Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Saúde

Importância dos dados para mudar o futuro da saúde

Com problemas complexos na mesa de decisões, os planos de saúde precisam contar com um suporte apropriado para encontrarem o caminho certo.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
10 de outubro de 2023
Foto de Mart Production no Pexels

Um dos grandes desafios da saúde suplementar atualmente é conseguir viabilizar o atendimento qualificado de uma forma saudável para todos, garantindo o acesso aos melhores procedimentos quando necessário.

Nesse contexto, trabalhar de forma estratégia e assertiva com os dados disponíveis permite atuar melhor com o orçamento disponível, auxiliando os gestores nas inúmeras tomadas de decisões necessárias.

Certamente, os avanços tecnológicos até mesmo com o suporte da Inteligência Artificial (IA) exercem um papel de destaque nesse processo, garantindo o suporte adequado para que os gestores tomem decisões mais assertivas.

Mas como isso realmente é possível? Como demonstrar na prática que os dados auxiliam na oferta de uma saúde suplementar com maior qualidade?

Para os gestores que realmente buscam um caminho para solucionar de forma sustentável a equação da saúde, torna-se necessário conhecer esse assunto de uma forma mais aprofundada.

Desafios da saúde suplementar

Antes mesmo de aprender mais como a correta análise de dados contribui em todo esse processo, é necessário contextualizar o assunto, conhecendo assim os principais desafios da saúde suplementar.

CEO Aliz Health, Luiz Felipe Pimenta explica que a saúde tem um desafio complexo, que é conseguir equilibrar o atendimento de qualidade e eficiente com os custos.

Essa situação, aliás, não é uma exclusividade do Brasil. Afinal, outras nações também buscam encontrar uma fórmula eficiente para solucionar essa equação. “O problema é global, inclusive para países desenvolvidos como os Estados Unidos”, destaca Pimenta.

Entre os elementos que formam essa equação aqui no Brasil, estão: o envelhecimento da população, o aumento das doenças relacionadas ao estilo de vida e os novos tratamentos. “É preciso somar também as pressões que nós já enfrentávamos no custo e na complexidade dos diagnósticos e tratamentos”, destaca.

O valor da tecnologia na gestão da saúde

Para Pimenta, o cenário para a saúde nunca foi tão complexo. Com grau elevado de complexidade e um número imenso de variáveis, encontrar a saída para esse problema, portanto, não é uma tarefa simples, exigindo conhecimento, esforço e, até mesmo, “jogo de cintura” dos gestores.

Entretanto, a dificuldade elevada não significa “jogar a toalha”. Muito pelo contrário! É possível encontrar um caminho para resolver esse problema.

Se compararmos o problema da saúde com outros segmentos que passaram por mudanças similares no passado, a tecnologia e a inclusão de máquinas no auxílio nas tomadas de decisão desempenharam papel fundamental no equilíbrio das contas e na continuidade da precisão e excelência.

“Hoje, quer seja no lançamento de um foguete ou na otimização da aerodinâmica de um carro de Fórmula 1, não há dúvidas de que as decisões são tomadas em colaboração com dados e máquinas. A tecnologia sempre desempenha um papel fundamental no respaldo das ações. Na saúde não podemos aceitar que isso ainda não aconteça ou que seja marginal”.

Dessa forma, Pimenta acredita que o uso de dados e inteligência artificial é a chave para que os provedores e pagadores possam antecipar tratamentos e cuidados aos beneficiários. “Além disso, quando essa antecipação não é possível a tecnologia deve auxiliar ao longo da jornada do paciente para garantir uma abordagem integral e personalizada”, explica.

O papel da correta análise dos dados

Nesse cenário desafiador para os planos de saúde, portanto, a importância da tecnologia não é mais questionável. De qualquer forma, é necessário lembrar que a ciência continua formando a base de tudo que se pode fazer neste campo de atuação.

“Digo isso, porque os dados não podem ser utilizados de maneira leviana se estamos lidando com vidas”, ressalta o CEO da Aliz Health.

Segundo o especialista, uma das maiores frustrações de muitos planos foi ter tentado criar este tipo de tecnologia e falhado ou obtido resultados marginais. “Olhar apenas os dados sem calibrar corretamente as variáveis e os prismas que devemos olhar só trazem mais confusão”.

Para trazer resultados realmente significativos e transformadores, a tecnologia deve nascer em conjunto com um time de prática cientifica forte. Isso permite olhar os estudos de alto impacto e dados de vida real para que o auxílio da máquina seja eficiente e não uma distração.

“Certamente é um desafio, porque exige um time multidisciplinar que tenha capacidade de se criticar e ajustarem juntos o caminho de análise e resultados. Mas quando isso acontece, esse tipo de tecnologia tem capacidade de mudar o ponto de vista e ajustar as rotas necessárias para o plano ter um futuro sustentável”.

Exemplos positivos

Portanto, quando realizada da forma correta, a combinação da tecnologia com a ciência promove resultados significativos considerados revolucionários. Entre os destaques, é possível citar o suporte da inteligência artificial no acompanhamento e tratamento de diversos tipos de câncer.

“Um exemplo: o diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Com os dados corretos e a atenção apropriada você identifica esse beneficiário, acompanha sua jornada, garantindo o seu engajamento mesmo após o fim do primeiro ciclo de tratamento”.

Utilizando esse caso como referência, Pimenta destaca ainda que a tecnologia ajuda na escolha de qual o melhor protocolo a ser seguido para aquele paciente com base na sua mutação genética, histórico da pessoa e de outros pacientes, trazendo precisão e razoabilidade.

Solução necessária

Com tantas vantagens, torna-se indispensável contar com uma solução qualificada que realmente consiga auxiliar os gestores dos planos de saúde na solução dessa equação tão complexa.

Nesse cenário, a Aliz Health desempenha um papel importante para permitir a organização dos dados e o uso da inteligência artificial com eficiência. “O motivo disso é nossa base sólida do uso de tecnologia e um time científico de ponta”.

Em conjunto, exploram dados, não apenas em busca de relacionamentos e informações, mas com um filtro refinado para encontrar insights e conexões legitimas.

Isso traz facilidades para que os planos tenham um amplo entendimento da situação, permitindo que os gestores resolvam problemas complexos de custo, melhorando consequentemente a jornada e satisfação dos beneficiários. “Queremos um país mais saudável e com uma saúde acessível para todos”.

Quer saber mais como é possível contar com a tecnologia para mudar o futuro da saúde? Então acesse o site da Aliz Health.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato