Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Tecnologia

A integração de open innovation e cloud computing: como elas se complementam para inovar?

O investimento em open innovation, cloud computing e em outras fontes de inovação se torna tão importante quanto outras frentes de produção
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
3 de março de 2025
Foto de Antoni Shkraba no Pexels

A integração entre open innovation e cloud computing se transformou em um importante diferencial estratégico. Afinal, a inovação tem um papel muito importante no desenvolvimento e crescimento das empresas, principalmente quando está totalmente conectada à estratégia do negócio.

Procurar por opções que a fortaleçam a essência do negócio, e, além disso, ajudem a abrir caminhos para novos segmentos é essencial para aumentar a geração de valor para as empresas e seus públicos.

Por isso, o investimento em tecnologia e em outras fontes de inovação se torna tão importante quanto outras frentes de produção porque ajuda as empresas a se diferenciarem em um mercado tão competitivo como o atual para adquirir novas oportunidades para o negócio.

Integração do open innovation e do cloud computing

O open innovation(ou inovação aberta) e o cloud computing (ou computação em nuvem) são conceitos ligados à tecnologia e inovação que ajudam a transformar o ambiente das empresas, trazendo mais eficiência, colaboração e agilidade para o dia a dia.

As empresas, para se adaptarem e se manterem competitivas nos últimos anos, precisaram se transformar digitalmente. E a computação em nuvem e o open innovation, combinados, possibilitam novos recursos e ideias de maneira mais eficiente.

Para fazer uma analogia, é como se a inovação aberta fosse um grande ambiente de supermercado em que as pessoas (aqui seriam as empresas, startups, escolas e universidades) disponibilizassem ideias e recursos. Eles estariam ali, disponíveis para serem compartilhados com qualquer outra pessoa, que também traria seus conhecimentos e recursos.

Já a computação em nuvem seria o centro de distribuição, eficiente e muito bem estruturado. A partir dele, as companhias podem acessar tecnologia sem precisar adquirir grandes estruturar e altos investimentos sozinhas. Assim como produtos saem dos centros de distribuição sob demanda, a nuvem também funciona dessa forma, oferecendo recursos como armazenamento e processamento, por exemplo, a partir da necessidade das empresas.

Juntas, essas soluções criam um ambiente como um mercado de conhecimento com um centro de distribuição megaeficiente. A partir dele, as empresas podem acessar tecnologias atualizadas, compartilhar conhecimento e se integrar com diversos parceiros de negócio, além de poder usar infraestrutura em nuvem para testar e escalar essas inovações. É no ambiente do cloud computing que as inovações conseguem fluir com agilidade, e é o open innovation que permite que a multiplicidade de conhecimentos se torne soluções inovadoras.

Colaboração e crescimento

Um dos fatores essenciais para a inovação aberta é a colaboração. E ferramentas na nuvem, como plataformas de comunicação, de armazenamento e de análise de dados, são ótimas soluções para empresas que têm suas equipes distribuídas em localidades, que podem atuar nos mesmos projetos mesmo em diferentes localizações.

A nuvem também possibilita o acesso das empresas a tecnologias avançadas, como inteligência artificial e big data, e, dessa forma, podem desenvolver seus negócios a partir de soluções inovadoras.

Outra vantagem de destaque para a nuvem é seu poder de escalabilidade. A partir do cloud computing, as empresas podem aumentar ou diminuir, de acordo com suas necessidades, a capacidade disponibilizada para cada projeto. Esse fator é muito importante quando se trata de projetos de open innovation, que demandam flexibilidade e aplicação de ideias de forma ágil.

A junção da tecnologia na prática

Diversas empresas usam as soluções para desenvolver seus negócios com agilidade, colaboração e com segurança.

A Unilever, por exemplo, aplica o cloud computing e o open innovation para na aceleração de pesquisas e para o desenvolvimento de novos produtos. Em 2017, a empresa criou o Lever UP, um programa de aceleração de startups, que promovia o encontro e troca entre empresas.

Em 2020, repaginou o programa, renomeando de Lever UP 2.0, reforçando sua cultura de inovação – criando um programa de inovação aberta, com foco no futuro e nas grandes soluções que podem ser criadas para resolver problemas reais. E, a partir de nuvem, a marca pode compartilhar informações e insights com os participantes para a criação de ideias e soluções para o negócio.

Já a Microsoft, que foi uma das pioneiras em oferecer soluções de cloud computing, também usa a solução para impulsionar o próprio negócio com inovação aberta. A partir do Azure, sua plataforma de computação em nuvem, a marca facilita a colaboração com outras organizações e startups, permitindo que essas empresas testem seus produtos e serviços e criem ou adaptem soluções de forma mais ágil e escalável.

Juntas, essas soluções agregam valor aos negócios, possibilitando redução de custos, agilidade no desenvolvimento de inovação, acesso a novas ideias e conhecimento, colaboração e segurança. Dessa forma, criam um ambiente mais inovativo e eficiente, favorável para o crescimento dos negócios, de forma estratégica e sustentável.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato