
Diego Guedes/Divulgação Editora Global Partners
Por Fabrício Debortoli
A resiliência empresarial é uma das qualidades necessárias para superar e, claro, aprender com os momentos de crise, conseguindo assim encontrar e percorrer os caminhos apropriados para voltar aos trilhos do mercado.
Em harmonia com uma estratégia sólida e bem planejada, possuir essa qualidade possibilita organizar e colocar as ações em prática para superar um processo de turnaround.
Por se tratar de um desafio complexo, a resiliência empresarial se transforma em uma característica fundamental para conseguir implantar as diversas mudanças organizacionais necessárias nesse processo.
Portanto, trabalhar essa qualidade nos gestores e nas equipes facilita promover os ajustes necessários em um turnaround.
Falando dessa forma, porém, parece que tudo isso se resume a uma boa dose de boa vontade e persistência. Entretanto, não é bem assim. A combinação de resiliência empresarial com o processo de turnaround exige mais do que trabalho duro, necessitando muitas vezes até mesmo de uma mudança de cultura dentro da companhia.
Quer entender melhor como tudo isso ocorre? Então acompanhe os detalhes a partir de agora.
Resiliência empresarial e turnaround
Muitos atribuem a resiliência empresarial à capacidade de persistir bravamente até que determinado obstáculo seja superado. Entretanto, essa visão mais resumida apresenta falhas. Afinal, como diz o ditado popular, “não adianta dar murro em ponta de faca”.
De forma estratégia, a resiliência empresarial conecta-se com a capacidade de se adaptar a uma nova realidade e, consequentemente, atuar de forma estratégica, planejada e organizada para voltar a prosperar no mundo dos negócios.
Isso, claro, tem uma forte ligação com o sucesso em um processo de turnaround. Termo em inglês utilizado internacionalmente em administração, simboliza um conceito de gestão estratégica que se popularizou nas décadas de 1970 e 1980.
Essa reviravolta nos negócios é muito trabalhada em momentos de crises graves, em fases que os resultados negativos se tornam frequentes.
Para que o problema não evoluía para um patamar ainda mais desastroso, a gestão age para sair desse momento de crise com a promoção das mudanças necessárias.
Planejamento e estratégia
Em um processo de turnaround, portanto, a resiliência empresarial exige um planejamento sólido baseado em uma estratégia eficaz, capaz de promover mudanças estruturais e comportamentais necessárias para retomar o rumo do sucesso no mundo dos negócios.
Com esse plano de atuação traçado, os gestores trabalharão em suas equipes os ajustes definidos. As ações adotadas, claro, dependerão dos motivos que motivaram o processo de turnaround.
Como, por exemplo, prejuízos causados a marca com a queda da qualidade dos produtos ou serviços. Ou a queda significativa de receita por conta do aumento da competitividade.
Enfim, com a identificação do problema e o estabelecimento do plano de ação, a empresa necessitará colocar em prática a resiliência empresarial. Afinal, o processo de turnaround envolve um elevado grau de complexidade.
E o que isso significa na prática? Muito mais do que se manter motivado e atuante, essa fase exige que os gestores tomem decisões difíceis de forma rápida e assertiva.
Além disso, mesmo com um plano consistente, é preciso saber quando e como flexibilizar para se adaptar às mudanças em andamento.
Relação com os agentes externos
Vale lembrar ainda que esse processo também envolve o relacionamento com investidores, parceiros e fornecedores. Portanto, a resiliência empresarial em um processo de turnaround atua interligada com a transparência das ações e procedimentos adotados, demonstrando a eficiência de cada medida adotada.
Em alguns casos, esse processo se transforma até mesmo em uma oportunidade para atrair a atenção e o dinheiro de investidores, que identificarão uma boa oportunidade para conquistar retornos atrativos futuramente.
Mas isso só é possível com um plano de restruturação sólido e detalhado, colocado em ação de forma planejada e organizada, comprovando a resiliência empresarial para voltar aos bons resultados no mundo dos negócios.
Em meio a todo esse canário complexo em um turnaround, é possível afirmar que a resiliência empresarial se transforma em um facilitador tanto para sair dos momentos de crise quanto na identificação de possíveis oportunidades de crescimento para retornar ao rumo dos negócios com ainda mais forma, preservando e desenvolvendo a imagem da marca ao término deste processo.
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