo mais otimização para o negócio;

– E a automação para reduzir processos manuais e burocráticos, gerando um fluxo contínuo dentro da cadeia como um todo.

Soluções baseadas em uso estratégico de informações possibilitam uma visão geral do negócio e, assim, da cadeia como um todo. Isso permite tomadas de decisão mais estratégicas e mais eficiência e agilidade para a operação.

Com os serviços oferecidos pela GCOM, empresa de serviços que oferece soluções de gestão empresarial (ERP) para todo tipo de negócio, o gestor pode gerir seu negócio de forma unificada, tendo visibilidade de todos os processos internos e externos da empresa.

Com o GCOM PDV Food, por exemplo, a empresa consegue, a partir da plataforma, se conectar com diversas soluções e parceiros: como serviços de conciliação; originadores do mercado, e-commerces; parceiros de logística, entre outros. Acesse o site da GCOM e saiba mais.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato