Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Quais os principais desafios para os recrutadores em 2024?

Entre as necessidades, recrutadores precisarão identificar os profissionais com as soft skills apropriadas para cada uma das vagas.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 30 de janeiro de 2024
Foto de Yan Krukau no Pexels

Em um cenário desafiador, os recrutadores encontram alguns desafios pela frente em 2024. Após apresentar um crescimento expressivo no pós-pandemia, o setor de serviços demonstra agora um comportamento mais brando. É o que demonstra ao menos a pesquisa mensal de serviços do IBGE. O mesmo ocorre com outros setores econômicos.

Com um mercado mais maduro, a tendência agora está interligada com a eficiência nas atividades. Isso, claro, demandará uma corrida pelos talentos, com uma busca intensa por profissionais com determinadas qualidades.

E isso não significa ter uma ampla experiência ou possuir um conhecimento técnico extremamente apurado. Para o bom andamento do trabalho, os escolhidos serão aqueles que possuírem determinadas habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills.

Nessa lista surgem qualidades como: saber trabalhar em equipe; facilidade e desejo de aprender coisas novas; boa comunicação com colegas de profissão e clientes, entre outras.

Até pela dificuldade em identificar e avaliar essas competências, os recrutadores precisão desenvolver estratégias para atrair e reter os talentos que consigam se alinhar com a cultura e os processos da empresa.

Nesse contexto, quais serão os principais desafios para os recrutadores em 2024? Quais os setores que mais devem contratar? O que fazer para um profissional de RH superar os desafios que se apresentam para este ano?

O cenário para os recrutadores

Até por conta da dinâmica do mercado e as constantes mudanças que ocorrem, os recrutadores precisam estar sempre atentos, moldando-se de acordo com as necessidades das empresas. Para entender melhor esse contexto, vale fazer uma análise do ano anterior.

Sócio da Acelera RH, Bruno Coutinho acredita que 2023 foi muito desafiador para as empresas e mercado de trabalho. De acordo com o especialista, provavelmente o ano foi marcado pelos \”layoffs\” e foco em investimentos de projetos com resultados ou retornos esperados garantidos.

“Já para o ano de 2024, percebemos uma retomada de projetos e aumento nas contratações. Cada vez mais as empresas vão buscar por profissionais com alta capacidade de aprendizagem, orientado a resultados e cuidado com o cliente”.

Dessa forma, o especialista acredita que o foco dos processos seletivos não será necessariamente pautado no conhecimento técnico e experiência, mas na capacidade de trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e aprender com os erros.

Movimentação nas empresas

Em conjunto com esse perfil, Coutinho acredita que alguns setores vão demandar mais dos recrutadores em 2024, até por conta da necessidade de contratações.

Nesta lista estão áreas como: saúde e ciências da vida; tecnologia da informação e finanças e imobiliário. Além disso, energia e serviços de utilidade pública são setores que merecem atenção por parte dos recrutadores.

Com relação às profissões em alta, o sócio da Acelera RH indica o ranking com as que devem ser mais requisitadas pelos recrutadores em 2024:

· Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;

· Especialista em sustentabilidade;

· Analista em inteligência de negócios;

· Analista de Segurança da Informação;

· Engenharia de Fintechs;

· Cientistas e analistas de dados;

· Engenharia de robótica;

· Especialista em Big Data;

· Operadores de equipamentos agrícolas;

· Especialistas em transformação digital.

Desafio para os recrutadores

Além da dificuldade de identificar os talentos com as soft skills desejadas, os recrutadores terão como desafio em 2024 contratar profissionais realmente engajados com o propósito e o projeto da empresa, evitando que a motivação seja apenas a melhora financeira.

Com isso, Coutinho acredita que os recrutadores devem atuar para trazer de fato o candidato ideal para a vaga, ao invés de apresentar apara as empresas a única opção que possui à disposição.

“A Acelera RH procura enviar de três a cinco candidatos com fit total para vaga, seja ele conhecimento técnico, experiência, cultura e comportamento”, explica.

Nessa busca para contratar e reter os talentos, o primeiro passo, porém, é promover uma análise interna para entender quais as áreas da empresa que vão demandar o maior volume de contratação. Em conjunto, é preciso ter claro qual a cultura e o perfil comportamental mais aderente com a organização.

Falando de processo seletivo, Coutinho explica que é importante definir os canais de divulgação das vagas, banco de talentos, centros formadores e parcerias com SINES e órgãos públicos que ajudam na formação e contratação de profissionais, assim como investir em tecnologia e treinamento para os recrutadores e gestores da organização sobre contratação e processo seletivo.

“Considero tão importante quanto os pontos já destacados a organização saber claramente quais vagas serão feitas internamente e quais necessitarão do suporte de uma consultoria parceira – projeto com alto volume de contratação, vagas sigilosas, vagas de alta complexidade para avaliação técnica e comportamental” detalha.

Dicas para os recrutadores

Com tantos desafios reservados para 2024, os recrutadores precisarão de uma ajuda especializada para identificar e reter os talentos que realmente farão a diferença nos resultados da empresa.

Por isso, é indicado investir em uma área de contratação que tenha visão analítica do processo seletivo, aprendendo com os erros e buscando alternativas criativas para melhorar o processo seletivo.

“É preciso ainda contar com consultorias parcerias para vagas de alta complexidade, deixando a equipe de R&S focada nas vagas que são core e de alto volume para o negócio”, finaliza Coutinho.

Certamente, os desafios para 2024 são grandes. Dessa forma, os recrutadores precisam se adaptar rapidamente às necessidades que o cenário apresentará para as empresas, buscando identificar as habilidades apropriadas nos profissionais selecionados.

Quer saber mais informações sobre o mercado de trabalho e os desafios do processo de seleção de profissionais? Então acesse o site https://acelerarh.com.br.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato