Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Mercado Imobiliário

Com diversas vantagens, short stay transforma o mercado imobiliário

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
28 de fevereiro de 2023

Incorporadoras desenvolvem projetos específicos para o segmento short stay,
oferecendo benefícios tanto para investidores quanto para hóspedes

Com diversas vantagens, short stay transforma o mercado imobiliárioFoto: Divulgação Charlie

Caracterizado pela estadia por curta duração, o segmento de short stay revolucionou o mercado imobiliário nos últimos anos. Com presença marcante da tecnologia, o setor mudou o comportamento das pessoas, que deixaram de lado padrões antigos em busca de maior comodidade, conforto e experiências significativas durante as hospedagens.

Se no início essa situação se restringia a pessoas que procuravam casas de veraneio no interior ou litoral para aproveitar um fim de semana, logo o cenário se expandiu. E, com isso, as incorporadoras também não passaram ilesas.

Atentas a essa mudança de comportamento, as incorporadoras identificaram um novo nicho. Com isso, começaram a surgir empreendimentos construídos especificamente para atender ao segmento de short stay.

Um dos pilares dessa tendência é o plano diretor de São Paulo. Atualmente, a capital paulista possui tanto projetos em construção voltados para esse nicho quanto edificações já em funcionamento, com uma grande procura. Alguns transformam-se em oportunidades atrativas para investidores. Já outros, com tamanho potencial, seguem com a própria incorporadora.

Mas o que diferencia esses empreendimentos dos demais? Apartamento para locação não é tudo igual? Quais são as características que habilitam essas construções para atender a essa nova demanda?

Short stay e suas características

Assim como ocorre com diversos outros segmentos, o mercado imobiliário costuma desenvolver um estudo para conseguir alinhar as tendências com as exigências necessárias para a construção de um empreendimento eficiente. O encontro desse equilíbrio permite construir empreendimentos vantajosos, que atendam às expectativas tanto de investidores quanto dos futuros moradores.

No mercado de short stay não é diferente. Algumas características são desejadas para que o imóvel apresente a atratividade necessária. Entre elas estão: localização estratégica, serviços disponíveis e, claro, tecnologia agregada para aprimorar a experiência desejada.

Como exemplo, vejamos o caso do Spression Congonhas, empreendimento da R.Yazbek em parceria com a Rofer Incorporadora construído a poucos passos do Aeroporto de Congonhas, um dos principais acessos para a cidade de São Paulo.

Levantamos os dados do aeroporto e nos deparamos com números muito expressivos. São 23 milhões de passageiros anuais e ligações com as principais capitais do Brasil. Além disso, já existia o planejamento para a construção da Linha 17 Ouro, ao lado do imóvel, que vai conectar-se com toda a rede de transporte de metrô”, explica Ricardo Yazbek, diretor da construtora e incorporadora.

Dessa forma, a opção do empreendimento com foco em short e medium stay levou em consideração a combinação do local estratégico com a grande demanda de hospedagem na região. “Quem se hospeda no Spression Congonhas consegue chegar ao Aeroporto de Congonhas em 5 minutos a pé, através da nova e revitalizada passarela.

Segundo Yazbek, outro ponto relevante é a modernidade do Spression, que contempla áreas de convivência novas, modernas e tecnológicas. Isso proporciona uma experiência completa aos hóspedes. “Temos piscina coberta, coworking, salão de jogos, espaço de convivência para tomar um bom café, além de dispormos de vagas de garagem.

Por conta das qualidades diferenciadas do Spression, a incorporadora decidiu manter boa parte das unidades para locação através do Charlie ao invés de comercializá-las. “A nossa decisão levou em consideração o potencial de valorização do empreendimento e a dificuldade de reposição desse tipo de empreendimento, ou seja, construção de novas unidades com esse perfil na região. A falta de terrenos, aliada à complexidade de legislação, dificulta muito a construção de novos empreendimentos”.

Oportunidades para investidores

No Spression, a incorporadora manteve o patrimônio. Entretanto, existem outros empreendimentos direcionados para short stay à disposição dos investidores que buscam oportunidades atrativas para obter retornos expressivos.

Esse é o caso, por exemplo, dos empreendimentos da Next Realty, que busca permitir o acesso ao maior número de pessoas em projetos bem localizados, a poucos passos de áreas verdes e do trabalho. Atualmente, além dos empreendimentos entregues no bairro da Vila Nova Conceição, possui 3 empreendimentos que serão entregues até março para operação do Charlie no bairro do Jardins. “Os principais diferenciais de nossos empreendimentos são a localização (miolo de bairro), a agilidade na construção e a entrega decorada das unidades”, destaca Felipe Antunes, sócio-fundador da Next Realty.

Outro ponto relevante destacado por ele é o preço das unidades. “Praticamos a venda com cerca de 30% de deságio para os lançamentos, na comparação com outros incorporadores nas mesmas localidades.

Como estratégia, a Next Realty foca a atuação em bairros já consolidados e com demanda para o público de curta temporada, atuando em um nicho específico de terrenos de 300 m² a 500 m².

Em muitos casos, essas áreas são descartadas pelos grandes incorporadores pela inviabilidade devido ao custo indireto elevado e pouca eficiência interna. Nós nos adaptamos a esse tipo de produto e somos pioneiros nesse formato de atuação”.

Importância da tecnologia

Outra característica marcante nos empreendimentos direcionados para short stay é a inovação. Por lidar com hospedagens por períodos curtos, os imóveis precisam garantir comodidades para os moradores e facilidade de acesso, assim como facilitar a gestão das unidades e, também, a contratação de possíveis serviços à disposição.

Implantamos nossos empreendimentos com o que há de mais inovador com relação à tecnologia de portaria remota, fechadura eletrônica e equipamentos de área comum, que funcionam como uma extensão da unidade, com lavanderia coletiva, espaços de coworking e academias e spa”, explica o representante da Next Realty.

Portanto, é possível concluir que a grande quantidade de serviços agregados aos empreendimentos com foco em short stay funciona por meio do suporte tecnológico, garantindo ao empreendimento as comodidades semelhantes às de um hotel, mas em um ambiente mais aconchegante como uma residência.

Prova disso são os empreendimentos que carregam a marca Nik, desenvolvidos pela Planik. Atualmente, a incorporadora conta com cinco empreendimentos em fase de obras com essa proposta, em regiões estratégicas: Paulista, Paraíso, Vila Mariana, Perdizes e Pinheiros. Do total, três serão entregues ainda neste ano.

Diretor comercial da Planik, Bruno Pereira acredita que os serviços agregados são fundamentais para o sucesso dos projetos direcionados para short stay. Como são empreendimentos com um grande atrativo para investidores, ele acredita que a tecnologia ajuda tanto no processo de venda quanto, futuramente, na gestão do patrimônio.

Muitos clientes não conheceram o projeto pessoalmente. Compraram em Miami, nos Estados Unidos; na França. Outros são do interior de São Paulo, Campo Grande, Manaus. Adquiriram as unidades a distância por vídeo.

Como os clientes são investidores, outro facilitador destacado por Pereira é a parceria com o Charlie, startup que utiliza a tecnologia para combinar a hospitalidade de um hotel com o conforto de uma residência.

Dessa forma, os proprietários poderão acompanhar toda a gestão das unidades por meio de um portal do investidor, sem precisar atuar para o gerenciamento de tarefas como mobiliar adequadamente o imóvel ou sua manutenção, por exemplo. “O comprador quer saber do retorno. Se possível, com trabalho zero. Ele deseja comodidade”, afirma Pereira.

A tecnologia, aliás, traz outro diferencial importante para a solução do Charlie, além da gestão facilitada. De forma estratégica, a startup consegue resultados mais expressivos promovendo a locação das unidades tanto por meio do canal próprio quanto de terceiros, como a Booking, Expedia e AirBnb.

Além disso, o Charlie também se transforma em um diferencial para os hóspedes, que podem reservar um apartamento com máxima flexibilidade de prazo de locação, em um apartamento pronto para morar, sem precisar se deparar com filas de hotel ou com experiências negativas ao locar um apartamento gerenciado por uma pessoa física e não por uma empresa que oferece atendimento online 24h. .

Prova do valor agregado pela solução para os empreendimentos focados em short stay são as comodidades, os benefícios e os resultados comprovados nas unidades onde o Charlie já atua. “São vários diferenciais, mas destacaria toda a tecnologia embarcada na solução de gestão do Charlie. O hóspede consegue reservar sua hospedagem de forma fácil, simples, segura e com poucos cliques. Isso permite agilidade e ótima experiência aos usuários“, enfatiza Yazbek.

Os produtos hoje em operação na Vila Nova Conceição obtêm a cada mês uma performance mais enxuta e com uma rentabilidade maior para cada investidor, com média de ocupações acima de 95%, com cerca de 50 unidades studio em operação. O resultado tem agradado tanto aos nossos investidores que os novos produtos que entrarão em operação neste ano tiveram adesões de 80%”, finaliza Antunes, sócio fundador da Next Realty.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato