
Inovadora plataforma de serious games desenvolvida pela Fábrica de Cursos, o playNwhere se consagrou como um dos principais destaques do Web Summit Lisboa 2023, considerado o maior encontro de tecnologia e inovação do mundo, com mais de 2.600 startups participantes.
O evento anual realizado em Portugal é reconhecido por reunir os principais nomes do setor de tecnologia mundial, assim como contar com a presença dos empreendedores mais arrojados e de empresas inovadoras.
Nesta edição, o Web Summit Lisboa contou com a participação de 70.236 pessoas, representando 183 países, sendo 43% mulheres.
A presença brasileira no cenário global de startups foi marcante e notável. Esta edição do Web Summit foi composta por 15% de empresas nacionais. Já a delegação brasileira, meticulosamente escolhida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e com o apoio do Sebrae, destacou-se pela seleção de startups que estão na vanguarda da inovação.
Este expressivo contingente no palco internacional não apenas sublinha o potencial significativo, mas também enfatiza a importância estratégica das startups brasileiras no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas e inovadoras. A representatividade dessas empresas em um contexto global reflete o dinamismo e a capacidade criativa do ecossistema empreendedor do Brasil, consolidando sua posição como um dos principais players no campo da inovação tecnológica.
Na Expo, o playNwhere se destacou não só pela sua inovação mas também pela representação e referência constante por parte de sua fundadora e CEO, Sylvia Meireles. A trajetória de Meireles, liderando uma EdTech desde 1998, foi uma das histórias centrais compartilhadas no palco do \”Women in Tech\”.
Esta sessão, parte integrante do Web Summit, oferece uma série de apresentações dinâmicas e incisivas, concentrando-se em startups promissoras comandadas e criadas por mulheres. O \”Women in Tech\” serve como uma vitrine para projetos inovadores e lideranças femininas no universo tecnológico.
A experiência e visão de Meireles ganharam ainda mais destaque quando ela conduziu o pitch de abertura no \”Startup Showcase\” do Edtech Evolution. Este momento foi crucial, não apenas para o playNwhere, mas também para ressaltar o papel vital das mulheres na vanguarda da inovação educacional e tecnológica.
A presença e a contribuição de Meireles no Web Summit reforçam a importância do empoderamento feminino no setor tecnológico, além de destacar o potencial e a influência das startups brasileiras no palco mundial.
Reconhecimento: playNwhere ganha destaque
No Web Summit Lisboa, o playNwhere não só chamou a atenção dos participantes, mas também conquistou o reconhecimento como uma solução definitiva para acabar com os problemas críticos de investimentos desperdiçados em treinamentos de baixa qualidade.
Utilizando o poder da Inteligência Artificial (IA), a plataforma permite que qualquer pessoa crie experiências de aprendizagem com apenas alguns cliques, mesmo sem conhecimento técnico. Esse diferencial traz diversos benefícios, como maior acesso ao ensino e a redução de tempo e de custos.
“Foi incrível receber centenas de visitantes de diversos países na Expo e obter os feedbacks sobre o playNwhere. Vimos que a solução é muito mais que uma plataforma de criação de jogos para treinamento. Ela realmente é a solução definitiva para enfrentar os problemas críticos de desperdício de investimento em treinamento de baixa qualidade e que são drenados para o lixo, em apenas 24 horas após o treinamento ser executado, com o processo natural do esquecimento. Com a nossa tecnologia baseada em inteligência artificial, possibilitamos que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, crie experiências de aprendizagem, com apenas alguns cliques”, explica Sylvia.
Parcerias e reuniões estratégicas
A participação do playNwhere no evento em Lisboa também foi marcada por parcerias e reuniões estratégicas. Entre os encontros de destaque, os fundadores do playNwhere tiveram encontros com líderes brasileiros como Raimundo Carreiro Silva, embaixador brasileiro em Portugal; e o destaque vai para Decio Lima, presidente do Sebrae, que se comprometeu a pessoalmente fazer um testdrive da plataforma.
Outras personalidades estiveram presentes nos eventos da APEX. A CEO da EdTech ressalta também os encontros com Jorge Viana, presidente da APEX; Sheila Oliveira Pires, diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura.
Fechando com chave de ouro, a Inspira, LawTech brasileira, apresentou a sua solução com maestria e venceu o pitch do palco principal do Web Summit.
O Futuro: playNwhere na Europa
Com a presença consolidada no Web Summit Lisboa 2023, o playNwhere agora está oficialmente em solo europeu, tendo firmado parceria com o conceituado IPN – Instituto Pedro Nunes, associado à Universidade de Coimbra, universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. E as boas notícias não param por aí! A plataforma já recebeu o convite e, com isso, já está com presença confirmada como Startup Beta no Web Summit 2024 Rio de Janeiro!
Ao democratizar a produção de jogos sérios de alta qualidade, a plataforma está transformando a maneira como as empresas treinam seus colaboradores. O reconhecimento em solo europeu posiciona o playNwhere como um dos líderes da revolução nesse segmento.
Prova disso é que a plataforma brasileira foi selecionada para participar da Lisbon Games Week, o maior evento de jogos de Portugal, que ocorreu no mesmo local, na Feira Internacional de Lisboa no Parque das Nações, no final de novembro.
Ficou curioso para conhecer os diferenciais que fizeram a plataforma desenvolvida pela Fábrica de Cursos conquistar o Brasil e o mundo? Então acesse o site playNwhere.com e crie gratuitamente o seu primeiro jogo educativo.