
O termo \”transformação digital\” é muito falado, abordado e, até mesmo, exaltado nas rodas de conversa do mundo empresarial. Por conta da grande relevância do assunto, é comum escutar até mesmo frases de efeito, como: “a empresa que não fizer isso estará decretando o seu fim”!
Exageros à parte, é correto imaginar que a transformação digital é necessária e inevitável. O grande dilema, porém, está em como fazer esse processo da forma correta, sem traumas, desperdícios ou dores de cabeça?
Afinal, quando o assunto é transformação digital, não existe fórmula de bolo. Isso porque cada empresa tem suas particularidades e necessidades, exigindo assim um trabalho diferenciado para cada cenário apresentado.
Dessa forma, é preciso saber como atuar corretamente para promover um processo eficiente e permanente, garantindo também economia de tempo e de dinheiro.
Transformação digital: definição
Para aprender como fazer a transformação digital sem traumas em uma empresa, o primeiro passo é entender sobre o que realmente trata o assunto.
Para alguns desavisados, esse processo significa a construção de um site ou a utilização de planilhas no departamento de recursos humanos, por exemplo. Mas certamente esse pensamento está longe do que realmente significa.
A transformação digital está mais relacionada com o uso da tecnologia em processos antes analógicos ou até mesmo para solucionar problemas novos dentro de uma companhia.
Dessa forma, trata-se de usar a inovação para beneficiar as diferentes atividades em uma companhia, tornado tudo mais dinâmico e eficiente. Isso passa deste situações mais simples até mesmo na automação de determinadas rotinas´.
Importância da transformação digital
Como é possível constatar, a inovação faz parte do cotidiano de todos. O comportamento de consumo, por exemplo, mudou com o tempo. Até mesmo o celular foi substituído pelo smartphone, apesar de muitos ainda usaram as palavras como sinônimo.
Hoje, com apenas alguns cliques é possível realizar diferentes tarefas com um pequeno aparelho na palma da mão.
Se a inovação está no dia a dia das pessoas, por que seria diferente na rotina das empresas? A cada dia, novas tecnologias surgem para contribuir com as diversas tarefas realizadas no ambiente profissional.
E aqui não estamos falando apenas nos processos de produção, nos maquinários de uma indústria. A inovação traz benefícios até mesmo a pequenas tarefas, tornando tudo mais dinâmico e prático.
Dessa forma, as empresas que não promovem a transformação digital ficam diversos passos atrás da concorrência, perdendo espaço tanto em eficiência quanto em qualidade. Além disso, deixam de aproveitar as tendências para criar produtos ou serviços novos.
Com a automação de processos, o aprimoramento da eficiência e a criação e novos produtos e serviços, a transformação digital também está relacionada com a redução de custos, assim como o aumento da receita, garantindo um dublo benefício que favorece diretamente no bolso da companhia.
Como fazer a transformação digital sem traumas
Seja pela falta de conhecimento ou pela velocidade das mudanças, muitas empresas não mantiveram um processo permanente de atualização. Com isso, apresentam diversas deficiências com relação à utilização das novas tecnologias.
Mas então o que fazer para recuperar o tempo perdido? Tentar “modernizar” completamente a empresa do dia para a noite não é o caminho. Além do grande volume de recursos necessários para uma intervenção rápida, certamente erros vão surgir em uma ação como essa, o que causará ainda mais problemas e prejuízos.
Portanto, a solução é realizar uma transformação digital de forma estratégica e sem traumas. Como já destacamos, cada empresa é única. Dessa forma, o que funciona para o “vizinho” pode não dar certo na sua “casa”.
Aqui, o primeiro passo é fazer um levantamento sincero e honesto, identificando os pontos positivos e negativos. Nesse processo está incluso ainda avaliar quais as intervenções mais necessárias, criando um rol de prioridades.
De forma gradativa, a transformação digital vai ocorrendo, transformando a cada dia a rotina da companhia. Esse processo gradual auxilia também na adaptação dos colaboradores, construindo uma nova cultura na empresa.
Como novas soluções surgem a cada dia, vale lembrar ainda que a transformação digital é um processo permanente. Portanto, é fundamental manter uma atuação constante para o aprimoramento dos processos. Atuar dessa forma reduz também a necessidade de grandes aportes financeiros futuros.
Suporte de especialistas
Como foi possível verificar, não existe uma “receita de bolo” padrão para a promoção da transformação digital. Portanto, promover esse processo exige análise individualizada da situação e, claro, conhecimento para identificar, desenvolver e implantar as mudanças necessárias.
Aliás, também faz parte desse processo o desenvolvimento de novas aplicações para a evolução da companhia.
Dessa forma, a transformação digital exige estratégia, com um cronograma bem desenhado e o suporte de profissionais de diferentes áreas que consigam desenvolver as melhores soluções para cada caso.
Portanto, o caminho para quem realimente busca promover a transformação digital sem traumas é contar com parceiros que realmente são especializados no assunto.
Com o suporte necessário, é possível contar com a ajuda de especialistas em produtos e plataformas digital, aplicando uma metodologia ágil para a promoção da transformação digital necessária.
Para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto, acesse o site da amplav.