A inteligência de dados deixou de ser tendência e virou realidade para qualquer negócio. Conforme os avanços tecnológicos evoluem, crescem a quantidade de informações geradas. Quanto mais dados, maior a necessidade de usá-los de forma estratégica em alinhamento com os negócios.
As decisões data driven (orientadas por dados) já são rotina no mundo corporativo e colaboram para maior produtividade, planejamentos mais estratégicos e definições mais ágeis.
Além disso, o negócio que usa a tecnologia e os dados a seu favor ganha em análise de eficiência de processos, controle de qualidade e mensuração do impacto na satisfação do cliente.
Isso significa que tudo aquilo que faz uma empresa crescer pode ser mensurado. Por isso é tão importante adotar tecnologias para análise de dados, o que também possibilita vantagem competitiva em um mercado já tão competitivo.
Como o uso de dados pode impulsionar seu negócio
Trabalhar com dados transforma e impulsiona o negócio. Mas fazer isso não é somente coletando informações. O sucesso dessa estratégia está no olhar às percepções adquiridas na captura de números e a tomada de decisão a partir deles. São muitas informações coletadas a todo momento, mas nem todas servirão para compor as estratégias do negócio.
Dados de qualidade são informações completas, consistentes, precisas e livres de erros ou inconsistências. Por isso, é essencial que as empresas saibam trabalhar e analisar esses dados, garantindo sucesso na gestão estratégica.
Não há soluções prontas. É necessário usar essa quantidade de informações para colocar em prática uma estratégia que esteja sempre em movimento e evolução. E como esses dados ajudam o negócio:
Entendendo as necessidades e apostando em novos objetivos
Cada negócio tem seu nicho, seu jeito de operar e seu público-alvo. Estar antenado e conhecer muito sobre essas características ajuda a entender o que é necessário desenvolver e modificar para crescer e bater a concorrência.
E, normalmente, as respostas estão nos dados: mais produtividade, mais eficiência, melhor comunicação e apostar em mais qualidade. O uso de dados é, então, uma ótima ferramenta para planejamentos mais estratégicos e decisões mais objetivas e ágeis.
Aperfeiçoando processos na retenção de clientes
Os dados sobre processos e rotinas podem ajudar a entender como é possível atender melhor os clientes usando a estrutura atual e, assim, desenhar todas as estratégias.
Identificando erros e transformando em oportunidades
Por meio do estudo dos dados, é possível visualizar processos e ações do negócio, identificando falhas ou erros, seja na operação ou estratégicas aplicadas por diferentes áreas. Identificando as deficiências, é possível transformar os desafios em oportunidades.
Acompanhando o crescimento do negócio
Para acompanhar a saúde dos negócios, é preciso estar atento aos indicadores, analisar e cruzar os dados, entendendo todos os cenários aos quais eles estão conectados. Esse deve ser um trabalho constante, parte da cultura do negócio. As empresas que investem em tecnologia e em um sistema capaz de realizar esse trabalho de monitoramento e aprende a usar os dados já possui uma boa estratégia de negócios. A partir daí, é a transformação de dado em ação.
Soluções sob medida
De acordo com um relatório da McKinsey, os negócios que adotam a análise de dados do cliente em seus processos possuem um ROI (Return on Investment) 115% maior e um lucro 93% superior em comparação aos negócios que não usam.
Para estruturar esse tipo de trabalho, é necessário implantar um sistema integrado que colete, segmente e cruze informações do negócio; e adotar uma metodologia de acompanhamento de indicadores para a elaboração de estratégias de otimização.
A GCOM, empresa pioneira da gestão em nuvem, possui um conjunto completo de soluções para gestão do seu negócio. Ela oferece modelos variados de relatórios e dashboards, todos sob medida e personalizados, além de um app (para iOS e Android) com indicadores disponíveis direto na palma da mão.
Entre todas as soluções, estão ferramentas como o GCOM MyData e o GCOM PDV, que permitem sincronizar os principais dados da sua marca com um banco de dados gerenciado pela própria empresa.
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